x

Post de joao no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Amigo, esse Bayern de hoje amassaria qualquer time dos anos 90. O Real Madrid de 2014 a 2020 amassaria qualquer time de qualquer época da história do futebol, futebol é condicionamento físico, força, tática e gols (feios ou bonitos ), não tem mais espaço para firula.

em Bate-Papo da Torcida > OFF - Futebol Moderno e Champions league são chatos e sem brilho

Em resposta ao tópico:

Dado a toda a onda de opiniões sobre o Diniz e sua possibilidade de implementar seu estilo de jogo ''suicida'' e diferente aqui, me peguei em uma boa reflexão assistindo a chamada ''nata do futebol mundial''.

Como amante do esporte, assisto futebol desde o início dos 90 e posso dizer que peguei o final da ''era de ouro'' do futebol mundial, época de ouro dos times brasileiros, sulamericanos, europeus e uma era onde até seleções sem tradição como Romênia, Dinamarca, Colombia e Bulgária conseguiam produzir jogadores fantásticos e ótimos times.

Futebol evoluiu de fato, enormemente em condicionamento físico, tática, preparação, parte medicinal e fisioterapêutica porém perdeu a essência do improviso, do drible e dos chutes de média/longa distância.

Existem jogadores habilidosos ainda jogando em seleções e nos times mais endinheirados do mundo, tal como PSG, Bayern, Barcelona, Liverpool? Sim, porém são podados pelo culto ao físico, a corrida e a falta do pensar no futebol moderno.

Hoje mesmo, tal como ontem peguei pra ver jogos do Bayern/Real Madrid e embora o time alemão jogue um bom futebol, a engrenagem é podada para ser algo funcional e mecânico, não existe o meia pensante que tira o coelho da cartola a nível Zidane, Riquelme, Ronaldinho, entre outros, tudo é um relógio de alto desempenho..



É um fato estatístico que mundialmente menos jogadores tentam o driblem durante 90 minutos de jogo.
Também é um fato estatístico que mundialmente menos jogadores tentam chutes de média/longa distância

Aqui na América do sul ainda temos um resquício em extinção de meias criativos e dribladores, mas a partir do momento que estes são comprados por clubes europeus, estes ganham massa muscular, são doutrinados taticamente e perdem o individualismo.





Para quem é dá antiga e já viu o futebol em seu último auge romântico do início dos anos 2000, recomendo esse vídeo, que incluso inclui trechos de entrevistas de craques do passado como o Henry comentando descontentamento com o futebol moderno.

Acho engraçado o fato de que tal como aqui no Brasil e América do Sul existe um consenso de falência do futebol geral, com exceção do último gênio que foi o Messi, até na Europa com toda a arrogância que possuem, os jogadores do passado concordam que independente da grana e ''bom jogo'' dos super times bilionários de champions league, o esporte em si ficou previsível entre atletas de alto desempenho.

Não ironicamente o Brasil a nível de seleção que nunca lidou com compromisso tático equilibrado mas sim potencialização de individualidades, morreu como seleção após os jogadores terem perdido a possibilidade de drible, imprevisibilidade e o pensar de ações em campo...

Responder ao post do joao

Réplicas desse post

Foto do perfil de Henrique Ellenrieder

Henrique 2.437 posts

@henrique.ellenrieder em 08/04/2026 às 21:54

Primeiro que: sim, ainda tem espaço pra 'firula'. Não tanto quanto antes, mas ainda tem.

Segundo e principal: provavelmente os times que você falou realmente amassariam, mas o ponto não é esse. Não é isso que o tópico discute, mas sim que hoje em dia é menos improviso, menos brilho no aspecto plástico e técnico, o que deixa o futebol menos mágico nesse aspecto, que era muito atrativo.

Foto do perfil de Thi Dantas

Thi 3.511 posts

@thi-dantas em 08/04/2026 às 20:27

Sei não.
Nem toda mudança surge de um lugar de vantagem efetiva. Às vezes um faz e os outros vão copiando.

Até pq o futebol nunca foi linear. Sempre foi cíclico. Momentos de maior individualidade, depois momento de aplicação tática, depois momentos de prevalencia de força física... Tudo se alternando. Só ver como os perfis dos campeões da copa vai mudando

Foto do perfil de Montezuma

Montezuma 9.631 posts

@moctezuma em 08/04/2026 às 18:40

Pensamento patético e viralata ao extremo. Esse mesmo bayern já perdeu para o glorioso Ausburg em Munique.

Longe inclusive até de times melhores que tiveram entre 2011-14 ou 2020.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Falcão

    Fatal M = Mais dinheiro para as caravanas dos Gaviöes

    Última resposta há 17 segundos por Esd

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Gabriel Almeida Bastos

    Primeiro divulga bets, agora site de prostituição, vai patrocinar mais o que agora? Marlboro?

    Última resposta há 18 segundos por Matheus Reus

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Natan da Fonseca Lisboa

    SAFiel em live no YouTube

    Última resposta há 47 segundos por TONINHO .

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Thalyson Moura

    Próximos patrocínios: PCC e CV

    Última resposta há 55 segundos por sabio SCCP

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Zé Fiel da Quebrada

    Qual seleção da Copa do Mundo vocês gostariam de ver enfrentando o Corinthians?

    Última resposta há 1 minuto por Tiago de Jesus Cesário Cândido

    27respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Acabaram com o Corinthians!!!

    Eles não sabem mais o que fazer...

    Criado há 15 minutos por Acabaram com o Corinthians!!!

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matheus Assumpção

    Se vender os principais jogadores e perder o Memphis

    Criado há 4 minutos por Matheus Assumpção

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corneta .

    CazeTV: para quem achava "normal"...

    Última resposta há 2 minutos por mauricio randi

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Nicolas

    A casa tá caindo por isso fechando com site de puta

    Última resposta há 2 minutos por sabio SCCP

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Filipe Silva

    Tankando o Bostil kkkkkk...

    Última resposta há 2 minutos por sabio SCCP

    9respostas

    acessar o tópico