x

Post de João no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

O precedente é importante. Entretanto, pelo que pude perceber, o clube não apenas deixou de pagar o jogador, como o cancelou de fato, impedindo ele de exercer a profissão. A rescisão é tácita. Uma outra coisa que pude perceber foi a diferenciação no que seria devido ao jogador, em liquidação de seu crédito, entre o valor correspondente ao salário, remuneração do trabalho e direito de imagem. Anoto que o direito de imagem, não obstante seja um valor econômico, não diz respeito à contrapartida por trabalho. A natureza do direito de imagem é diversa da CLT. A questão é mencionada porque a informação dada pelo Avaí dizia respeito ao que o clube pagava como CLT, mas o clube do Catar entendia que deveria ser abatido também o montante devido por direito de imagem. O clube do Catar pretendia abater o que era devido ao Júnior Dutra por direito de imagem + clt. No que diz respeito ao Rojas, ele em nenhum momento foi impedido de exercer a profissão e vinha recebendo o que lhe era devido a título de CLT. A pendência, pelo que o Augusto Melo falou, é apenas com relação ao direito de imagem. A decisão da segunda instância levou em consideração apenas que o atleta não recebeu sua remuneração, deixando de abordar as questões relativas à outras causas que ensejaram a rescisão. Talvez eu esteja muito equivocado, mas a decisão trata de hipótese diversa da que está presente na relação negocial entre o Rojas e o Corinthians.

em Bate-Papo da Torcida > Caso Rojas - exemplo parecido julgado pelo Tribunal Arbitral do...

Em citação ao post:

Procurando alguns casos no site da FIFA, me deparei com a ação entre Júnior Dutra (sim, ele mesmo!) contra o Al Arabi do Catar. O caso é parecido com o do Rojas, rescisão unilateral do contrato por três meses de salários atrasados. Para quem quiser ler, segue o link:

https://jurisprudence.tas-cas.org/Shared%20Documents/6533,%206539.pdf#search=Corinthians https://jurisprudence.tas-cas.org/Shared%20Documents/6533,%206539.pdf#search=Corinthians jurisprudence.tas-cas.org

Alguns pontos importantes:

- FIFA levou dois anos pra julgar. Atrasos salariais ocorreram em 2016, entrada na FIFA foi dada em 2017, com primeira sentença emitida em 2019.

- Clube foi inicialmente condenado a pagar os atrasados (com juros de 5% a.a.) e o valor total remanescente do contrato subtraido dos salários recebidos pelo Junior Dutra em clubes subsequentes. Nenhuma sanção esportiva ao clube foi aplicada.

- Ambas as partes recorrera ao CAS (Tribunal Arbitral do Esporte). Jogador queria a revisão do valor a ser pago (ou seja, não concordava com as deduções) e também exigia punição esportiva ao clube.

- Decisão do CAS saiu 1 ano depois (2020). Houve ganho de causa ao jogador, ou seja o clube deveria pagar o valor total remanescente do contrato (sem deduções dos salários futuros do atleta) porque no contrato original havia cláusula de pagamento total dos salários em caso de rescisão unilateral. Quanto a sanções esportivas ao clube, o CAS não deu razão ao atleta e manteve a decisão inicial da FIFA (argumento é que nenhum atleta tem ganho algum em requisitar punição esportiva a clubes em casos assim).

Resumindo:

(1) se em algum contrato assinado com o Rojas há cláusula de pagamento total dos valores do contrato em caso de rescisão unilateral por justa causa (falta de pagamentos, por exemplo) a gente se ferrou. A ingua paraguaia vai ganhar a causa e receber a bolada, nem que seja recorrendo ao CAS.

(2) Ações assim demoram a ser julgadas. Como o contrato do Rojas se encerra só em 2027, é provável que a decisão da FIFA sai só em 2026 ou 2027 mesmo.

(3) Não há certeza de punição esportiva ao Corinthians nesse caso. Até pelo histórico do clube na FIFA, é possível que não haja transferban.

Responder ao post do João

Réplicas desse post

Foto do perfil de Rodolpho

Rodolpho 7.131 posts

@rodolpho.o em 12/03/2024 às 17:48

Você tem razão com relação a uma das reclamações do clube do Catar ao CAS. É citado no documento que o clube informou que não teve acesso aos outros contratos do Junior Dutra, mencionam claramente que no Brasil é comum a prática de contratos de direito de imagem como forma de vantagem fiscal e que, dependendo do contrato de direito de imagem, ele pode sim ser caracterizado como parte do salário e deveria ser deduzido pela FIFA do montante a ser pago ao atleta. O trecho segue abaixo:

No caso do Junior Dutra, o CAS não entrou nesse merito porque a decisão foi do pagamento do salário integral remanescente (sem dedução alguma).

Um das linhas de argumentação do Rojas será esta: os direitos de imagem faziam parte do salário e o montante atrasado foi substancial. Caso o entendimento da FIFA seja de que os direitos de imagem fazem parte sim do salário do atleta, ele teria direito sim a rescisão unilateral porque o montante atrasado é substancial (ver entendimento do CAS abaixo):

A FIFA julgou o artigo 10 do contrato (que falava sobre os direitos de ccompensação por encerramento do contrato) inválido devido à claúsula de indenização ao clube ser desproporcional, exercendo assim o entendimento da FIFA de dedução dos futuros salários do atleta do montante a ser pago pelo clube. No entanto, o CAS julgou que o artigo não poderia ser considerado 100% inválido somente por uma das claúsulas ser desproporcional, e estabeleceu que a claúsula de indenização do valor total do contrato ao atleta poseria sim ser considerada ainda válida e deveria ser aplicada (ver abaixo). Por isso eu falei que se tiver alguma clausula do tipo no contrato do Rojas estamos ferrados.

O que muitos aqui estão falando que foi um 'novo contrato' entre o Corinthians e o Rojas feito pelo Augusto, eu acho que foi meramente um acordo extrajudicial feito após a emissão da 'Warning Letter' que todo jogador tem que emitir para pedir rescisão unilateral na FIFA em caso de falta de pagamento. Esta notificação é obrigatória e requisito fundamental para se ter a rescisão aprovada no CAS, tá bem claro no documento. O Rojas já estava com tudo engatilhado pra sair, bastava um novo atraso (que ele sabia que ia vir, provavelmente) para já solciitar o encerramento do contrato na FIFA.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Hugo Alves

    Conheci o Marcelo Paz

    Última resposta há 6 minutos por The Ombudsman

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Chato do Forum

    O Pessoal está descobrindo agora que os jogadores do Pep Guardiola são apenas Robôs

    Última resposta há 6 minutos por Joseph Schwalk Dias

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 7 minutos por Jorge Perna

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mosqueteiro

    França é o Brasil de 98-02-06

    Última resposta há 7 minutos por Leandro Ferreira da Silva

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jota Sampaio

    Cristiano Ronaldo é muito maior do que o Messi

    Última resposta há 7 minutos por Ryan Andreoli Marcandal

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Nicolas

    Messi ainda tem a seleção da Jordânia no 3 jogo kkkk

    Última resposta há 7 minutos por Vinicius

    26respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    E essa dos Enzos apagando a história kkkkkkkkk

    Última resposta há 7 minutos por Lucas ¨

    59respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de José Oliveira

    Senegal: lindo ver time tomando gol em saída de bola na área

    Última resposta há 42 minutos por Lucas Cren

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fábio Corinthiano

    Um jogador com 39 anos, que já conquistou tudo na vida, e ainda tem essa vontade de vencer...

    Última resposta há 42 minutos por Kimbo Badd

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Se pensar em quartas de final, esses serão os adversários :

    Última resposta há 1 hora por Luan Rodrigues

    6respostas

    acessar o tópico