x
Fórum do Corinthians

O Paulistão já foi (mais) importante

Foto do perfil de Kauê

Ranking: 7.459º

Kauê 353 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 09/03/2026 às 13:10
Por Kauê Teodoro (@kaue-teodoro3)

Uma das coisas mais engraçadas da nossa torcida é essa Supervalorização do Campeonato Paulista. Muitos argumentam usando títulos de antigamente, como o de 77. E realmente esses títulos tem um peso histórico GIGANTESCO PARA AQLE CONTEXTO DÁ ÉPOCA.

O Campeonato Paulista até meados da década de 80/começo 90, tinha um peso muito grande, pois era o título de melhor clube do estado de São Paulo, que naqla época (e até hoje, mas não tanto) nadava de braçada comparado aos outros estados. Aqui sempre fomos o maior PIB per capta, sempre no top 3 em questões de infraestrutura e qualidade de vida. E por conta desses fatores econômicos, os clubes daqui sempre foram mais fortes que comparados a outros estados, mesmo os clubes médios/pequenos. Por exemplo: Uma Ponte Preta antigamente com o poder que tinha, se jogasse o campeonato Matogrossense seria uma dinastia, pelo poder econômico e infraestrutura que ela tinha comparado a clubes dessa região.

Antigamente existiam campeonatos de âmbito nacional, mas n tinham o prestígio que os campeonatos estaduais tinham, principalmente, o Paulista (muito menos a organização). Hoje em dia, com o futebol nacional 'desenvolvido' e com clubes de outros estados (infelizmente) mais 'simples' que São Paulo, você ser campeão do Paulista, não significa que você é o melhor clube do país como antigamente! É ser campeão de um título regional tradicional. Ponto.

Não estou menosprezando pelo fato do time da Barra Funda ter sido campeão ontem, só estou mostrando fatos que o campeonato Paulista não tem o msm peso que antigamente, coisa que boa parte da nossa torcida NÃO CONSEGUE ACEITAR.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhor resposta

Foto do perfil de Jack Luiz

Ranking: 164º

Jack 12.054 posts

@jackson.luiz.silva.d em 09/03/2026 às 13:40

O Brasil todo sabe que os estaduais perderam importância, mas, não deixaram de ser título ganho, de revelar talentos e fazer parte do calendário. Levantar essa discussão, exatamente, após um título palmeirense, só serve para virar print e nos acusarem de desmerecer o título deles. Se fosse o Novorizontino, este fórum não existiria.

O paulista perdeu espaço, mas, ainda é o melhor estadual do país, e é um título legal.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Márcio José Rodrigues

Ranking: 29º

Márcio 31.173 posts

@marcio.rodrigues19 em 09/03/2026 às 14:29

Nunca vi uma torcida que tenta diminuir os títulos do próprio clube, .. é Corinthians campeão.. E acabou

Foto do perfil de Marcello Figueiredo

Ranking: 6º

Marcello 65.431 posts

@timao.sc em 09/03/2026 às 13:37

Tudo depende da importância que você dá

Foto do perfil de Balrog Da Fiel

Balrog 61 posts

@alan-augusto1 em 09/03/2026 às 13:24

Mano sempre esse papinho, pqp. Por isso dou razão para quem fala paulistinha, brasileiro e sua mania de desmerecer o trofeu dos outros pqp. Você tá se humilhando! Toda vez que você perde e fica nesse choro falando que o título não vale nada, os porcu fazem isso imaginem se eles não tivessem levado, estaria pegando fogo lá na barra funda. Então não adianta esse papo que título não vale, vale e vale muito!

Foto do perfil de Pedro Araujo

Ranking: 148º

Pedro 13.017 posts

@pedro.gonsales.de.ar em 09/03/2026 às 13:15

Pior que ficam malucos se falam a verdade do paulistinha. Os caras tem um culto desse campeonato. Ano passado teve nem comparação, comemorei muito mais a Copa do Brasil