x
Fórum do Corinthians

Patrocínio BMG é tão ruim assim?

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Caio Silva

Ranking: 5.818º

Caio 520 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 20/08/2020 às 23:08
Por Caio Silva (@caio.silva45)

Fala pessoal, tudo bem? Esse é meu primeiro tópico no fórum. Apesar disso meu intuito não é ganhar joinha, é provocar uma reflexão.

Será o patrocínio do BMG tão ruim assim?

Adianto que, antes de refletir os pontos abaixo, eu também não tinha aderido. Agora já abri minha conta.

Recentemente saiu no Meu Timão uma notícia com a comemoração das 60.000 contas abertas, e foi nessa notícia que parei pra analisar alguns números públicos.

  • Fiel Torcida: 30.000.000 pessoas (não paga nada pra ser torcedor do Timão);
  • Camisas oficiais vendidas em 2019: 1.900.000 (paga de R$150.00 a R$300.00 mangos);
  • Fiel Torcedor em dia: 75.000 pessoas (paga anuidade/mensalidade);
  • Conta BMG: 60.000 pessoas (não paga nada, ganha R$10.00 e investe R$20.00 no Timão)

Agora aos comparativos:

  • 1.900.000 camisas oficiais vendidas - o torcedor PAGA até 300 mangos pra vestir o manto, mas não investe cinco minutos abrindo uma conta. A cada 100 pessoas que PAGAM pra comprar camisa, apenas três delas abrem conta;
  • 75.000 pessoas no Fiel Torcedor - são 15 mil pessoas a mais do que as que abriram conta em quase dois anos de patrocínio. De novo, torcedor paga anuidade/mensalidade, mas não abre conta.
  • Aqui mais um dado interessante: apesar de ambos poderem ser assinados de qualquer lugar do mundo (Fiel Torcedor e Conta BMG), esse primeiro é mais atrativo aos torcedores de São Paulo, tendo em vista o privilégio de assistir jogos na arena. Então o torcedor Paulista adere ao Fiel Torcedor e não está aderindo à conta, ou ele também adere a conta e quem não está aderindo são os torcedores de outras regiões (estudo interessante pra diretoria);
  • 60.000 contas do BMG - contas que podem ser abertas em qualquer lugar do Mundo, não paga nada, GANHA R$10.00 e investe R$20.00 no Timão. Apenas 0.2% da torcida aderiu. Essa aderência sim que é ridícula, e não os R$20.00 por conta que todo mundo critica. 0.2% é surreal de ridículo.

Agora, imagina você, diretor de marketing, vê que a torcida COMPRA anualmente quase dois milhões de camisas (DESEMBOLSANDO, sei lá, até R$300.00 pila). Você não vê potencial nessa mesma torcida abrir uma conta SEM DESEMBOLSAR nada? Vislumbrando que UM TERÇO das pessoas que compram camisa (uma em cada três pessoas), abram conta: dá mais de R$12.000.000 para o Timão.

Sério que você culpa esse diretor por apostar na 'FIEL TORCIDA'?

Eu não estou aqui falando que esse é o melhor patrocínio da história, porém não é o pior: ele PODERIA render muito, mas a torcida não aderiu, e por essa falta de aderência, sim, o marketing tem culpa! Em fazer poucas ações, divulgações, descontos (poderia por exemplo oferecer um desconto de X% para quem abrisse conta poder comprar produtos oficiais no site), entre outros, ou seja, faltou agregar valor.

E o Corinthians foi pioneiro nesse formato de patrocínio, seguido por vários outros times, inclusive o 'poderoso' Flamengo de 2019 com o patrocínio do BS2. Por ser pioneiro, pagou o preço de não saber onde estava pisando e que não podia contar com ovo no ## da galinha (aderência da torcida). E antes que alguém fale que hoje o patrocínio do Flamengo é maior que do Corinthians e não precisa de ação da torcida e blá blá blá, Sim, está correto! O valor FIXO deles é maior que o nosso, mas nossa POSSIBILIDADE é muito maior. Além do mais, essa é a realidade do Corinthians e se você não quer participar de uma ação pra ajudar, você realmente só é um apoiadorzinho que paga caríssimo numa camisa pra sair bonitão por ai, mas não abre conta. Não tem nada de torcedor fanático ou FIEL.

Conclusão: a torcida só adere aquilo que ela sente que está de fato ganhando algo.

Na camisa, o torcedor pode vestir, tocar, tirar foto, postar em rede social, ir aos jogos, é de marca, ostentar...

No Fiel Torcedor, o torcedor tem benefício, privilégio, cadeira cativa, visita estádio, postar em rede social, etc...

Agora, a conta não tem valor. Torcedor já tem conta em outro banco, pra que abrir outra?

Mas suponha que você trabalha no Banco A que acabou de ser comprado pelo Banco B. Você só não vai ser mandado embora se você abrir uma conta no Banco B... Hum, aí você vai correndo, né?

Então, você que veio até aqui, no Meu Timão, pra reclamar da diretoria (que de verdade, é um lixo), mas entenda: seus xingamentos e comentários não vão chegar à diretoria, ou seja, não vão mudar nada. Ou você pode de fato contribuir com R$20.00, ajudar o Corinthians de verdade e assim, sim, promover mudanças?

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhores respostas

Foto do perfil de Luis Eduardo

Ranking: 2.032º

Luis 1.871 posts

@patadadorivelino em 20/08/2020 às 23:30

Devia se tornar um tópico fixo, infeliz a maioria da torcida hoje prefere meter a desculpa de não abrir a conta pra não 'dar dinheiro a bandido', sendo que não vai gastar um real do bolso e ainda receber 10 reais só pra tirar 4 minutos do dia pra ajudar o Corinthians. O patrocínio não é o que o time merece, mas pra ser rentável para o clube depende da própria torcida. Se os que vão hoje comentar post no Instagram dos possíveis compradores do naming rights tirassem 4 minutos do dia pra abrir uma conta já ajudaria demais!

Foto do perfil de Munir Haddad

Ranking: 265º

Munir 9.612 posts

@haddad em 21/08/2020 às 00:33

Nenhum programa de torcida tem alta adesão.. Os maiores tem adesão de 150 mil a 200 mil. Números na base de milhão não existe.

O que vale é exposição na TV.. E o valor de exposição da marca na TV vale muito muito mais que 12 milhões ofertados... Deve ter algum estudo de valor de exposição mais atual.

O Bmg se aproveitou do amadorismo do marketing.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Luiz Felipe De Andrade Ramos

Ranking: 7.307º

Luiz 366 posts

@luizinhotimao em 25/08/2020 às 21:50

Caio, infelizmente, já tentei explicar a mesma coisa que você e não adianta nada. Os caras não podem abrir uma conta gratuita (isso que quando abrir, nem esses R$10 a gente ganhava).

Sinceramente, parece que o pessoal não quer aderir, só pra falar que tinha avisado que o patrocínio era ruim quando o contrato terminar.

Foto do perfil de Lê Kuro

48 posts

@le.kuro em 25/08/2020 às 20:47

Pra passar raiva mesmo sendo de graça criar a conta sai caro.

Foto do perfil de Denys Sebastiao

Ranking: 889º

Denys 3.986 posts

@denystimao18 em 23/08/2020 às 12:10

Não é ruim! E só vergonhoso!

Foto do perfil de Bruno Coringao

Ranking: 7.870º

Bruno 323 posts

@bdsmt em 23/08/2020 às 10:57

Os caras pegaram 30mi de patrocínio master em 2019, que era composto por:

- 12mi do valor do patrocínio master de 2019

- 12mi do valor do patrocínio master de 2020(sim, pegaram esse valor adiantado)

- 6mi do valor x (prevendo que esse ano teria lucro, ou seja, se não der lucro ainda ficamos em debito com o nosso patrocinador master)

E se a torcida não atinge os números que eles esperam a culpa é nossa?

Publicidade

Foto do perfil de Jhow Oliveira

Ranking: 5.199º

Jhow 615 posts

@jhowoliveira em 23/08/2020 às 08:20

Choque de realidade

Foto do perfil de Luciano Gimenez Cancian

Ranking: 3.659º

Luciano 968 posts

@lugtimao em 23/08/2020 às 08:07

Acho que poderia ser melhor a engenharia financeira na questão do valor Fixo, por ser algo novo poderiam ter feito a pedida maior e os valores arrecadados por contas abertas poderiam ser menor...assim equalizava de uma melhor forma!

Foto do perfil de Fiel

Ranking: 81º

Fiel 17.597 posts

@mclhp em 23/08/2020 às 03:45

Oferece 30% de desconto para ingresso pago com cartão meu Corinthians bmg

Foto do perfil de Wagner Dantas Da Silva

Wagner 34 posts

@waglhp em 23/08/2020 às 01:38

O problema é que o banco não oferece nada ao torcedor e mais um igual aos outros, muito burocrático, não dá cartão e nem benefício, eu tenho a conta desde o início, só fiz para ajudar o Corinthians msm, também pago o fiel torcedor, mas a verdade tem que ser dita o BMG não dá nada para a torcida e mais um do msm...