Márcio Rodrigues
Nunca vi uma torcida que tenta diminuir os títulos do próprio clube, .. é Corinthians campeão.. E acabou
em Bate-Papo da Torcida > O Paulistão já foi (mais) importante
Em resposta ao tópico:
Uma das coisas mais engraçadas da nossa torcida é essa Supervalorização do Campeonato Paulista. Muitos argumentam usando títulos de antigamente, como o de 77. E realmente esses títulos tem um peso histórico GIGANTESCO PARA AQLE CONTEXTO DÁ ÉPOCA.
O Campeonato Paulista até meados da década de 80/começo 90, tinha um peso muito grande, pois era o título de melhor clube do estado de São Paulo, que naqla época (e até hoje, mas não tanto) nadava de braçada comparado aos outros estados. Aqui sempre fomos o maior PIB per capta, sempre no top 3 em questões de infraestrutura e qualidade de vida. E por conta desses fatores econômicos, os clubes daqui sempre foram mais fortes que comparados a outros estados, mesmo os clubes médios/pequenos. Por exemplo: Uma Ponte Preta antigamente com o poder que tinha, se jogasse o campeonato Matogrossense seria uma dinastia, pelo poder econômico e infraestrutura que ela tinha comparado a clubes dessa região.
Antigamente existiam campeonatos de âmbito nacional, mas n tinham o prestígio que os campeonatos estaduais tinham, principalmente, o Paulista (muito menos a organização). Hoje em dia, com o futebol nacional 'desenvolvido' e com clubes de outros estados (infelizmente) mais 'simples' que São Paulo, você ser campeão do Paulista, não significa que você é o melhor clube do país como antigamente! É ser campeão de um título regional tradicional. Ponto.
Não estou menosprezando pelo fato do time da Barra Funda ter sido campeão ontem, só estou mostrando fatos que o campeonato Paulista não tem o msm peso que antigamente, coisa que boa parte da nossa torcida NÃO CONSEGUE ACEITAR.


