x
Fórum do Corinthians

Nessa guerra todos perdem

Foto do perfil de Renato

Ranking: 2.489º

Renato 1.522 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 20/04/2015 às 13:15
Por Renato Rodrigues da Cunha Neto (@natoneto)

Essa guerrinha interna é ridícula! Todos aqui são Corinthians ou nem estariam aqui ' perdendo tempo' com o que não gostam.

Cada cabeça uma sentença, cada pessoa uma personalidade. Uns são mais emotivos e outros racionais. Uns são mais sistemáticos e outros de boa. Não podemos colocar todos num panelão, misturar bastante e depois retirar torcedores idênticos na forma de pensar, sentir e agir. Temos que ter mais tolerância uns com os outros. Ainda mais aqui, sabendo que o outro tem algo em comum conosco. Ama o Corinthians! Mas cada um reage de uma forma diante de um revés.

Só não concordo com os extremismos do tipo: 'o time é uma merda' ou 'fora Tite'. Isso pra mim já é ignorância. Quer desabafar, desabafe em frente ao espelho, esbraveje. Tire todo o ódio e frustração pra fora e depois conte até 10. Pra conviver em sociedade é preciso ter um mínimo de equilíbrio. Isso aqui não é divã de ninguém. É uma comunidade com foco no Corinthians.

Daí a querer moldar o que cada um pode ou não pode falar, pra não ser modinha ou anti, também acho um tipo de extremismo. Tem gente que se acha o guardião do Corinthians. Se auto intitula 'corintiano premium' por um ou outro motivo. Ou por ir a todos os jogos a muitos anos, ou por só comprar camisas oficiais etc. Ao meu ver nada pode dar qualquer tipo de importância maior à um torcedor em detrimento de outro. Todos somos iguais perante a lei, perante Deus e perante o Corinthians.

Dito isso, deixo minha análise da eliminação. O Corinthians vinha impressionando tanto com o time titular quanto com o reserva. Vencendo quase todas e invicto(ainda estamos).

Essa confiança no elenco permitiu ao Tite realizar um revezamento entre esses times no campeonato paulista, onde os jogos pouco valiam e mesmo assim os dois times correspondiam. Nessa fase os jogadores estavam relativamente descansados e bem fisicamente.

Ocorre que o Paulista entrou na fase eliminatória e, antes dela clássico contra o Santos. Isso impediu a continuidade do revezamento de times. O Tite passou a poupar apenas alguns titulares enquanto outros tiveram que jogar todas as partidas. Percebi que desde o jogo contra as sardinhas pra cá o time não rendeu a mesma coisa. Além de não ter a mesma intensidade, quando tinha ela não durava o jogo inteiro. Foi assim com Santos(segundo tempo ruim), Ponte(primeiro tempo ruim), San Lorenzo(primeiro tempo irregular e cansaço no fim do segundo) e Palmeiras(bem até o segundo gol e depois parou).

Como o próprio Tite disse, ninguém é uma máquina. Apesar do sistema de jogo que ele vem implantando ser eficiente e muito mais bacana de assistir do que o antigo, ele cobra seu preço. Não é fácil manter aquela intensidade durante o jogo todo. Ainda mais quando se passa a jogar duas vezes por semana com praticamente o mesmo time.

Mas se o Tite continuasse revezando os times, colocando o reserva nas fases eliminatórias do paulista e fosse eliminado, creio que seria ainda mais crucificado. Não existe uma fórmula certa. Existem escolhas e a responsabilidade por assumí-las. O Tite fez as dele e por pouco não foi para as finais. O gosto amargo é por termos conseguido a virada mas termos cedido o empate, sofrendo pressão do adversário durante toda a segunda metade do segundo tempo. Não me parece ter sido pedido do Tite. Se por um lado ele tirou um atacante(Love) pra colocar um volante(Elias), teoricamente recuando o time ainda mais, acho que foi justamente pra colocar sangue novo, pois percebia o time cansado, e melhorar o meio de campo pra conseguir manter a posse de bola e tentar diminuir o ímpeto do adversário pra controlar a partida. Não deu certo. O resto é loteria e não podemos crucificar o Elias, o Petros, ou até o Danilo que pediu pra não bater.

Eu só faria uma coisa diferente do Tite. Colocaria o time completo e jogaria com o time todo reserva contra o São Paulo, por já estarmos em primeiro do grupo na Liberta(e não ser mais possível chegar em primeiro geral). Mas o time completo seria apenas as entradas de Elias e do RA de diferença. Poderia não dar em nada. Poderíamos estar cansados da mesma forma no segundo tempo. Poderíamos ter recuado da mesma maneira e termos sido eliminados igualmente. Não dá pra condená-lo de maneira nenhuma pela escolha. Até pq ele ouve muito o departamento físico pra tomada de decisão sobre escalação. E se o RA se machucasse? São muitas variáveis.

Só sei que, uma vez eliminados, temos que olhar o lado positivo disso que é o foco total na liberta. Estaremos relativamente descansados para os jogos decisivos e espero que o Tite coloque o time todo reserva nas primeiras rodadas do Brasileirão. Até porque sabemos da capacidade dos reservas. Eles podem conseguir pontos preciosos e nos permitir brigar pelo brasileiro, mesmo após levantarmos a taça da liberta pela segunda vez, se Deus quiser!

Vai Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Jordan Marques

    Seleção de Portugal

    Última resposta há 5 segundos por Victor P.

    27respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luque WF5

    A culpa desse chaveamento desequilibrado é toda da FIFA que não soube organizar essa copa do mundo

    Última resposta há 11 segundos por Morães surfista

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corneta .

    CazeTV: para quem achava "normal"...

    Última resposta há 28 segundos por Eduardo da Silva

    33respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Crazy Gavião

    O patrocínio da Fatal Fans é o principal problema do Corinthians?

    Última resposta há 38 segundos por wilson fmu

    61respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando

    O patrocínio master do Corinthians, não tem cara de Corinthiano, não tem nada a ver com a Fiel

    Última resposta há 2 minutos por Testomaster da Fiel

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Joao Lucas

    Sobre a proposta não vinculante da SAFIEL

    Última resposta há 2 minutos por Joseph Schwalk Dias

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de sabio SCCP

    Rivais assinando com ML shopee nubank já nós com job, e mts apoiando ainda

    Última resposta há 2 minutos por Luis Roberto de Vasconcellos

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    O Corinthians precisa de intervenção antes que seja tarde demais

    Última resposta há 3 minutos por Revolta Geral

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Morães surfista

    Os caras tão se doendo pelo Messi kkkk

    Criado há 15 minutos por Morães surfista

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Argentina : como pode?

    Última resposta há 3 minutos por Carlos Luis

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Izaac Corleon

    Tive uma ideia GENIAL, vocês precisam ver

    Última resposta há 4 minutos por Vanessa silva

    29respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Bet pode, casa das primas não : isso se chama HIPOCRISIA

    Última resposta há 4 minutos por Edson Zambrin

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de JOTAR

    Live safiel neste momento

    Última resposta há 5 minutos por Joseph Schwalk Dias

    30respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pedro Araujo

    Gol anulado da colombia

    Última resposta há 5 minutos por Vinicius Arantes de Jesus e silva

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Corinthians calou a Bombonera há 14 anos com gol histórico de Romarinho

    Última resposta há 9 minutos por Adenilton Nunes

    29respostas

    acessar o tópico