x
Fórum do Corinthians

Primeira vez no Pacaembu

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Lourenço

Lourenço 36 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 07/12/2020 às 22:40
Por Lourenço Marques (@lourenco.marques1)

Próximo sábado, 12 de dezembro, é o dia do aniversário de algumas personalidades tais como Silvio Santos, Frank Sinatra e, para mim, a personalidade mais importante de todas, meu pai. Se o 'velho' estivesse vivo completaria 100 anos. Isso mesmo, um século ou um Centenário. E de Centenário o bom corinthiano entende bem. Campeão em 1922 no Centenário da Independência e em 1954 Campeão do IV Centenário da cidade onde nasceu e reina. Apesar do jogo que sagrou o Corinthians como Campeão ter sido realizado no dia 13 de fevereiro de 1955 e foi um empate de 1x1 com o Palmeiras não tirou o brilho do rótulo de CAMPEÃO DOS CENTENÁRIOS.

E foi exatamente nesse 13 de fevereiro escaldante que fazia o cimento da arquibancada do Pacaembú servir como grelha de churrasqueira assando os traseiros alvinegros e os bumbuns esmeraldinos que eu tive a graça divina de assistir 'in loco' o meu já querido Corinthians. Pela Primeira Vez. Com 8 anos eu já sabia cantar o hino glorioso do meu time do meu coração até de trás para frente.

Depois de muita insistência e, porque não, até um choro malandro, meu pai concordou em me levar ao Pacaembú. Chegamos cedo e pude observar o movimento do Portão de Entrada sem saber quem torcia para quem. Naquele tempo ninguém usava camiseta do time, não havia torcida organizada e muito menos divisão ou quotas de torcidas. Apenas os aplausos quando da entrada das equipes identificavam os torcedores. Muitos deles estavam ao seu lado e, claro, muitos de nós estávamos ao lado deles. Seria até apropriado dizer 'juntos e misturados' sem brigas e tomando cerveja juntos na praça Charles Miller depois do jogo.

O último jogo do Corinthians, o próximo, seria contra o São Paulo FC mas com o empate contra o Palmeiras foi suficiente para garantir o título almejado.

CAMPEÃO DOS CENTENÁRIOS...

Meu pai que além de mim, estava acompanhado de um amigo, levou uma faixa enorme onde estava escrito: 'CORINTHIANS CAMPEÃO DO ANO QUATROCENTÃO'. Meu pai e o amigo seguraram orgulhosamente essa faixa e repórteres fotográficos que estavam dentro do campo fotografaram a faixa. No dia seguinte, segunda feira, o mais tradicional jornal esportivo da época, A GAZETA ESPORTIVA, estampou na primeira página 'CORINTHIANS CAMPEÃO QUATROCENTÃO' e, claro, a fotografia da arquibancada onde estava a faixa e, claro, meu pai e o amigo segurando-a.

Grande, enorme, imensurável e inesquecível PRIMEIRA VEZ...

Depois desse dia eu passei a fazer parte do grupo dos VERDADEIROS Corinthianos SOFREDORES. Foram quase 23 anos sem ganhar absolutamente nada até que em 13 de outubro de 1977 o pé de anjo do Basilio resolveu por um fim nessa era que foi de muito sofrimento e gozação mas, sem dúvida, o período em que mais cresceu a fanática e fantástica torcida do Timão. (Grande Thomaz Mazzoni que deu o apropriado apelido de Timão ao nosso alvinegro).

Tenho orgulho pelo fato dos meus 5 filhos e filhas e os netos serem todos corinthianos mas o meu maior orgulho e satisfação neste momento é poder homenagear o meu 'velho' que completaria 100 anos no próximo sábado. Tenho certeza de que ele continua torcendo pelo Corinthians... Lá no céu... Bem do ladinho de São Jorge... Bença pai...

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhores respostas

Foto do perfil de Felipe Yuri Augusto

Ranking: 3.133º

Felipe 1.164 posts

@felipe.yuri.augusto em 07/12/2020 às 22:44

Caracas! Que história! Também me lembro da minha primeira vez no Pacaembu, Também foi em um clássico contra o Santos, ganhamos de 2x1. Me pai me levou quando eu tinha 7 anos e desde então sou frequentador de estádio!

Bela homenagem para o seu pai e desejo um bom sábado para você e, com certeza, ele está no céu torcendo pelo Corinthians. Abraço e #VaiCorinthians

Foto do perfil de ~bill~

Ranking: 83º

~bill~ 17.447 posts

@enzoauditore em 08/12/2020 às 10:52

Belo texto, emocionante e sentimental! Muito rico de detalhes saudosos da sua infância e sua grande admiração por seu pai, que percebemos que foi um grande Corinthiano. Parabéns pela família, todos alvinegros e que Deus tenha seu pai na morada eterna, e conforte o coração de todos familiares e amigos pela saudade infinita que fica em vossos corações.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Fernando San

Ranking: 3.342º

Fernando 1.077 posts

@fernando.san1 em 09/12/2020 às 23:21

Pacaembu a segunda casa que a gente já aia esquece

Foto do perfil de Thiago Bittar

Ranking: 8.382º

Thiago 289 posts

@thiago.bittar em 09/12/2020 às 06:52

Bela história, esses relatos são patrimônio corinthiano! Patrimônio da história do futebol!

Daqui uns 40 anos vou poder falar que estive na final da Libertadores, que foi uma noite inesquecível!

Abraço amigo Lourenço!

Foto do perfil de Matheus Leme Marcolino De Oliveira

Ranking: 3.028º

Matheus 1.208 posts

@matheuscorinthians97 em 09/12/2020 às 02:34

A primeira vez a gente nunca esquece...

Fui em 2004 ou 2003 não me recordo, com o meu pai também já falecido

Ele era da Gaviões mas não me deixava ir de arquibancada mesmo, fomos do lado da cadeirinha, ao lado do tobogam de frente para os visitantes,

Que sensação maravilhosa ver o Corinthians pessoalmente.

Só não foi tão boa por conta do resultado, 5 x 0 para o Atlético PR.

Mas foi um jogo para nunca mais esquecer

Foto do perfil de Alan Jones

Ranking: 1.639º

Alan 2.271 posts

@alan.jones3 em 08/12/2020 às 23:56

Fantástico! Vai Corinthians

Publicidade

Foto do perfil de Marcus Vinicius De Morais

Ranking: 819º

Marcus 4.263 posts

@marcus.vinicius.de.5 em 08/12/2020 às 23:17

Meu primeiro jogo no Pacaembu também foi inesquecível..

Nem tanto quanto o seu e não tão longínquo quanto o seu..

Meu primeiro jogo no Pacaembu e primeiro jogo da vida foi em 1986..

Corinthians 2 x 0 XV de Jaú, um jogo muito doido, o XV terminou a partida com 8 jogadores, um já tinha sido expulso, eles estavam com 10, em outra expulsão o XV ficou com 9, o jogador deles ficou bravo e deu Cartão vermelho para o Juiz e acabou expulso também..kkkkkk

Me lembro muito bem, pois foi meu primeiro jogo.

Foto do perfil de Fanildo H Gouvea

Ranking: 1.831º

Fanildo 2.066 posts

@fanildo.h.gouvea em 08/12/2020 às 22:11

Linda história de um Corintiano raiz!

Foto do perfil de Olhapizza Olhapizza

Ranking: 1.332º

Olhapizza 2.785 posts

@didimoco em 08/12/2020 às 21:57

Memória tá em dia, hein amigo. Eu já não lembro nem o que comi no almoço kkkk

Foto do perfil de Anderson Sabino

Ranking: 270º

Anderson 9.498 posts

@sabino em 08/12/2020 às 21:36

Parabéns pelo texto. Faltam corintianos com essa essência nesse fórum! Fui a primeira vez com 05 anos no panetone, Corinthians x São Paulo. Um previlegio que o meu falecido pai me proporcionou. Nunca mais parei