x

Post de Luis no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Manuel Correcher tornara-se muito querido e admirado pelos associados corinthianos em geral. Era comunicativo, popular, entendia as aspirações da torcida e se misturava a ela com simplicidade e cordialidade. No futebol, não se podia exigir nada melhor: um belíssimo tricampeonato, jogadores esbanjando categoria... O que mais querer? Pois é, mas exatamente no ano de 1941 que o Corinthians enfrentou uma de suas maiores crises políticas, provocada pela falta de discernimento de apenas 17 conselheiros de um total de 120! Luta de grupos...panela fervendo e espumando no conselho... Desavenças... Gente de fora metendo o bedelho. Correcher era espanhol, e uma lei federal baixada impedia que estrangeiros presidissem clubes esportivos. Com mandato até 31 de janeiro de 1941, foi afastado no dia 4 de janeiro, quando a Diretoria de Esportes do Estado de São Paulo decretou a Intervenção no clube.

Para interventor foi indicado o capitão do Exército Aírton Salgueiro de Freitas, que tomou posse no dia 7 de janeiro. O capitão Salgueiro fez um reunião com vários conselheiros no dia 10 para tentar a pacificação. Com isso conseguiu que todo o conselho renunciasse espontaneamente. Foi uma jogada bem arquitetada, inspirada pela Diretoria de Esportes do Estado de São Paulo, dirigida por Sílvio de Magalhães Padilha. A renúncia coletiva evitou que fossem tomadas medidas intervencionistas. Para os associados interessava uma pacificação que acabasse com o clima de guerra no clube. De qualquer forma, a intervenção surpreendeu porque o desempenho futebolístico era de alto nível.

Depois do capitão Salgueiro, assumiu Mário Henrique de Almeida, como delegado da Diretoria de Esportes do Estado de São Paulo. No campo não houve grande mudanças e os craques continuaram jogando o futebol que sabiam. Por fim, Pedro de Souza assumiu a presidência e encerrou os últimos resquícios de intervenção.

- Texto retirado do livro Coração Corinthiano, de Lourenço Diaféria.

em Bate-Papo da Torcida > A Intervenção no Corinthians já aconteceu

Responder ao post do Luis

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de MRMUSIC

    Vivi pra ver isso

    Criado há 1 segundo por MRMUSIC

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Caramelo Coringão

    O clube mais citado na Copa até aqui

    Última resposta há 3 segundos por Carbone Artilheiro

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Eduardo da Silva

    CazéTV - Esta ruim a transmissão?

    Última resposta há 4 segundos por Fernando da Silva Martins Azevedo

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cr4z1

    Sem zoeira

    Última resposta há 12 segundos por Fernando Oliveira

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de John Titor

    Ou seja.. Ganhamos de 2 seleções que não vão nem classificar entre os 32? Confere produção?

    Última resposta há 32 segundos por Marcos Corinthians

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Lcs

    "Pedrinho é melhor que esse Vinícius Junior"

    Última resposta há 52 segundos por Tiago Mautone

    50respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kauê Teodoro

    Se o Memphis faz aqle gol...

    Última resposta há 59 segundos por Fernando Oliveira

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Esse negao do Japão

    Última resposta há 2 minutos por Haniel Sousa

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corneta .

    Brasil x Japão: Graças a Buda ele não foi convocado!

    Criado há 2 minutos por Corneta .

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fala Timao

    É hoje, no jogo do Brasil! Não esqueçam

    Última resposta há 3 minutos por Alex Ross

    33respostas

    acessar o tópico