x

Post de Fernando no fórum "Notícias" do Meu Timão

Pacaembu a segunda casa que a gente já aia esquece

em Notícias > Primeira vez no Pacaembu

Em resposta ao tópico:

Próximo sábado, 12 de dezembro, é o dia do aniversário de algumas personalidades tais como Silvio Santos, Frank Sinatra e, para mim, a personalidade mais importante de todas, meu pai. Se o 'velho' estivesse vivo completaria 100 anos. Isso mesmo, um século ou um Centenário. E de Centenário o bom corinthiano entende bem. Campeão em 1922 no Centenário da Independência e em 1954 Campeão do IV Centenário da cidade onde nasceu e reina. Apesar do jogo que sagrou o Corinthians como Campeão ter sido realizado no dia 13 de fevereiro de 1955 e foi um empate de 1x1 com o Palmeiras não tirou o brilho do rótulo de CAMPEÃO DOS CENTENÁRIOS.

E foi exatamente nesse 13 de fevereiro escaldante que fazia o cimento da arquibancada do Pacaembú servir como grelha de churrasqueira assando os traseiros alvinegros e os bumbuns esmeraldinos que eu tive a graça divina de assistir 'in loco' o meu já querido Corinthians. Pela Primeira Vez. Com 8 anos eu já sabia cantar o hino glorioso do meu time do meu coração até de trás para frente.

Depois de muita insistência e, porque não, até um choro malandro, meu pai concordou em me levar ao Pacaembú. Chegamos cedo e pude observar o movimento do Portão de Entrada sem saber quem torcia para quem. Naquele tempo ninguém usava camiseta do time, não havia torcida organizada e muito menos divisão ou quotas de torcidas. Apenas os aplausos quando da entrada das equipes identificavam os torcedores. Muitos deles estavam ao seu lado e, claro, muitos de nós estávamos ao lado deles. Seria até apropriado dizer 'juntos e misturados' sem brigas e tomando cerveja juntos na praça Charles Miller depois do jogo.

O último jogo do Corinthians, o próximo, seria contra o São Paulo FC mas com o empate contra o Palmeiras foi suficiente para garantir o título almejado.

CAMPEÃO DOS CENTENÁRIOS...

Meu pai que além de mim, estava acompanhado de um amigo, levou uma faixa enorme onde estava escrito: 'CORINTHIANS CAMPEÃO DO ANO QUATROCENTÃO'. Meu pai e o amigo seguraram orgulhosamente essa faixa e repórteres fotográficos que estavam dentro do campo fotografaram a faixa. No dia seguinte, segunda feira, o mais tradicional jornal esportivo da época, A GAZETA ESPORTIVA, estampou na primeira página 'CORINTHIANS CAMPEÃO QUATROCENTÃO' e, claro, a fotografia da arquibancada onde estava a faixa e, claro, meu pai e o amigo segurando-a.

Grande, enorme, imensurável e inesquecível PRIMEIRA VEZ...

Depois desse dia eu passei a fazer parte do grupo dos VERDADEIROS Corinthianos SOFREDORES. Foram quase 23 anos sem ganhar absolutamente nada até que em 13 de outubro de 1977 o pé de anjo do Basilio resolveu por um fim nessa era que foi de muito sofrimento e gozação mas, sem dúvida, o período em que mais cresceu a fanática e fantástica torcida do Timão. (Grande Thomaz Mazzoni que deu o apropriado apelido de Timão ao nosso alvinegro).

Tenho orgulho pelo fato dos meus 5 filhos e filhas e os netos serem todos corinthianos mas o meu maior orgulho e satisfação neste momento é poder homenagear o meu 'velho' que completaria 100 anos no próximo sábado. Tenho certeza de que ele continua torcendo pelo Corinthians... Lá no céu... Bem do ladinho de São Jorge... Bença pai...

Responder ao post do Fernando

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de B R C

    Memphis conta a história do Corinthians para os jogadores da Holanda

    Última resposta há 3 segundos por Jack Luiz

    26respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1957

    Última resposta há 55 segundos por Fernando Zemetek

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Frederico Henriques

    Mbappe sobre bets

    Última resposta há 2 minutos por Renato Arbusto

    28respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Fernando diniz

    Casagrande sobre Romário :

    Última resposta há 3 minutos por Leonardo Carvalho

    99respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de MRMUSIC

    Vivi pra ver isso

    Última resposta há 3 minutos por Ratazanas & Trambiqueiros

    56respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Neves Neto

    Para o ódio de alguns

    Última resposta há 3 minutos por Sandro

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Venezuela

    Última resposta há 3 minutos por Azazel Zel

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rodrigo Reis

    Corinthians na frente apenas do Vasco

    Última resposta há 4 minutos por Leandro P.

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Atletas com contrato até dezembro de 2026

    Última resposta há 4 minutos por Mano JR

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Daniel Santos Fernandes

    Até a base está sem receber

    Última resposta há 4 minutos por Yakov Grs

    22respostas

    acessar o tópico