All Colatra
Sou de 1980, e concordo que o futebol de antigamente era muito mais legal de assistir em vários aspectos
Hoje o futebol evoluiu, é mais competitivo, teve mudanças táticas importantes, mas realmente tem menos brilho
Não tem jeito, temos que nos adaptar
Agora, posso concordar com a 'crítica' ao futebol moderno, porém criticar a Liga dos Campeões e o futebol Europeu de bom nível não, pois nas outras competições além de também ter havido a mesma modernização, existe um nível técnico muito ruim
O futebol Brasileiro hoje é muito físico e com menos talento. Se olhar para outros países da América do Sul é ridículo. A Libertadores é de doer os olhos. Eu assisto pela paixão pelo futebol e principalmente pelo Corinthians, mas se falarmos em entretenimento é muito ruim em todos os sentidos
em Bate-Papo da Torcida > OFF - Futebol Moderno e Champions league são chatos e sem brilho
Em resposta ao tópico:
Dado a toda a onda de opiniões sobre o Diniz e sua possibilidade de implementar seu estilo de jogo ''suicida'' e diferente aqui, me peguei em uma boa reflexão assistindo a chamada ''nata do futebol mundial''.
Como amante do esporte, assisto futebol desde o início dos 90 e posso dizer que peguei o final da ''era de ouro'' do futebol mundial, época de ouro dos times brasileiros, sulamericanos, europeus e uma era onde até seleções sem tradição como Romênia, Dinamarca, Colombia e Bulgária conseguiam produzir jogadores fantásticos e ótimos times.
Futebol evoluiu de fato, enormemente em condicionamento físico, tática, preparação, parte medicinal e fisioterapêutica porém perdeu a essência do improviso, do drible e dos chutes de média/longa distância.
Existem jogadores habilidosos ainda jogando em seleções e nos times mais endinheirados do mundo, tal como PSG, Bayern, Barcelona, Liverpool? Sim, porém são podados pelo culto ao físico, a corrida e a falta do pensar no futebol moderno.
Hoje mesmo, tal como ontem peguei pra ver jogos do Bayern/Real Madrid e embora o time alemão jogue um bom futebol, a engrenagem é podada para ser algo funcional e mecânico, não existe o meia pensante que tira o coelho da cartola a nível Zidane, Riquelme, Ronaldinho, entre outros, tudo é um relógio de alto desempenho..
É um fato estatístico que mundialmente menos jogadores tentam o driblem durante 90 minutos de jogo.
Também é um fato estatístico que mundialmente menos jogadores tentam chutes de média/longa distância
Aqui na América do sul ainda temos um resquício em extinção de meias criativos e dribladores, mas a partir do momento que estes são comprados por clubes europeus, estes ganham massa muscular, são doutrinados taticamente e perdem o individualismo.
Para quem é dá antiga e já viu o futebol em seu último auge romântico do início dos anos 2000, recomendo esse vídeo, que incluso inclui trechos de entrevistas de craques do passado como o Henry comentando descontentamento com o futebol moderno.
Acho engraçado o fato de que tal como aqui no Brasil e América do Sul existe um consenso de falência do futebol geral, com exceção do último gênio que foi o Messi, até na Europa com toda a arrogância que possuem, os jogadores do passado concordam que independente da grana e ''bom jogo'' dos super times bilionários de champions league, o esporte em si ficou previsível entre atletas de alto desempenho.
Não ironicamente o Brasil a nível de seleção que nunca lidou com compromisso tático equilibrado mas sim potencialização de individualidades, morreu como seleção após os jogadores terem perdido a possibilidade de drible, imprevisibilidade e o pensar de ações em campo...


