x
Fórum do Corinthians

O problema parte da defesa

Foto do perfil de Plinio

Plinio 9 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 11/09/2020 às 17:40
Por Plinio Giongo (@plinio.giongo)

[MINHA OPINIÃO]

Eu acompanho o time do Corinthians, religiosamente, desde a queda da segunda divisão, vi os times serem montados por Mano Menezes, Tite, Carille e agora Tiago Nunes.

O jogo do Corinthians é fundamentando na saída pelos laterais, podem observar nos jogos que sempre os zagueiros procuram as opções pelos alas (principalmente Fagner). A partir desse ponto os zagueiros trocam passes lentos alternado os laterais para iniciar o ataque.

Os marcadores do time adversário reduzem os espaços forçando o Corinthians a jogar passes forçados do lateral para os pontos, esses que são forçados a jogar de costas a marcação para ultrapassagem dos laterais. Os ponteiros do time, que normalmente são franzinos, muitas vezes não conseguem fazer a parede para ultrapassagem dos laterais, vide Janderson, Mosquito, Leo Natel, Pedrino...Romero era um dos poucos que conseguia fazer esse papel, porém usava de catimba para sofrer a falta muitas vezes.

Para resolver esse problema, Tiago Nunes tentou puxar Cantillo para distribuir os passes se aproximando dos zagueiros, porém, Corinthians acaba sendo superado numericamente no meio, logo Luan (ou Araos) jogam com um marcação bem apertada sobre eles, acabando que o Corinthians sempre perde a bola fazendo esse tipo de jogada.

Todo time que minimamente estuda o Corinthians sabe que se deixar o Corinthians tocar a bola no campo de defesa e fechar as alas, eventualmente roubara a bola e achara os espaços.

Se observarem o jogo do Atletico-mg vs Corinthians, foi essa a mudança que Sampaoli fez para o segundo tempo daquela partida, deixar o Corinthians no campo de defesa tocando a bola e pressionar os laterais para roubar a bola e apostar nos erros de passe. Não deu outra, foi jogo que poderia ter terminado 7 a 2 pros donos da casa.

[SOLUÇÃO 01]Vejo um problema cronico no Corinthians por essa saída de bola, as soluções para isso seriam zagueiros rodarem a bola mais rapído e não ficarem tocando a bola com passividade na defesa. O técnico deveria cobrar mais essa questão.

https://www.meutimao.com.br/noticias-do-corinthians/316891/lateral-revela-que-guardiola-mostrava-videos-do-corinthians-para-ensinar-o-que-nao-se-deve-fazer Lateral revela que Guardiola mostrava vídeos do Corinthians para 'ensinar' o que não se deve fazer Lateral revela que Guardiola mostrava vídeos do Corinthians para 'ensinar' o que não se deve fazer Pep Guardiola é um dos maiores treinadores do mundo e ainda possui uma relação especial com o Corinthians. O técnico mostrava vídeos do jogo do Timão para... meutimao.com.br meutimao.com.br

Essa é uma matéria onde Guardiola fala justamente isso.

[SOLUÇÃO 02] Para o problema de saída, Corinthians poderia recuar na saída de bola a marcação do ataque, diversas vezes, vejo a linha de ataque corinthiana jogando muito próxima da área do outro time, há pouca compactação das linhas. Recuando as linhas, teriam espaço para lançamentos para os ponteiros, além do que, Jô poderia recuar para fazer a distribuição de bola junto do meia, que tiraria o peso do meia. Fazendo o recuo da linha ofensiva, faria com que os zagueiros adversários saissem mais da área e os laterais ficassem mais preocupados com os avanços dos ponteiros, assim dando mais espaço para avançar ofensivamente.

[SOLUÇÕES PARA POSIÇÃO]

Acredito que mesmo fazendo essa alternativas, Corinthians tem problemas com peças para execução. A zaga precisaria urgemente contratações de zagueiros com melhores passes e que fossem mais velozes para fazer recomposição, tanto Danilo Avelar quanto Gil são lentos e não conseguem nem dar combate nos espaços achados pra zaga.

Outra questão que acredito que Fagner seria bem melhor usado em campo como atacante, pelo nível de habilidade e velocidade, por isso Corinthians precisaria contratar um lateral direito para posição, para esquerda, acredito ser muito cedo para queimar Piton, mas deveria contratar um lateral regular para sombra, acredito que possua futuro.

Bem essa é MINHA OPINIÃO, não sou especialista e acho que essas seriam possíveis soluções para atual situação do Corinthians.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Matheus Assumpção

    Ao invés de discutirem quem é o melhor

    Última resposta há 18 segundos por ROSANA RSN

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fernando

    'A BATALHA DE ITAQUERA: a expulsão dos 300 conselheiros virou o 'grito de guerra'

    Última resposta há 3 minutos por Fernando

    34respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Cássio mandrake

    Apenas apreciem

    Última resposta há 6 minutos por Mosqueteiro

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Joe Doe

    Corinthians faliu em todos os sentidos

    Última resposta há 8 minutos por Nelson 77

    48respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Silvano

    Algum professor de geografia no fórum?

    Última resposta há 9 minutos por Corinthienzo Júnior

    23respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    Maradona, definitivamente, não era um "parça do Neymar"

    Última resposta há 14 minutos por Rodrigo Antonio

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fernando Zemetek

    Recordistas da história do Corinthians em gols marcados (03/03)

    Última resposta há 17 minutos por Eustratios Chryssopoulos

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Roblox Neto

    Parabéns ao gordao TV 👍

    Última resposta há 18 minutos por Rafael Oliveira Alves

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 22 minutos por Filipe Silva

    50respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de LEANdrO D OlivEirA

    OFF:Urgente:intervenção judicial no Vasco e Pedrinho afastado!

    Última resposta há 24 minutos por Manoel Corinthians

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Boa madrugada 🙌

    Última resposta há 27 minutos por ROSANA RSN

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luis Flavio Moraes

    LED Zeppelin é f.oda

    Última resposta há 27 minutos por ROSANA RSN

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Magno Amoreira

    Off: Flamengo e sua base em crise

    Última resposta há 28 minutos por Alexandre Monte Chellii

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Só raiz assistindo Colômbia x congo

    Última resposta há 29 minutos por Nicholas Moreno

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lcs

    A criançada tá ativa nesse fórum hein..

    Última resposta há 31 minutos por Marco Antônio

    12respostas

    acessar o tópico