Deixe seu comentário
Melhores respostas
@luis.carlos.coringao em 04/02/2023 às 13:09
Libertadores virou algo mais importante ali por 93-95. Antes disso não era tanta prioridade assim.
@felipefelipe em 04/02/2023 às 13:51
Sem contar que o contexto atual da Libertadores proporciona maiores intervalos de tempo entre os jogos. Tem o ano todo pra jogar.
Atualmente se o clube estiver bem tem total condições de ganhar um campeonato nacional e a Libertadores junto, algo quase que impossível a 10 anos atrás.
Quase que todo campeão agora consegue fazer o torneio invicto e ainda terminar o brasileiro no G4. Muito diferente de quando a gente jogava que era uma carreira, com viagens uma em cima da outra.
O papo da invencibilidade vai ficar defasado também, sem considerar esse contexto.
Desde o Grêmio com o Renato Gaúcho, essa nova disposição dos clubes nos torneios começou a mudar.
Publicidade
Últimas respostas
@pedro.henrique.pontu em 05/02/2023 às 21:44
'A Libertadores só ganhou fama por ser o título que o Corinthians não tinha. E sim, somos fortes assim.'
N força amigo, beleza a Libertadores começou a se valorizar mais no Brasil a partir da de cada 80 mas falar que é pq o Corinthians n tinha sendo que um monte n tinha também é maluquice tiosinho
@fiel.tucuruvi em 05/02/2023 às 17:44
Que temos pouca tradição em Libertadores e participações pífias, todo mundo sabe,..
Mas só dois 'pequenos' detalhes que esqueceu de dizer e considerar.
Na Argentina, Boca e River, tem quase que exclusividade em participações nas Libertadores. Nunca tiveram dificuldade em se classificar para participar, assim como, no Uruguai, que só tem Nacional e Penharol.
No Paraguai, Olimpia e Cerro Portenho.. Até, times de outros países sem tanta tradição..
Já no Brasil, por muitos anos, apenas o Campeão e vice, participavam.
Além disso, seria mais correto, fazer a média de vitórias, por participações. Isso chama-se, proporcionalidade...
@tatiane-prado em 05/02/2023 às 17:26
A postura dos clubes brasileiros mudou depois do 2 títulos do São Paulo, Grêmio, Cruzeiro Vasco e Palmeiras, (nos anos 90)se priorizou menos os títulos estaduais, a partir da exposição das marcas a nível mundial
É uma visão real falar isso
@fabricio.bernardes1 em 05/02/2023 às 00:25
Parceiro ESQUECE estadual não vale mais nada. O que vale hoje é Libertadores e pronto. Temos que voltar a ganhar e ponto final.
Publicidade
@paulo.vitor38 em 04/02/2023 às 22:00
Isso é algo muito difícil do torcedor atual entender.
Historiadores mostram que antigamente, antes do campeonato brasileiro ser criado e valorizado, os regionais valiam mais do que qualquer coisa, e o Corinthians era o maior campeão.
Libertadores, na época do Pelé, por exemplo, era só mais um troféuzinho, mas como o Santos tinha mentalidade de ganhar tudo que disputa, acabou ganhando 2.
Só começou a ser supervalorizada como é hoje depois do SP ter ganho 2 seguidas.
@leandro.gama em 04/02/2023 às 21:46
A Copa do Brasil não pagava tão bem e sempre foi importante. Não é o valor da premiação que valoriza um campeonato. A verdade é que nunca soubemos jogar a Libertadores, e sempre tivemos times que se desmanchavam rápido. Quando mantivemos uma base, ganhamos.
@nightwolf0 em 04/02/2023 às 20:53
Enquanto existirem torcedores de cope eterno tentando menosprezar a Libertadores pelo fato do Corinthians ser patético fora do Brasil, o time continuará sendo um nada fora do continente.
''mimimi só valeu quando sp ganhou, só nos anos 90''
Antes do São Paulo, Santos era bicampeão nos 60, Palmeiras tinha 3 vices, Internacional e o próprio sp 1 vice anterior, Grêmio e Flamengo com título nos 80, Cruzeiro com título e vice nos 70.
Times grandes nacionalmente, disputavam a libera pois ganhavam campeonatos brasileiros desde os robertões até a unificação dos anos 70, Corinthians até 1991 só tinha disputado 2 Libertadores em 28 anos.
Consegue entender isso?
Time sem a microscópica tradição internacional desde sempre e com uma grande parte da torcidinha lunática que adora fazer ginástica mental ao invés de admitir esse fracasso e fazer com o que o clube seja relevante fora do Brasil.
@carlos.augusto66 em 04/02/2023 às 20:46
Não mete o louco para passar pano para os jogadores que pipocaram vestindo a camisa do Corinthians na Libertadores, não se esqueça que nosso time só foi ganhar um nacional em 90, ou vai falar também que não prestava na época, aceita que nós não temos tradição internacional e bora correr atrás...