x
Fórum do Corinthians

O retrospecto das camisas III do Corinthians

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Maria

Ranking: 108º

Maria 596 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 04/10/2025 às 11:02
Por Maria Luiza Carvalho Verificado (@malu)

De 2008 a 2025, o Corinthians já lançou 18 modelos de camisas III em sua história, cada uma com diferentes cores, estilos e homenagens. Nas estreias desses uniformes, o Timão somou sete vitórias, cinco empates e seis derrotas.

  • Vitórias: 2008,2011,2013,2015,2022,2023,2024
  • Empates: 2009,2012,2014,2016,2019
  • Derrotas: 2010,2017,2018,2020,2021,2025

2008

A estreia da primeira camisa III, a camisa do corinthiano roxo, aconteceu no dia 3 de abril de 2008, em partida válida pelo jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil. No dia, o Timão enfrentou o Fortaleza, no jogo de ida, venceu por 2 a 1, e na volta, com a camisa roxa, venceu por 2 a 0, garantindo a vaga para as oitavas de final daquele ano.


Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians

2009

O Corinthians decidiu manter a terceira camisa com o roxo. A equipe estreou a camisa no Campeonato Brasileiro contra o Grêmio Barueri e o jogo terminou em empate de 2 a 2.


Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians

2010

No ano centenário do Corinthians, a camisa III assim como a de 2008 e 2009 também era roxa, dessa vez em forma de cruz, simbolizando São Jorge, o padroeiro da Fiel. A estreia da camisa foi contra a Ponte Preta, em partida válida da sexta rodada do Campeonato Paulista, infelizmente o placar final foi de derrota por 2 a 1 para o Timão.


Foto: Alexandre Sinato/UOL

2011

Essa camisa foi em homenagem ao Torino, da Itália. O jogo de estreia foi pela segunda rodada do Brasileirão contra o Coritiba e a equipe alvinegra venceu por 2 a 1.


Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians

2012

A terceira camisa foi em homenagem ao Estado de São Paulo. O jogo de estreia do uniforme foi contra o Fluminense, em partida válida da 20º rodada do Campeonato Brasileiro, a partida terminou em empate por 1 a 1.


Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians

2013

O Timão resolveu inovar no terceiro uniforme, após passar pelas cores roxas, grená e cinza, dessa vez foi a vez do azul, em homenagem a 1965, quando representou a Seleção Brasileira em uma excursão pela Europa. A estreia do uniforme foi pelo Brasileirão vencendo o Bahia por 2 a 0.


Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

2014

A camisa III de 2014 teve a cor amarela em homenagem à Seleção Brasileira e pela realização da Copa do Mundo na Arena Corinthians. A estreia da camisa foi contra o Mogi Mirim, pelo Paulistão e deu em empate por 1 a 1.


Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians

2015

O uniforme III fazia referência ao Terrão, o campo de treinamento das categorias de base. A estreia começou com a vitória corinthiana por 2 a 0 contra o Fluminense, em partida válida do Campeonato Brasileiro.

Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians

2016

Em 2016, a camisa azul degradê estreou com empate de 1 a 1 contra o Coritiba, em partida válida da 25º rodada do Brasileirão.

Foto: Divulgação

2017

Em 2017, a camisa laranja com cinza estregou com uma derrota amarga contra o Santos, por 2 a 0, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.

Foto: Divulgação

2018

A camisa preta com dourado (Ayrton Senna) esteou com derrota contra o Flamengo, por 3 a 0, pelo Brasileirão.

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

2019

A camisa 'Invasões' estreou com empate por 2 a 2 diante do Ceará, pelo Campeonato Brasileiro.

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

2020

A camisa Corinthian-Casuals estreou com derrota de 5 a 0 contra o Flamengo, válido pelo Brasileirão.

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

2021

A camisa em homenagem às mulheres foi estreada com derrota pelo São Paulo, por 1 a 0, válido pelo Campeonato Brasileiro.

Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

2022

Com a camisa em homenagem ao Mundial no Japão, o Corinthians venceu o Athletico-PR por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro.

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

2023

A camisa em homenagem aos 40 anos da Democracia Corinthiana foi estreada com vitória corinthiana por 1 a 0 contra o Botafogo, pelo Brasileirão.

Foto: Jhony Inacio/Meu Timão

2024

A terceira camisa em combate ao racismo foi estreada com vitória corinthiana, por 2 a 1 contra o Cruzeiro, em duelo válido pelo Brasileirão.

2025

A camisa desse ano, foi inspirada na linha Total 90 da Nike e estreou com derrota diante do Flamengo por 2 a 1, em partida válida do Campeonato Brasileiro.

📸 Wanderson de Oliveira / Meu Timão

Para vocês, qual é a camisa mais bonita?

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhores respostas

Foto do perfil de Felipe Souza

Ranking: 4.041º

Felipe 852 posts

@felipe-souza19 em 04/10/2025 às 12:16

Tenho a maioria das 3 camisas, sempre curti umas cores diferentes e pra não comprar de outros times (no caso de outros países), eu dou prioridade pra 3 camisas e sempre comprava no ano seguinte, em queima de estoque. A única que eu me arrependo de não ter comprado pq nunca mais achei foi a Grená, que inclusive foi eleita a camisa mais linda do mundo.

Foto do perfil de Gabriel Silva

Gabriel 9 posts

@gabriel.silva340 em 04/10/2025 às 12:03

Até o Paquetá sabe ...

Até o Paquetá sabe ...

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Guilherme Kevin

Guilherme 48 posts

@guilherme42 em 09/12/2025 às 08:39

Vou tentar em breve comprar a camisa de 2023 amarela e a de 2024 listrada, muito linda essas, nunca tive camisa 3 do Corinthians

Foto do perfil de Juliane Bauer

Ranking: 7.275º

Juliane 367 posts

@juliane-bauer19 em 12/10/2025 às 00:00

Todas lindas

Foto do perfil de Abu Xatho

Abu 7 posts

@abu.xatho em 08/10/2025 às 14:24

Todas horríveis, mas a verde de 2023 é a pior de todas, sem dúvidas...

Foto do perfil de Fabio Santiago Leite Morais

Ranking: 6.425º

Fabio 449 posts

@fstgo77 Apoiador em 07/10/2025 às 18:31

A camisa grená, é linda

Publicidade

Foto do perfil de Jonathan Afranio Silva

Jonathan 110 posts

@cauteloso em 07/10/2025 às 09:42

Você esqueceu de citar a do centenario bege com CP, essa é a que eu acho mais linda.

Foto do perfil de Alexandre Barbosa

Alexandre 36 posts

@alexandre.barbosa12 em 06/10/2025 às 16:08

As amarelas são terriveis

Foto do perfil de Fernando Santos Balrog

Fernando 76 posts

@fernando-santos-balr em 05/10/2025 às 21:07

A camisa do Senna foi a melhor 3 camisa na minha opinião discordem a vontade

Foto do perfil de Junior De Lima

Junior 1 post

@junior.de.lima em 05/10/2025 às 20:22

Essa é feia demais! Enquanto as outras, gosto da maioria.

Essa é feia demais! Enquanto as outras, gosto da maioria.