x
Fórum do Corinthians

Novo formato para o Brasileirão

Foto do perfil de Aura

Ranking: 7.141º

Aura 377 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 27/10/2024 às 14:13
Por Aura Corinthiana (@aura-corinthiana)

Nova proposta Campeonato Brasileiro

- Dois grupos lado A e lado B com 16 times cada. (Total de 32 clubes na série A)

- Sorteio dos times para saber qual vai ficar em cada lado.

- Definido o sorteio, os times jogam pontos corridos.

- Grupo A x Grupo B. O mando de campo será em sorteio, alternando o mando em cada temporada conforme se repita o confronto (semelhante ao Paulistão)

- Os 8 melhores times de cada lado fazem o segundo turno.

- Nova tabela com os 8 melhores times de cada lado (totalizando 16 times). Esses melhores classificados vão brigar pelo título e pelas vagas nas competições internacionais. Esse será o segundo turno.

Segundo turno:

- Esse segundo turno com os 16 melhores classificados do primeiro turno (8 do lado A e 8 do lado B) definem as vagas para os torneios internacionais (Libertadores e sul-americana). Quem não se classificou para o segundo turno está fora da briga.

Como seria a classificação:

- Zera a tabela no segundo turno.

- 1 ao 4 campeão, vice e vagas na fase de grupos da Libertadores.

- 5 ao 6 pré Libertadores

- 7 ao 12 sul-americana

- 13 ao 16 apenas garantem sua permanência na série A.

E os Times que não se classificarem para o segundo turno?

- Forma-se uma tabela com esses clubes que será jogada em paralelo ao segundo turno dos classificados. Pontos corridos, tabela zerada.

- Esse bloco dos 16 que não se classificaram vão lutar pela permanência na série A.

- Desse grupo caem 6 clubes.

Vantagens do novo formato:

- Primeiro turno 16 jogos, segundo turno + 16 jogos (32 no total)

- Menos jogos (32 no total), calendário mais enxuto.

- Mais times na série A (32 no total)

- Competitividade pra se classificar para o segundo turno e disputar o título, e competitividade pra permanecer na série A.

- Séries B, C e D podem aplicar o mesmo modelo para os acessos a série A. Assim os campeonatos podem ter mais clubes e os clubes jogam o ano inteiro.

- Fortalecimento dos clubes menores e do futebol nacional como um todo.

Copa do Brasil:

- Não muda em nada do modelo atual e maneira de classificação.

Enfim, o Brasil é um país gigante e com muitos clubes de futebol para ter apenas 20 times na elite. Apenas mostrei um novo sistema sem sair dos pontos corridos e que manteria a emoção do campeonato até o final.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Últimas respostas

Foto do perfil de Valdemar

Ranking: 5.140º

Valdemar 622 posts

@douglas-schimidt em 27/10/2024 às 15:29

Não faz nenhum sentido alterar algo que funciona no mundo todo!

Seria A é para a elite, vai apenas deixar os clubes 'grandes' na Seria A mesmo com sua incompetência.

20 clubes é um bom número.

Olha o que fizeram com a Copa do Mundo, deixaram uma várzea.

Foto do perfil de Jorge Adas Junior

Ranking: 379º

Jorge 7.488 posts

@filhinho em 27/10/2024 às 14:56

Não brinca. Se forem 6 rebaixados aí não escapamos.

Kkkkkkkkkkk

Brincadeira a parte é uma ideia a ser lapidada. Nada absurdo não.

Foto do perfil de Paulo Cezar Sousa

Ranking: 54º

Paulo 22.474 posts

@paulo.cezar.sousa em 27/10/2024 às 14:37

O único problema que eu vejo no formato atual é ter 4 times sendo rebaixados. Dois rebaixados é o suficiente.

Outro problema são as datas no calendário, os campeonatos estaduais atrapalham muito.

Publicidade

Foto do perfil de Robson Gualda

Ranking: 14º

Robson 40.966 posts

@robson.gualda em 27/10/2024 às 14:30

Este formato atual também não gosto

Foto do perfil de Daniel Maya

Ranking: 121º

Daniel 14.192 posts

@daniel-maya em 27/10/2024 às 14:20

Se com 20 times já temos uns 8 horrorosos que não dá para ver jogos, imagina com 32. Seria quase um desafio ao galo

Foto do perfil de Paulo Taffarello

Paulo 139 posts

@paulo.taffarello em 27/10/2024 às 14:17

Que porcaria