x

Post de Rodolpho no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Você tem razão com relação a uma das reclamações do clube do Catar ao CAS. É citado no documento que o clube informou que não teve acesso aos outros contratos do Junior Dutra, mencionam claramente que no Brasil é comum a prática de contratos de direito de imagem como forma de vantagem fiscal e que, dependendo do contrato de direito de imagem, ele pode sim ser caracterizado como parte do salário e deveria ser deduzido pela FIFA do montante a ser pago ao atleta. O trecho segue abaixo:

No caso do Junior Dutra, o CAS não entrou nesse merito porque a decisão foi do pagamento do salário integral remanescente (sem dedução alguma).

Um das linhas de argumentação do Rojas será esta: os direitos de imagem faziam parte do salário e o montante atrasado foi substancial. Caso o entendimento da FIFA seja de que os direitos de imagem fazem parte sim do salário do atleta, ele teria direito sim a rescisão unilateral porque o montante atrasado é substancial (ver entendimento do CAS abaixo):

A FIFA julgou o artigo 10 do contrato (que falava sobre os direitos de ccompensação por encerramento do contrato) inválido devido à claúsula de indenização ao clube ser desproporcional, exercendo assim o entendimento da FIFA de dedução dos futuros salários do atleta do montante a ser pago pelo clube. No entanto, o CAS julgou que o artigo não poderia ser considerado 100% inválido somente por uma das claúsulas ser desproporcional, e estabeleceu que a claúsula de indenização do valor total do contrato ao atleta poseria sim ser considerada ainda válida e deveria ser aplicada (ver abaixo). Por isso eu falei que se tiver alguma clausula do tipo no contrato do Rojas estamos ferrados.

O que muitos aqui estão falando que foi um 'novo contrato' entre o Corinthians e o Rojas feito pelo Augusto, eu acho que foi meramente um acordo extrajudicial feito após a emissão da 'Warning Letter' que todo jogador tem que emitir para pedir rescisão unilateral na FIFA em caso de falta de pagamento. Esta notificação é obrigatória e requisito fundamental para se ter a rescisão aprovada no CAS, tá bem claro no documento. O Rojas já estava com tudo engatilhado pra sair, bastava um novo atraso (que ele sabia que ia vir, provavelmente) para já solciitar o encerramento do contrato na FIFA.

em Bate-Papo da Torcida > Caso Rojas - exemplo parecido julgado pelo Tribunal Arbitral do...

Em citação ao post:

O precedente é importante. Entretanto, pelo que pude perceber, o clube não apenas deixou de pagar o jogador, como o cancelou de fato, impedindo ele de exercer a profissão. A rescisão é tácita. Uma outra coisa que pude perceber foi a diferenciação no que seria devido ao jogador, em liquidação de seu crédito, entre o valor correspondente ao salário, remuneração do trabalho e direito de imagem. Anoto que o direito de imagem, não obstante seja um valor econômico, não diz respeito à contrapartida por trabalho. A natureza do direito de imagem é diversa da CLT. A questão é mencionada porque a informação dada pelo Avaí dizia respeito ao que o clube pagava como CLT, mas o clube do Catar entendia que deveria ser abatido também o montante devido por direito de imagem. O clube do Catar pretendia abater o que era devido ao Júnior Dutra por direito de imagem + clt. No que diz respeito ao Rojas, ele em nenhum momento foi impedido de exercer a profissão e vinha recebendo o que lhe era devido a título de CLT. A pendência, pelo que o Augusto Melo falou, é apenas com relação ao direito de imagem. A decisão da segunda instância levou em consideração apenas que o atleta não recebeu sua remuneração, deixando de abordar as questões relativas à outras causas que ensejaram a rescisão. Talvez eu esteja muito equivocado, mas a decisão trata de hipótese diversa da que está presente na relação negocial entre o Rojas e o Corinthians.

Responder ao post do Rodolpho

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Lucão da Fiel

    Sabe o que Messi, Cristiano Ronaldo, Mbappe e Haaland tem em comum?

    Última resposta há 7 segundos por ROSANA RSN

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de RC Timão

    Os nerds do fórum criando mitos

    Última resposta há 20 segundos por Luiz Alves Oliveira Júnior

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Roblox Neto

    Quem é fã do robozao deixa o laike 🤖👍

    Última resposta há 25 segundos por Kimbo Badd

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Joe Doe

    Corinthians faliu em todos os sentidos

    Última resposta há 37 segundos por Joe Doe

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fala Timao

    Saudosismo é doença

    Última resposta há 48 segundos por Augustos Prittori

    52respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Álex

    Assistindo o Sub-17 do Corinthians. Mano, o Moscardo já pode subir!

    Última resposta há 1 minuto por ROSANA RSN

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 2 minutos por Kimbo Badd

    36respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando Zemetek

    Recordistas da História do Corinthians em Gols Marcados (03/03)

    Última resposta há 2 minutos por ROSANA RSN

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SUPER CORINTHIANO

    Cristiano e messi

    Última resposta há 3 minutos por Marco Antônio

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Cássio mandrake

    Apenas apreciem

    Última resposta há 3 minutos por Marco Antônio

    3respostas

    acessar o tópico