Deixe seu comentário
Melhores respostas
@fernando-oliveira5 em 23/05/2026 às 20:04
Cada época tem momentos bons e momentos ruins.
Estabilidade financeira aos 18 anos, só se você tiver pais ricos e generosos com você. Mas tem muita coisa boa que nem precisa de dinheiro, de museus a música, shows gratuitos, viagens curtas sem luxo mas com amizades.
Se você tem saúde, isso é muito bom, pois tem força e disposição, fundamentais para tentar fazer o que quiser (esporte, empreender, trabalhar, passear, estudar, etc).
Leia muito, mas não essas baboseiras de auto ajuda ou best seller, leia clássicos, machado de assis e similares.
Sorria muito, por pequenas coisas e momentos, você leva isso para a sua vida afora.
A idade mais avançada, família formada, exigem mais responsabilidade, você muda a cabeça, e da mesma maneira vai ter momentos bons e ruins.
Não caia nas drogas, ilegais ou legais.
@flavio-colaco em 23/05/2026 às 19:56
Amigo.
O bom da vida já passou,
Se você não precisava ajudar a sustentar a casa, o melhor da vida vai dos 10 aos 15.
Depois a vida é só pancada
Publicidade
Últimas respostas
@pedro-henrique-amar1 em 24/05/2026 às 16:22
Tá, mas porque você anexou a imagem de um furry?
@jeferson.gomes9 em 24/05/2026 às 16:05
Não muda nada, você só fica mais velho daqui pra frente. As suas dúvidas e confusões muito provavelmente vão te acompanhar até a velhice (no mínimo).
Você pode apenas ter uma 'margem' de tranquilidade maior com muito esforço, mas talvez nunca tenha uma plena tranquilidade.
@jackson.luiz.silva.d em 24/05/2026 às 16:00
Até os 18 a gente não tem tantas responsabilidades e a diversão é mais frequente, escola, futebol...sempre tem amigos novos...
Depois começa a trabalhar, as amizades diminuem, a vida social também, vem casamento, contas e com o passar dos anos as mortes também fazem parte. A gente para de receber convites para casamentos e churrascos e passa a receber anúncios de velórios...
São fases!
A melhor é essa mesmo...com todos os defeitos, mas, é a melhor! Eu não tinha um real no bolso, era magrelo, seco, não pegava ninguém, mas, se pudesse, voltaria aos 18 sem pensar duas vezes.
@samuel.manfio em 24/05/2026 às 15:08
Tudo depende da família que você vem...
Se rico, a vida é toda boa.
Se pobre, depois dos 20 fica difícil... Estudo, trabalho, contas, relacionamentos... Tudo isso sendo pobre é f0da, ainda mais se for homem, pois tem que ser o 'provedor'.
Eu como pobre, digo sem dúvidas que os melhores momentos da minha vida foi dos 13 aos 20.
Hoje tenho 28 e meus últimos 4 anos foram dureza pra (sobre)viver.
Publicidade
@john-wallace-remanow em 24/05/2026 às 13:55
Garoto com 18 anos se lascando e falam pra ele que é a 'melhor fase da vida'? Bando de saudosista chorão kkkkkkk
@newton Apoiador em 24/05/2026 às 12:20
É meu caro essa é uma pergunta filosófica, cada vida e cada pessoa é uma existência diferente, então não existe um absoluto sobre qual época é a melhor.
Porem, vou falar da minha experiência na minha vida.
Já antecipo que a melhor época da minha vida foi sem sombra de dúvidas e com folga até meus 18 anos.
Eu tenho 37 anos agora e vivi uma vida relativamente boa sem muitos problemas. Particularmente, conheço bem poucas pessoas que tem vidas mais divertidas, completas e variadas ou dinâmicas depois dos 20 anos.
A exceção sendo pessoas que mudaram completamente a situação que viviam para melhor. Por exemplo alguém que passava por dificuldades e conseguiu explodir em alguma área que além de tudo gosta, ou alguém que tinha questões familiares, como uma família muito rígida, abusiva ou que crie um ambiente ruim em casa e a mudança para a vida adulta te permite sair disto e criar sua própria realidade ou regras.
No meu caso e na maioria das pessoas que conheço, a infância e vida jovem - vida até os 20 ou 21 anos - é o momento de maior liberdade, simplicidade, alegria, qualidade física e psicológica de uma pessoa.
Um momento onde se da mais valor as pequenas coisas e encontra diversão, felicidade e conquistas em pequenas coisas, como simplesmente dar a volta no quarteirão para pegar a bola que caiu no vizinho, ir almoçar ou tomar uma ilegalmente depois da aula. Uma época que se tem tempo e disposição para usar o seu tempo basicamente da maneira que você quiser.
A minha vida adulta e da maioria das pessoas a minha volta, especialmente depois de começar a trabalhar, se tornou uma repetição diária de tarefas para os outros e de cada vez menos tempo e mais preocupação com o próprio sustento e status.
A maioria precisa acordar cedo para trabalhar 8 horas por dia (fora pelo menos uma hora para ir e uma hora para voltar) e volta pra casa de noite já cansado e tem pouco tempo para outras coisas. Vive na expectativa do fim de semana.
A maioria dos meus amigos parou de jogar bola, os que continuaram agora só conseguem jogar uma vez por semana (como eu), boa parte ficou gordo, mais lento, vários perderam o cabelo, só sabem falar de trabalho e mudaram o foco do que é importante para eles.
Juntar a galera por qualquer motivo como simplesmente jogar um vídeo game, comer algo, tomar uma cerveja ou simplesmente para jogar conversa fora e rir, é cada vez mais difícil e requer organização e marcar as coisas com antecedência...
Não me entenda mal, não estou dizendo que a vida é ruim ou um sofrimento.
É só que eu não consigo de maneira nenhuma comparar as duas épocas. Elas são completamente diferentes em todos os termos para mim e eu fui muito mais feliz e completo até os 18. Por isto, absolutamente não me arrependo de ter aproveitado bastante e feito o máximo que podia daquela época.
@tone-martone em 24/05/2026 às 12:15
A vida é curta! Então, curta sua vida!
@gilmar.fuba Apoiador em 24/05/2026 às 12:15
Melhor época da minha vida foi dos 20 aos 30. Ganhava o meu dinheirinho e não tinha as contas que tenho hoje nem era tudo caríssimo como é hoje