Daniel Maya
Se com 20 times já temos uns 8 horrorosos que não dá para ver jogos, imagina com 32. Seria quase um desafio ao galo
em Bate-Papo da Torcida > Novo formato para o Brasileirão
Em resposta ao tópico:
Nova proposta Campeonato Brasileiro
- Dois grupos lado A e lado B com 16 times cada. (Total de 32 clubes na série A)
- Sorteio dos times para saber qual vai ficar em cada lado.
- Definido o sorteio, os times jogam pontos corridos.
- Grupo A x Grupo B. O mando de campo será em sorteio, alternando o mando em cada temporada conforme se repita o confronto (semelhante ao Paulistão)
- Os 8 melhores times de cada lado fazem o segundo turno.
- Nova tabela com os 8 melhores times de cada lado (totalizando 16 times). Esses melhores classificados vão brigar pelo título e pelas vagas nas competições internacionais. Esse será o segundo turno.
Segundo turno:
- Esse segundo turno com os 16 melhores classificados do primeiro turno (8 do lado A e 8 do lado B) definem as vagas para os torneios internacionais (Libertadores e sul-americana). Quem não se classificou para o segundo turno está fora da briga.
Como seria a classificação:
- Zera a tabela no segundo turno.
- 1 ao 4 campeão, vice e vagas na fase de grupos da Libertadores.
- 5 ao 6 pré Libertadores
- 7 ao 12 sul-americana
- 13 ao 16 apenas garantem sua permanência na série A.
E os Times que não se classificarem para o segundo turno?
- Forma-se uma tabela com esses clubes que será jogada em paralelo ao segundo turno dos classificados. Pontos corridos, tabela zerada.
- Esse bloco dos 16 que não se classificaram vão lutar pela permanência na série A.
- Desse grupo caem 6 clubes.
Vantagens do novo formato:
- Primeiro turno 16 jogos, segundo turno + 16 jogos (32 no total)
- Menos jogos (32 no total), calendário mais enxuto.
- Mais times na série A (32 no total)
- Competitividade pra se classificar para o segundo turno e disputar o título, e competitividade pra permanecer na série A.
- Séries B, C e D podem aplicar o mesmo modelo para os acessos a série A. Assim os campeonatos podem ter mais clubes e os clubes jogam o ano inteiro.
- Fortalecimento dos clubes menores e do futebol nacional como um todo.
Copa do Brasil:
- Não muda em nada do modelo atual e maneira de classificação.
Enfim, o Brasil é um país gigante e com muitos clubes de futebol para ter apenas 20 times na elite. Apenas mostrei um novo sistema sem sair dos pontos corridos e que manteria a emoção do campeonato até o final.

