x
Fórum do Corinthians

A verdade que ninguém diz sobre a Libertadores

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Shank

Ranking: 787º

Shank 4.402 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 04/02/2023 às 12:35
Por Shank Jr (@shankjr)

Libertadores é muito antiga, e na maior parte da sua história não valia NADA.

Se bobear pagava menos que Paulista, por exemplo. Pra jogar Libertadores o time tinha prejuízo pelas viagens longas e hospedagem.

Por ao menos 2 décadas, o Corinthians disputava e vencia os campeonatos mais prestigiados.

A Libertadores só ganhou fama por ser o título que o Corinthians não tinha. E sim, somos fortes assim.

Depois que ganhou fama, só na última década passou a pagar bem.

Hoje tem tópico fixado enaltecendo os clubes que mais venceram lá. Ignorando a história real por trás.

Aí fica fácil analisar toda a história e culpar o clube. Mas a maior parte da história dela foi muito diferente do que é hoje.

Existe uma imprensa suja que diminui os estaduais e enaltece Libertadores, por exemplo. Porque por muitas décadas, os estaduais eram o campeonato mais prestigiado, que a torcida mais queria.

E no Paulista a gente dominou. Aí tentam diminuir o peso dessas conquistas e enaltecer os clubes que ficaram com títulos de segundo escalão.

E parte da torcida vai na onda.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhores respostas

Foto do perfil de Carlos Luis

Ranking: 255º

Carlos 9.729 posts

@luis.carlos.coringao em 04/02/2023 às 13:09

Libertadores virou algo mais importante ali por 93-95. Antes disso não era tanta prioridade assim.

Foto do perfil de Felipe Felipe Felipe

Ranking: 46º

Felipe 24.980 posts

@felipefelipe em 04/02/2023 às 13:51

Sem contar que o contexto atual da Libertadores proporciona maiores intervalos de tempo entre os jogos. Tem o ano todo pra jogar.

Atualmente se o clube estiver bem tem total condições de ganhar um campeonato nacional e a Libertadores junto, algo quase que impossível a 10 anos atrás.

Quase que todo campeão agora consegue fazer o torneio invicto e ainda terminar o brasileiro no G4. Muito diferente de quando a gente jogava que era uma carreira, com viagens uma em cima da outra.

O papo da invencibilidade vai ficar defasado também, sem considerar esse contexto.

Desde o Grêmio com o Renato Gaúcho, essa nova disposição dos clubes nos torneios começou a mudar.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Pedro Henrique Pontual Viana

Ranking: 3.071º

Pedro 1.186 posts

@pedro.henrique.pontu em 05/02/2023 às 21:44

'A Libertadores só ganhou fama por ser o título que o Corinthians não tinha. E sim, somos fortes assim.'

N força amigo, beleza a Libertadores começou a se valorizar mais no Brasil a partir da de cada 80 mas falar que é pq o Corinthians n tinha sendo que um monte n tinha também é maluquice tiosinho

Foto do perfil de Ws Lhp

Ranking: 1.482º

Ws 2.516 posts

@fiel.tucuruvi em 05/02/2023 às 17:44

Que temos pouca tradição em Libertadores e participações pífias, todo mundo sabe,..

Mas só dois 'pequenos' detalhes que esqueceu de dizer e considerar.

Na Argentina, Boca e River, tem quase que exclusividade em participações nas Libertadores. Nunca tiveram dificuldade em se classificar para participar, assim como, no Uruguai, que só tem Nacional e Penharol.

No Paraguai, Olimpia e Cerro Portenho.. Até, times de outros países sem tanta tradição..

Já no Brasil, por muitos anos, apenas o Campeão e vice, participavam.

Além disso, seria mais correto, fazer a média de vitórias, por participações. Isso chama-se, proporcionalidade...

Foto do perfil de Tatiane Prado

Ranking: 118º

Tatiane 495 posts

@tatiane-prado em 05/02/2023 às 17:26

A postura dos clubes brasileiros mudou depois do 2 títulos do São Paulo, Grêmio, Cruzeiro Vasco e Palmeiras, (nos anos 90)se priorizou menos os títulos estaduais, a partir da exposição das marcas a nível mundial

É uma visão real falar isso

Foto do perfil de Fabrício Bernardes

Ranking: 3.556º

Fabrício 997 posts

@fabricio.bernardes1 em 05/02/2023 às 00:25

Parceiro ESQUECE estadual não vale mais nada. O que vale hoje é Libertadores e pronto. Temos que voltar a ganhar e ponto final.

Publicidade

Foto do perfil de Striker Eureka

Ranking: 4.792º

Striker 683 posts

@paulo.vitor38 em 04/02/2023 às 22:00

Isso é algo muito difícil do torcedor atual entender.

Historiadores mostram que antigamente, antes do campeonato brasileiro ser criado e valorizado, os regionais valiam mais do que qualquer coisa, e o Corinthians era o maior campeão.

Libertadores, na época do Pelé, por exemplo, era só mais um troféuzinho, mas como o Santos tinha mentalidade de ganhar tudo que disputa, acabou ganhando 2.

Só começou a ser supervalorizada como é hoje depois do SP ter ganho 2 seguidas.

Foto do perfil de Leandro Gama

Ranking: 1.701º

Leandro 2.205 posts

@leandro.gama em 04/02/2023 às 21:46

A Copa do Brasil não pagava tão bem e sempre foi importante. Não é o valor da premiação que valoriza um campeonato. A verdade é que nunca soubemos jogar a Libertadores, e sempre tivemos times que se desmanchavam rápido. Quando mantivemos uma base, ganhamos.

Foto do perfil de Nightwolf 0

Ranking: 1.361º

Nightwolf 2.743 posts

@nightwolf0 em 04/02/2023 às 20:53

Enquanto existirem torcedores de cope eterno tentando menosprezar a Libertadores pelo fato do Corinthians ser patético fora do Brasil, o time continuará sendo um nada fora do continente.

''mimimi só valeu quando sp ganhou, só nos anos 90''

Antes do São Paulo, Santos era bicampeão nos 60, Palmeiras tinha 3 vices, Internacional e o próprio sp 1 vice anterior, Grêmio e Flamengo com título nos 80, Cruzeiro com título e vice nos 70.

Times grandes nacionalmente, disputavam a libera pois ganhavam campeonatos brasileiros desde os robertões até a unificação dos anos 70, Corinthians até 1991 só tinha disputado 2 Libertadores em 28 anos.

Consegue entender isso?

Time sem a microscópica tradição internacional desde sempre e com uma grande parte da torcidinha lunática que adora fazer ginástica mental ao invés de admitir esse fracasso e fazer com o que o clube seja relevante fora do Brasil.

Foto do perfil de Carlos Augusto

Ranking: 178º

Carlos 11.652 posts

@carlos.augusto66 em 04/02/2023 às 20:46

Não mete o louco para passar pano para os jogadores que pipocaram vestindo a camisa do Corinthians na Libertadores, não se esqueça que nosso time só foi ganhar um nacional em 90, ou vai falar também que não prestava na época, aceita que nós não temos tradição internacional e bora correr atrás...