x
Fórum do Corinthians

Intervenção Judicial + Reforma no Estatuto + SAF

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Alex

Ranking: 1.739º

Alex 2.165 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 27/09/2025 às 16:29
Por Alex Silva (@alex.silva131)

Há muita discussão em torno da saída e salvação para o clube: intervenção militar, SAF e reforma do estatuto, e para o meu modo de ver entendo que eles não sejam conflitantes, explico a seguir:

- Para a SAF precisa de reforma do estatuto e para reforma do estatuto precisariamos confiar na competência e honestidade dos atuais dirigentes como o Romeu Tuma Jr e no seu dialogo com seus comparsas, outra opção seria a torcida organizada que pra mim caiu em descrédito em não protestar contra o Andrés Sanchez. Então, qual o caminho para a reforma do estatuto? Com quem dialogar?

- Quem crítica a intervenção judicial normalmente aponta o dano à imagem do clube perante o mercado: patrocinadores e investidores. Porém o que eles não se percebem é o dano que as recentes gestões já tem feito à imagem do clube!

Eu defendo medidas drásticas que inica pela intervenção judicial (com possível penalização criminal também), para tirar as ratazanas, a justiça deveria permitir o administrador temporário de convocar assembléia estatutária no clube, segundo passo é a reforma do estatuto que permita SAF no clube e terceiro passo é a possível ou não transformação em SAF no futuro, normalmente quem critica SAF o faz por dano à tradição do clube de ser o time do povo, temos a SAFIEL que propõe um modelo hibrido mas eu particularmente desconfio desse lema de 'time do povo' pois sempre cai em quem diz representar o povo, 'povo' é muita gente e funciona como bravata, adoraria um Sheik comprar o clube mas isso é discussão mais pra frente, num primeiro momento seria importante já termos um estatuto que permita e dê essa opção de gestão mais moderna.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhores respostas

Foto do perfil de José Balera

José 4 posts

@jose-balera1 em 28/09/2025 às 08:40

Vai precisar cair novamente para tomarem providência. Não temos como confiar nas organizadas para mudar o clube, são dependentes da corja estabelecida. SAF antes que desmorone de vez, chega de vergonha.

Foto do perfil de Daniel Ferro

Daniel 66 posts

@daniel.ferro em 28/09/2025 às 10:59

Chegou-se no ponto de parar tudo e intervir.

Questão de tempo para desmoronar tudo isso

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Henrique Ellenrieder

Ranking: 1.541º

Henrique 2.437 posts

@henrique.ellenrieder em 30/09/2025 às 12:17

O caminho é por aí mesmo.

Mas mesmo com intervenção judicial, retirada do poder das mãos das ratazanas e um administrador temporário pra reforma estatutária e tal, posteriormente talvez ainda seja necessária alguma forma de injeção financeira, já que mesmo com a arrecadação bilionária anual, a dívida é muito alta.

Mas saf me preocupa, porque além da questão de tradições do clube, digamos que um dono bem intencionado algum dia venha a falecer ou queira revender a saf e o clube vá parar na mão de administradores ruins, por exemplo. É uma dentre muitas hipóteses possíveis de acontecer, que seria péssimo. Então não podemos correr esse risco.

Um exemplo de entrada de dinheiro poderia ser vendendo 49% de patrimônios do clube, como a arena, o CT, o psj,...

Uma saf teria que ser MUITO bem pensada pra garantia de nunca ter o risco de ficar na mão de administrador ruim.

Eu entendo o sentimento de quem diz 'qualquer coisa é melhor do que quem administra hoje', mas não dá pra aceitar qualquer coisa só porque hoje tá assim. Se queremos melhorar, que busquemos ser os melhores.

Foto do perfil de Belo Cleiton

Ranking: 101º

Belo 15.836 posts

@belo-cleiton em 30/09/2025 às 11:45

Sonho

Foto do perfil de Mauricio De Oliveira Miyashiro

Mauricio 42 posts

@mauricio.de.oliveir3 em 29/09/2025 às 06:24

Romeu Tuma é Renovação e Transparência. Se dependermos dele e do Osmar Stabile, a tendência é piorar. A Organizada vive as custas do clube, por isto não querem a SAF. Acabaria a mamata deles e também acabaria a roubalheira. Por isto nem os conselheiros e a organizada querem SAF. Intervenção judicial seria ótimo, mas quem estaria disposto a fazer isto?

Foto do perfil de Fabio Francisco Barbosa Dos Prazeres Das Chagas

Ranking: 4º

Fabio 72.772 posts

@caachorrodoido em 29/09/2025 às 00:31

Primeiro e único acertadisimo passo: Intervenção judicial

Publicidade

Foto do perfil de J@a Corinthians

Ranking: 215º

J@a 10.733 posts

@joaquim em 29/09/2025 às 00:16

Espera uma Intervenção?

4 dias rolando uma petição e nem 5 mil assinaturas.

Não dá para ter esperança alguma. Com todo esse apoio qual vai ser a força do MP? Depois reclamam que nada acontece.

Foto do perfil de Jonatas Costa

Ranking: 4.727º

Jonatas 693 posts

@jonatas.costa em 28/09/2025 às 23:06

Reforma total do estatuto é a única esperança!

Foto do perfil de André Cavalcante

Ranking: 5.319º

André 595 posts

@andre-cavalcante1 em 28/09/2025 às 23:02

Assinei a petição de intervenção judicial no Corinthians

Foto do perfil de Viúvart

Ranking: 1.132º

Viúvart 3.251 posts

@iroldi em 28/09/2025 às 22:45

Demônio de Andrés ter deixado bilhões em dívida, roubado cartão e estar participando de reuniões ainda, desisto disso, só volto quando virar SAF ou toda essa corja maldit@ for expulsa