x
Fórum do Corinthians

OFF - Futebol Moderno e Champions league são chatos e sem brilho

Foto do perfil de Montezuma

Ranking: 263º

Montezuma 9.631 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 08/04/2026 às 16:56
Por Montezuma Ilhuicamina (@moctezuma)

Dado a toda a onda de opiniões sobre o Diniz e sua possibilidade de implementar seu estilo de jogo ''suicida'' e diferente aqui, me peguei em uma boa reflexão assistindo a chamada ''nata do futebol mundial''.

Como amante do esporte, assisto futebol desde o início dos 90 e posso dizer que peguei o final da ''era de ouro'' do futebol mundial, época de ouro dos times brasileiros, sulamericanos, europeus e uma era onde até seleções sem tradição como Romênia, Dinamarca, Colombia e Bulgária conseguiam produzir jogadores fantásticos e ótimos times.

Futebol evoluiu de fato, enormemente em condicionamento físico, tática, preparação, parte medicinal e fisioterapêutica porém perdeu a essência do improviso, do drible e dos chutes de média/longa distância.

Existem jogadores habilidosos ainda jogando em seleções e nos times mais endinheirados do mundo, tal como PSG, Bayern, Barcelona, Liverpool? Sim, porém são podados pelo culto ao físico, a corrida e a falta do pensar no futebol moderno.

Hoje mesmo, tal como ontem peguei pra ver jogos do Bayern/Real Madrid e embora o time alemão jogue um bom futebol, a engrenagem é podada para ser algo funcional e mecânico, não existe o meia pensante que tira o coelho da cartola a nível Zidane, Riquelme, Ronaldinho, entre outros, tudo é um relógio de alto desempenho..



É um fato estatístico que mundialmente menos jogadores tentam o driblem durante 90 minutos de jogo.
Também é um fato estatístico que mundialmente menos jogadores tentam chutes de média/longa distância

Aqui na América do sul ainda temos um resquício em extinção de meias criativos e dribladores, mas a partir do momento que estes são comprados por clubes europeus, estes ganham massa muscular, são doutrinados taticamente e perdem o individualismo.





Para quem é dá antiga e já viu o futebol em seu último auge romântico do início dos anos 2000, recomendo esse vídeo, que incluso inclui trechos de entrevistas de craques do passado como o Henry comentando descontentamento com o futebol moderno.

Acho engraçado o fato de que tal como aqui no Brasil e América do Sul existe um consenso de falência do futebol geral, com exceção do último gênio que foi o Messi, até na Europa com toda a arrogância que possuem, os jogadores do passado concordam que independente da grana e ''bom jogo'' dos super times bilionários de champions league, o esporte em si ficou previsível entre atletas de alto desempenho.

Não ironicamente o Brasil a nível de seleção que nunca lidou com compromisso tático equilibrado mas sim potencialização de individualidades, morreu como seleção após os jogadores terem perdido a possibilidade de drible, imprevisibilidade e o pensar de ações em campo...

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhor resposta

Foto do perfil de Manoel Corinthians

Ranking: 101º

Manoel 15.936 posts

@brutal-chad em 08/04/2026 às 17:43

Guardiola matou o futebol, antes era um jogo de fadas encantadas, coelhinho da páscoa e jogadores que decidiam partidas sozinhos, aí veio o Carecudo, com o Messi tunado de trembolona e acabou com a festa, as equipes começaram a ficar mais táticas e com jogadores mais fortes, jogo bonito acabou, vai tentar driblar dois touros mecânicos enquanto volta para marcar uns mlks de 17 anos que mede 1,90 de altura

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Caio

Ranking: 831º

Caio 4.218 posts

@caiobbadaro em 08/04/2026 às 21:19

O futebol sempre teve a tática da moda. Antigamente era o 4-2-2-2, depois 3 zagueiros, posteriormente 4-4-2 com os meias em linha e por fim o 4-2-3-1 e 4-3-3, dependendo se o time jogava com um armador adiantado ou não.

Porém, de um tempo pra cá tudo se transformou nesse jogo de posição, onde os times atacam de uma forma e defendem de outra. O jogo atual é extremamente chato, com essa saída de 3 + 1 e o resto do time todo enfiado na intermediária adversária pra frente. Fica esse toca daqui, toca de lá, até acharem um ponta mais livre pra tentar o drible. Pior ainda é quando o time é limitado ou acomodado, como o do Dorival era, e fica rodando a bola em U o jogo todo. Diniz tem ideias diferentes, os jogadores dele não guardam posição no ataque e eu estou curioso pra ver se vai funcionar no Corinthians.

Foto do perfil de Thi Dantas

Ranking: 1.036º

Thi 3.511 posts

@thi-dantas em 08/04/2026 às 20:24

Eu acho futebol europeu um porre, sinceramente.

Eu assisto um jogo do venezuelano, mas não me faça ver uma premier league

Foto do perfil de All Colatra

Ranking: 40º

All 27.223 posts

@all.colatra em 08/04/2026 às 19:32

Sou de 1980, e concordo que o futebol de antigamente era muito mais legal de assistir em vários aspectos

Hoje o futebol evoluiu, é mais competitivo, teve mudanças táticas importantes, mas realmente tem menos brilho

Não tem jeito, temos que nos adaptar

Agora, posso concordar com a 'crítica' ao futebol moderno, porém criticar a Liga dos Campeões e o futebol Europeu de bom nível não, pois nas outras competições além de também ter havido a mesma modernização, existe um nível técnico muito ruim

O futebol Brasileiro hoje é muito físico e com menos talento. Se olhar para outros países da América do Sul é ridículo. A Libertadores é de doer os olhos. Eu assisto pela paixão pelo futebol e principalmente pelo Corinthians, mas se falarmos em entretenimento é muito ruim em todos os sentidos

Publicidade

Foto do perfil de Joao Henrique

Ranking: 1.158º

Joao 3.170 posts

@joaohenriquedvh em 08/04/2026 às 18:21

Amigo, esse Bayern de hoje amassaria qualquer time dos anos 90. O Real Madrid de 2014 a 2020 amassaria qualquer time de qualquer época da história do futebol, futebol é condicionamento físico, força, tática e gols (feios ou bonitos ), não tem mais espaço para firula.

Foto do perfil de Cavalinho Du Corinthians

Ranking: 237º

Cavalinho 10.104 posts

@miguel.eduardo2 em 08/04/2026 às 17:14

Hoje o que existe é o futebol do GPS, estatísticas e bets

Foto do perfil de Alan Da Silva Cabral

Ranking: 4.539º

Alan 731 posts

@alan.da.silva.cabral em 08/04/2026 às 17:11

Isso se chama saudosismo. Meu vô dizia que na época dele futebol era melhor, se eu tivesse conhecido meu bisavô ele diria o mesmo kkkk imagina o que Charles Miller diria.