x
Fórum do Corinthians

A Intervenção no Corinthians já aconteceu

Foto do perfil de Luis

Ranking: 2.787º

Luis 1.326 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/06/2026 às 10:13
Por Luis Roberto de Vasconcellos (@luis.perez)

Manuel Correcher tornara-se muito querido e admirado pelos associados corinthianos em geral. Era comunicativo, popular, entendia as aspirações da torcida e se misturava a ela com simplicidade e cordialidade. No futebol, não se podia exigir nada melhor: um belíssimo tricampeonato, jogadores esbanjando categoria... O que mais querer? Pois é, mas exatamente no ano de 1941 que o Corinthians enfrentou uma de suas maiores crises políticas, provocada pela falta de discernimento de apenas 17 conselheiros de um total de 120! Luta de grupos...panela fervendo e espumando no conselho... Desavenças... Gente de fora metendo o bedelho. Correcher era espanhol, e uma lei federal baixada impedia que estrangeiros presidissem clubes esportivos. Com mandato até 31 de janeiro de 1941, foi afastado no dia 4 de janeiro, quando a Diretoria de Esportes do Estado de São Paulo decretou a Intervenção no clube.

Para interventor foi indicado o capitão do Exército Aírton Salgueiro de Freitas, que tomou posse no dia 7 de janeiro. O capitão Salgueiro fez um reunião com vários conselheiros no dia 10 para tentar a pacificação. Com isso conseguiu que todo o conselho renunciasse espontaneamente. Foi uma jogada bem arquitetada, inspirada pela Diretoria de Esportes do Estado de São Paulo, dirigida por Sílvio de Magalhães Padilha. A renúncia coletiva evitou que fossem tomadas medidas intervencionistas. Para os associados interessava uma pacificação que acabasse com o clima de guerra no clube. De qualquer forma, a intervenção surpreendeu porque o desempenho futebolístico era de alto nível.

Depois do capitão Salgueiro, assumiu Mário Henrique de Almeida, como delegado da Diretoria de Esportes do Estado de São Paulo. No campo não houve grande mudanças e os craques continuaram jogando o futebol que sabiam. Por fim, Pedro de Souza assumiu a presidência e encerrou os últimos resquícios de intervenção.

- Texto retirado do livro Coração Corinthiano, de Lourenço Diaféria.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhor resposta

Foto do perfil de Luis Roberto De Vasconcellos

Ranking: 2.787º

Luis 1.326 posts

@luis.perez em 24/06/2026 às 10:16

Observação: Pedro de Souza assumiu a presidência imposto ao chamado Conselho da Paz (criado pelos interventores) como último ato da Diretoria de Esportes do Estado de São Paulo.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Robson Gualda

Ranking: 14º

Robson 40.983 posts

@robson.gualda em 24/06/2026 às 15:30

Saf já

Foto do perfil de Fernando Zemetek

Ranking: 452º

Fernando 6.567 posts

@zemetek em 24/06/2026 às 13:03

Vlw Luiz

Jamais imaginaria que o CORINGÃO foi salvo dos Conselheiros lá nos primórdios da nossa História!

Foto do perfil de Phill James Wincler

Ranking: 861º

Phill 4.084 posts

@phill777 em 24/06/2026 às 11:43

O que mais precisa hoje é isso, alguém sem vinculo com o clube, chegar e fazer o que tem que ser feito, ai entra o marketing, clube bem gerido gera dividendos de propaganda maior e melhor.

Publicidade

Foto do perfil de Luis Roberto De Vasconcellos

Ranking: 2.787º

Luis 1.326 posts

@luis.perez em 24/06/2026 às 10:29

Eu comprei esse livro há mais de uma década na Estante Virtual.

Foto do perfil de Carbone Artilheiro

Ranking: 613º

Carbone 5.294 posts

@john-wallace-remanow em 24/06/2026 às 10:16

Em plena 2ª Guerra Mundial