x

Post de All no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Sou de 1980, e concordo que o futebol de antigamente era muito mais legal de assistir em vários aspectos

Hoje o futebol evoluiu, é mais competitivo, teve mudanças táticas importantes, mas realmente tem menos brilho

Não tem jeito, temos que nos adaptar

Agora, posso concordar com a 'crítica' ao futebol moderno, porém criticar a Liga dos Campeões e o futebol Europeu de bom nível não, pois nas outras competições além de também ter havido a mesma modernização, existe um nível técnico muito ruim

O futebol Brasileiro hoje é muito físico e com menos talento. Se olhar para outros países da América do Sul é ridículo. A Libertadores é de doer os olhos. Eu assisto pela paixão pelo futebol e principalmente pelo Corinthians, mas se falarmos em entretenimento é muito ruim em todos os sentidos

em Bate-Papo da Torcida > OFF - Futebol Moderno e Champions league são chatos e sem brilho

Em resposta ao tópico:

Dado a toda a onda de opiniões sobre o Diniz e sua possibilidade de implementar seu estilo de jogo ''suicida'' e diferente aqui, me peguei em uma boa reflexão assistindo a chamada ''nata do futebol mundial''.

Como amante do esporte, assisto futebol desde o início dos 90 e posso dizer que peguei o final da ''era de ouro'' do futebol mundial, época de ouro dos times brasileiros, sulamericanos, europeus e uma era onde até seleções sem tradição como Romênia, Dinamarca, Colombia e Bulgária conseguiam produzir jogadores fantásticos e ótimos times.

Futebol evoluiu de fato, enormemente em condicionamento físico, tática, preparação, parte medicinal e fisioterapêutica porém perdeu a essência do improviso, do drible e dos chutes de média/longa distância.

Existem jogadores habilidosos ainda jogando em seleções e nos times mais endinheirados do mundo, tal como PSG, Bayern, Barcelona, Liverpool? Sim, porém são podados pelo culto ao físico, a corrida e a falta do pensar no futebol moderno.

Hoje mesmo, tal como ontem peguei pra ver jogos do Bayern/Real Madrid e embora o time alemão jogue um bom futebol, a engrenagem é podada para ser algo funcional e mecânico, não existe o meia pensante que tira o coelho da cartola a nível Zidane, Riquelme, Ronaldinho, entre outros, tudo é um relógio de alto desempenho..



É um fato estatístico que mundialmente menos jogadores tentam o driblem durante 90 minutos de jogo.
Também é um fato estatístico que mundialmente menos jogadores tentam chutes de média/longa distância

Aqui na América do sul ainda temos um resquício em extinção de meias criativos e dribladores, mas a partir do momento que estes são comprados por clubes europeus, estes ganham massa muscular, são doutrinados taticamente e perdem o individualismo.





Para quem é dá antiga e já viu o futebol em seu último auge romântico do início dos anos 2000, recomendo esse vídeo, que incluso inclui trechos de entrevistas de craques do passado como o Henry comentando descontentamento com o futebol moderno.

Acho engraçado o fato de que tal como aqui no Brasil e América do Sul existe um consenso de falência do futebol geral, com exceção do último gênio que foi o Messi, até na Europa com toda a arrogância que possuem, os jogadores do passado concordam que independente da grana e ''bom jogo'' dos super times bilionários de champions league, o esporte em si ficou previsível entre atletas de alto desempenho.

Não ironicamente o Brasil a nível de seleção que nunca lidou com compromisso tático equilibrado mas sim potencialização de individualidades, morreu como seleção após os jogadores terem perdido a possibilidade de drible, imprevisibilidade e o pensar de ações em campo...

Responder ao post do All

Réplicas desse post

Foto do perfil de Montezuma

Montezuma 9.631 posts

@moctezuma em 08/04/2026 às 22:52

Falta de técnica em times mais pobres da Libertadores se dá devido outro fenômeno do futebol moderno, vulgo colonialismo esportivo em sua máxima essência.

Se antes eles pegavam 2,3 melhores jogadores de clubes daqui, nos últimos 20 anos não existem limites de estrangeiros no futebol europeu e montam seleções do mundo, literalmente qualquer clube das 4 principais ligas de lá pode montar um time competitivo contratando talentos da América do sul e áfrica, com alguns raros do leste europeu.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Kimbo Badd

    Hora dos chutes e palpites

    Última resposta há 17 segundos por Leandro Ferreira da Silva

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Renato Arbusto

    Vamos, vamos Colômbia

    Criado há 54 segundos por Renato Arbusto

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de B R C

    Tévez falando do confronto do Corinthians na Libertadores contra o Rosario Central

    Última resposta há 2 minutos por Valdomiro Mantovani

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Carlos Luis Filho

    O Corinthians precisa de intervenção antes que seja tarde demais

    Última resposta há 3 minutos por Barbosa

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1962

    Última resposta há 3 minutos por Danilo Nogueira

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cr7 Corinthiano

    O homem que não gosta do Harry Kane já está morto por dentro

    Última resposta há 3 minutos por Celso Ricardo Cortenove

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Japoneses não tem mais respeito pelo Brasil (estão nos zoando)

    Última resposta há 3 minutos por Alessandro

    32respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jonathan Natan

    Já fechei meu pacote fatal model urrulll multirão bora galera

    Última resposta há 3 minutos por Azazel Zel

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de marselo

    O camisa 9 que o Corinthians necessita!

    Última resposta há 3 minutos por Vinicius ortiz

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Carlos Augusto

    Corinthians fecha com a Fatal Fans, vergonhoso

    Última resposta há 3 minutos por Roger timão

    25respostas

    acessar o tópico