x
Fórum do Corinthians

Saudosismo é doença

Foto do perfil de Fala Timao

Ranking: 2.630º

Fala 1.433 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 22/06/2026 às 22:42
Por Fala Timao (@fala-timao)

Estou vendo essa briga hoje e só digo o seguinte

O pior erro é querer avaliar uma época em outro contexto e comparar

Messi ou Pelé?

Senna ou Verstappen?

Minha opinião

Meu ponto de vista é o seguinte

O que a gente vê hoje, o Pelé fez na época em que aquilo ainda não existia

O Senna fez coisas que ninguém tinha feito em corridas, como o trabalho que ele fazia com o Turbo, a forma dirigir na chuva, etc. O cara fazia curvas no microderrapagens, era uma coisa insana

Saudosismo é doença quando você tira o contexto

É que nem o cara fala 'O Hamilton tem mais vitórias que o Senna'

Claro, hoje tem muito mais corridas, antes tinha 16, hoje tem 24 corridas

Na época do Fangio tinha 7 corridas

Tudo tem que analisar o contexto, anaronismo é um erro

O Pelé tem que ser avaliado na época dele

Senna na época dele

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhores respostas

Foto do perfil de Rodrigo Galli

Rodrigo 68 posts

@rodrigo-galli em 22/06/2026 às 22:55

Pele é o maior e nunca ninguém chegou próximo dele até Messi. Mas mesmo Messi, ainda é um 8 perante um 10 que é o Pelé. Pensando que todos os outros são no máximo 6 perante os dois.

Os números do Pelé são brutais, imagine a mistura do Messi com o Cristiano Ronaldo, pois o Pelé tinha a habilidade e eficiência do Messi, a projeção do Cristiano Ronaldo e mais gols que ambos, sendo que jogou menos tempo.

Foto do perfil de Jack Luiz

Ranking: 165º

Jack 12.042 posts

@jackson.luiz.silva.d em 22/06/2026 às 22:54

A doença é classificar qualquer ponto de vista a favor dos atletas do passado como saudosismo. Muitos tem sido afetados por isso. Dizer que o Pelé, Maradona, Senna, Prost, Agassi, Jordan, dizer que são melhores e tal, automaticamente, alguém vai criticar usando o saudosismo. Essa é a doença. De fato, existem os saudosistas, eu sou saudoso dos anos 90, mas, não é isso que me impede de ver coisas boas nos tempos atuais.

Em outro fórum aberto, eu disse que o Messi não é maior e nem melhor do que o Maradona, lá na Argentina, o povo argentino não tem essa ideia, unânime, eu fui lá, viajei, fiquei, pude perguntar, pesquisar, e essa ideia não é unânime entre os jogadores argentinos e o povo, só isso bastou para eu ser chamado de asno por alguns nos comentários que recebi. E eu só narrei o que presenciei e num fórum falando sobre o Messi ser o melhor da história, foi um ponto de vista, apenas, caberia uma ofensa? Penso que não...

Então, se você não falar a opinião do momento, será xingado de saudosista, velho e por aí vai.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Valdomiro Mantovani

Ranking: 142º

Valdomiro 13.241 posts

@valdomiro.mantovani em 22/06/2026 às 23:25

Uma coisa pode ser comparada: em 1951 a porkada imunda não tinha mundial e em 2026 a porkada não tem e nunca, J.A.M.A.I.S. Terá mundial!

Foto do perfil de Ídolos Da Fiel

Ranking: 268º

ídolos 9.526 posts

@so.eu.que em 22/06/2026 às 23:15

Dito isso.. Nada impede de nomearmos um 'Novo Rei do futebol', não?

Foto do perfil de Manoel Corinthians

Ranking: 106º

Manoel 15.462 posts

@brutal-chad em 22/06/2026 às 23:13

O que a galera não entende é que já se passaram mais de 50 anos desde que o Pelé se aposentou, o jogo não continua o mesmo, Pelé não se tornaria o que foi atualmente e não vem com essa de 'Mas se ele tivesse o preparo, treinos e cuidado de hoje em dia...' Tudo isso é subjetivo, a técnica do Pelé era grande para a época dele em que a bola era pesada, gramado menor e jogadores mais lentos, levar ele para hoje em dia seria tornar ele um jogador totalmente diferente do que era na época

Foto do perfil de Kontratudo

Ranking: 1.261º

Kontratudo 2.938 posts

@kontratudo-anti-fasc em 22/06/2026 às 23:08

Boa! Anacronismo temporal.

Foto do perfil de Kimbo Badd

Ranking: 8.619º

Kimbo 275 posts

@r-gutemberg em 22/06/2026 às 22:46

Senna dirigia com câmbio manual, embreagem pesada e ganhou uma prova em Interlagos com 2 marchas só, câmbio quebrado! Aí o cara pega hoje o BYD ou o Tesla, ganha 500 provas dormindo no banco do passageiro e fala que o Senna não era nada kkkkkkkkkk Concordo em termos mas tem coisas que mesmo comparando em tempos diferentes, não dá! Kkkkkkkkk

Foto do perfil de Zebedeus .

Ranking: 877º

Zebedeus 4.027 posts

@zebedeus em 22/06/2026 às 22:43

Doença mental é ser enzo.