Felipe Felipe Felipe
Sem contar que o contexto atual da Libertadores proporciona maiores intervalos de tempo entre os jogos. Tem o ano todo pra jogar.
Atualmente se o clube estiver bem tem total condições de ganhar um campeonato nacional e a Libertadores junto, algo quase que impossível a 10 anos atrás.
Quase que todo campeão agora consegue fazer o torneio invicto e ainda terminar o brasileiro no G4. Muito diferente de quando a gente jogava que era uma carreira, com viagens uma em cima da outra.
O papo da invencibilidade vai ficar defasado também, sem considerar esse contexto.
Desde o Grêmio com o Renato Gaúcho, essa nova disposição dos clubes nos torneios começou a mudar.
em Bate-Papo da Torcida > A verdade que ninguém diz sobre a Libertadores
Em resposta ao tópico:
Libertadores é muito antiga, e na maior parte da sua história não valia NADA.
Se bobear pagava menos que Paulista, por exemplo. Pra jogar Libertadores o time tinha prejuízo pelas viagens longas e hospedagem.
Por ao menos 2 décadas, o Corinthians disputava e vencia os campeonatos mais prestigiados.
A Libertadores só ganhou fama por ser o título que o Corinthians não tinha. E sim, somos fortes assim.
Depois que ganhou fama, só na última década passou a pagar bem.
Hoje tem tópico fixado enaltecendo os clubes que mais venceram lá. Ignorando a história real por trás.
Aí fica fácil analisar toda a história e culpar o clube. Mas a maior parte da história dela foi muito diferente do que é hoje.
Existe uma imprensa suja que diminui os estaduais e enaltece Libertadores, por exemplo. Porque por muitas décadas, os estaduais eram o campeonato mais prestigiado, que a torcida mais queria.
E no Paulista a gente dominou. Aí tentam diminuir o peso dessas conquistas e enaltecer os clubes que ficaram com títulos de segundo escalão.
E parte da torcida vai na onda.

