x
Fórum do Corinthians

A vida melhora depois dos 20 ou piora?

Foto do perfil de Manoel

Ranking: 102º

Manoel 15.764 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 23/05/2026 às 19:50
Por Manoel Corinthians (@brutal-chad)

A vida melhora depois dos 20 ou piora?

Fala galera, tenho 18 anos, estou confuso com a vida, não tenho estabilidade financeira, estudo quase o dia todo e pouco tenho me relacionado com garotas, mas hoje eu estava vendo um vídeo sobre uma festa que teve, e um cara nos comentários disse 'Época boa que não volta mais, aproveitem garotos!' Aí eu fico me perguntando será que a melhor fase da vida é agora? E se for daqui pra frente só vai piorar? Vocês que já tem uma vida mais estabelecida, concordam com isso ou acham que são mais felizes agora?

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhores respostas

Foto do perfil de Fernando Oliveira

Ranking: 2.890º

Fernando 1.275 posts

@fernando-oliveira5 em 23/05/2026 às 20:04

Cada época tem momentos bons e momentos ruins.

Estabilidade financeira aos 18 anos, só se você tiver pais ricos e generosos com você. Mas tem muita coisa boa que nem precisa de dinheiro, de museus a música, shows gratuitos, viagens curtas sem luxo mas com amizades.

Se você tem saúde, isso é muito bom, pois tem força e disposição, fundamentais para tentar fazer o que quiser (esporte, empreender, trabalhar, passear, estudar, etc).

Leia muito, mas não essas baboseiras de auto ajuda ou best seller, leia clássicos, machado de assis e similares.

Sorria muito, por pequenas coisas e momentos, você leva isso para a sua vida afora.

A idade mais avançada, família formada, exigem mais responsabilidade, você muda a cabeça, e da mesma maneira vai ter momentos bons e ruins.

Não caia nas drogas, ilegais ou legais.

Foto do perfil de Jaspion Jiraya

Ranking: 6.834º

Jaspion 404 posts

@flavio-colaco em 23/05/2026 às 19:56

Amigo.

O bom da vida já passou,

Se você não precisava ajudar a sustentar a casa, o melhor da vida vai dos 10 aos 15.

Depois a vida é só pancada

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Pedro Henrique Amaral Gonçalves

Ranking: 2.922º

Pedro 1.262 posts

@pedro-henrique-amar1 em 24/05/2026 às 16:22

Tá, mas porque você anexou a imagem de um furry?

Foto do perfil de Jeferson Gomes

Ranking: 1.217º

Jeferson 3.037 posts

@jeferson.gomes9 em 24/05/2026 às 16:05

Não muda nada, você só fica mais velho daqui pra frente. As suas dúvidas e confusões muito provavelmente vão te acompanhar até a velhice (no mínimo).

Você pode apenas ter uma 'margem' de tranquilidade maior com muito esforço, mas talvez nunca tenha uma plena tranquilidade.

Foto do perfil de Jack Luiz

Ranking: 164º

Jack 12.074 posts

@jackson.luiz.silva.d em 24/05/2026 às 16:00

Até os 18 a gente não tem tantas responsabilidades e a diversão é mais frequente, escola, futebol...sempre tem amigos novos...

Depois começa a trabalhar, as amizades diminuem, a vida social também, vem casamento, contas e com o passar dos anos as mortes também fazem parte. A gente para de receber convites para casamentos e churrascos e passa a receber anúncios de velórios...

São fases!

A melhor é essa mesmo...com todos os defeitos, mas, é a melhor! Eu não tinha um real no bolso, era magrelo, seco, não pegava ninguém, mas, se pudesse, voltaria aos 18 sem pensar duas vezes.

Foto do perfil de Samuel Manfio

Ranking: 2.058º

Samuel 1.853 posts

@samuel.manfio em 24/05/2026 às 15:08

Tudo depende da família que você vem...

Se rico, a vida é toda boa.

Se pobre, depois dos 20 fica difícil... Estudo, trabalho, contas, relacionamentos... Tudo isso sendo pobre é f0da, ainda mais se for homem, pois tem que ser o 'provedor'.

Eu como pobre, digo sem dúvidas que os melhores momentos da minha vida foi dos 13 aos 20.

Hoje tenho 28 e meus últimos 4 anos foram dureza pra (sobre)viver.

Publicidade

Foto do perfil de Carbone Artilheiro

Ranking: 610º

Carbone 5.313 posts

@john-wallace-remanow em 24/05/2026 às 13:55

Garoto com 18 anos se lascando e falam pra ele que é a 'melhor fase da vida'? Bando de saudosista chorão kkkkkkk

Foto do perfil de Newton Thisted De Andrade E Silva

Ranking: 677º

Newton 4.948 posts

@newton Apoiador em 24/05/2026 às 12:20

É meu caro essa é uma pergunta filosófica, cada vida e cada pessoa é uma existência diferente, então não existe um absoluto sobre qual época é a melhor.

Porem, vou falar da minha experiência na minha vida.

Já antecipo que a melhor época da minha vida foi sem sombra de dúvidas e com folga até meus 18 anos.

Eu tenho 37 anos agora e vivi uma vida relativamente boa sem muitos problemas. Particularmente, conheço bem poucas pessoas que tem vidas mais divertidas, completas e variadas ou dinâmicas depois dos 20 anos.

A exceção sendo pessoas que mudaram completamente a situação que viviam para melhor. Por exemplo alguém que passava por dificuldades e conseguiu explodir em alguma área que além de tudo gosta, ou alguém que tinha questões familiares, como uma família muito rígida, abusiva ou que crie um ambiente ruim em casa e a mudança para a vida adulta te permite sair disto e criar sua própria realidade ou regras.

No meu caso e na maioria das pessoas que conheço, a infância e vida jovem - vida até os 20 ou 21 anos - é o momento de maior liberdade, simplicidade, alegria, qualidade física e psicológica de uma pessoa.

Um momento onde se da mais valor as pequenas coisas e encontra diversão, felicidade e conquistas em pequenas coisas, como simplesmente dar a volta no quarteirão para pegar a bola que caiu no vizinho, ir almoçar ou tomar uma ilegalmente depois da aula. Uma época que se tem tempo e disposição para usar o seu tempo basicamente da maneira que você quiser.

A minha vida adulta e da maioria das pessoas a minha volta, especialmente depois de começar a trabalhar, se tornou uma repetição diária de tarefas para os outros e de cada vez menos tempo e mais preocupação com o próprio sustento e status.

A maioria precisa acordar cedo para trabalhar 8 horas por dia (fora pelo menos uma hora para ir e uma hora para voltar) e volta pra casa de noite já cansado e tem pouco tempo para outras coisas. Vive na expectativa do fim de semana.

A maioria dos meus amigos parou de jogar bola, os que continuaram agora só conseguem jogar uma vez por semana (como eu), boa parte ficou gordo, mais lento, vários perderam o cabelo, só sabem falar de trabalho e mudaram o foco do que é importante para eles.

Juntar a galera por qualquer motivo como simplesmente jogar um vídeo game, comer algo, tomar uma cerveja ou simplesmente para jogar conversa fora e rir, é cada vez mais difícil e requer organização e marcar as coisas com antecedência...

Não me entenda mal, não estou dizendo que a vida é ruim ou um sofrimento.

É só que eu não consigo de maneira nenhuma comparar as duas épocas. Elas são completamente diferentes em todos os termos para mim e eu fui muito mais feliz e completo até os 18. Por isto, absolutamente não me arrependo de ter aproveitado bastante e feito o máximo que podia daquela época.

Foto do perfil de Tone Martone

Ranking: 5.503º

Tone 569 posts

@tone-martone em 24/05/2026 às 12:15

A vida é curta! Então, curta sua vida!

Foto do perfil de Gilmar Fubá

Ranking: 766º

Gilmar 4.503 posts

@gilmar.fuba Apoiador em 24/05/2026 às 12:15

Melhor época da minha vida foi dos 20 aos 30. Ganhava o meu dinheirinho e não tinha as contas que tenho hoje nem era tudo caríssimo como é hoje