Muitos torcedores não querem nem pensar nisso, mas, sabemos que o gol do Corinthians não terá a dupla dinâmica Cássio e Walter pra sempre. O intocável Cássio, tem um currículo que o bota como um dos melhores ou até mesmo o melhor arqueiro do Timão de todos os tempos, porém com 33 anos e a indefinição de seu futuro (no sentido de não sabermos se ele irá se aposentar no time ou se tentará um contrato 'pé de meia' nas Arábias ou na até mesmo na China), acho que ele ainda tem em média uns 5 ou 6 anos de carreira em alto nível.
Já o substituto imediato Walter, possui a mesma idade do Cássio (33), pra mim é um excelente atleta e foi injustiçado as vezes por não assumir a titularidade quando Cássio vinha mal ou de lesão, mesmo assim Walter não se rebelou e se manteve no clube com seu profissionalismo invejável. Chega a dividir opiniões ter um goleiro da qualidade do Walter amargando o banco, mas é aquela né, por outro lado é ótimo ter um reserva da mesma qualidade do titular, eu daria mais uns 5 ou 6 temporadas de alto nível do Walter, mas também é outra indefinição saber se ele irá amargar a reserva no Corinthians, se tentará a carreira em outro clube ou um contrato 'pé de meia' no estrangeiro.
Tendo isso em mente, qual seria o melhor zagueiro para o futuro não muito distante do clube?
Caíque França (25 anos) que está emprestado a péssima vitrine do Corinthians (o Oeste de Itápolis), o atleta sofre com o rodízio de goleiros por lá, mas mesmo assim é o que mais vestiu a camisa como titular. O que não é tão animador vendo o desempenho do clube, lutando pra não cair de divisão, é um goleiro que está na vitrine errada e que tem uma zaga que é uma avenida (algo que assombra qualquer goleiro, pois uma boa zaga evitaria números negativos pra um goleiro sendo ele ruim ou bom).
Donelli (18 anos), jogador do Sub-17 e atualmente no profissional (promovido na era Tiago Nunes). É o mais jovem da lista, teve uma excelente temporada em 2019, com boas atuações (incluvise pela seleção BR), onde foi campeão e lhe rendeu uma luva de ouro de melhor goleiro do mundo sub-17. Teve o contrato renovado até 2024, e provavelmente terá pouco espaço para atuar no Profissional (o que fará ele migrar entre profissional e sub-20), na minha opinião ele será vendido antes mesmo de estrear no profissional, pois a concorrência com Cássio e Walter chega ser desleal. A mesma situação de seu companheiro e 4° goleiro Guilherme Castellani (20 anos), que tem no seu currículo 1 Copa do Brasil sub-17 e a mesma esperança de se tornar o titular do time (em um Corinthians sem Cássio e Walter), com contrato renovado até 2022 provavelmente será emprestado nas futuras temporadas ou irá intercalar entre categorias abaixo e o profissional. Qual sua opinião sobre a temática: Futuro Goleiro?! Acha que o clube conseguirá projetar seus jovens goleiros? Serão negociados ou emprestados sem sequer estrearem? Ou serão nossos eternos Bosco (SPFC) da vida?
Mas é uma posição que não pode nem ser ventilada a compra de atleta. Temos dois goleiros excepcionais (Cássio e Walter!) e só faz sentido apostar na base para o futuro.