Newton Silva Apoiador
É meu caro essa é uma pergunta filosófica, cada vida e cada pessoa é uma existência diferente, então não existe um absoluto sobre qual época é a melhor.
Porem, vou falar da minha experiência na minha vida.
Já antecipo que a melhor época da minha vida foi sem sombra de dúvidas e com folga até meus 18 anos.
Eu tenho 37 anos agora e vivi uma vida relativamente boa sem muitos problemas. Particularmente, conheço bem poucas pessoas que tem vidas mais divertidas, completas e variadas ou dinâmicas depois dos 20 anos.
A exceção sendo pessoas que mudaram completamente a situação que viviam para melhor. Por exemplo alguém que passava por dificuldades e conseguiu explodir em alguma área que além de tudo gosta, ou alguém que tinha questões familiares, como uma família muito rígida, abusiva ou que crie um ambiente ruim em casa e a mudança para a vida adulta te permite sair disto e criar sua própria realidade ou regras.
No meu caso e na maioria das pessoas que conheço, a infância e vida jovem - vida até os 20 ou 21 anos - é o momento de maior liberdade, simplicidade, alegria, qualidade física e psicológica de uma pessoa.
Um momento onde se da mais valor as pequenas coisas e encontra diversão, felicidade e conquistas em pequenas coisas, como simplesmente dar a volta no quarteirão para pegar a bola que caiu no vizinho, ir almoçar ou tomar uma ilegalmente depois da aula. Uma época que se tem tempo e disposição para usar o seu tempo basicamente da maneira que você quiser.
A minha vida adulta e da maioria das pessoas a minha volta, especialmente depois de começar a trabalhar, se tornou uma repetição diária de tarefas para os outros e de cada vez menos tempo e mais preocupação com o próprio sustento e status.
A maioria precisa acordar cedo para trabalhar 8 horas por dia (fora pelo menos uma hora para ir e uma hora para voltar) e volta pra casa de noite já cansado e tem pouco tempo para outras coisas. Vive na expectativa do fim de semana.
A maioria dos meus amigos parou de jogar bola, os que continuaram agora só conseguem jogar uma vez por semana (como eu), boa parte ficou gordo, mais lento, vários perderam o cabelo, só sabem falar de trabalho e mudaram o foco do que é importante para eles.
Juntar a galera por qualquer motivo como simplesmente jogar um vídeo game, comer algo, tomar uma cerveja ou simplesmente para jogar conversa fora e rir, é cada vez mais difícil e requer organização e marcar as coisas com antecedência...
Não me entenda mal, não estou dizendo que a vida é ruim ou um sofrimento.
É só que eu não consigo de maneira nenhuma comparar as duas épocas. Elas são completamente diferentes em todos os termos para mim e eu fui muito mais feliz e completo até os 18. Por isto, absolutamente não me arrependo de ter aproveitado bastante e feito o máximo que podia daquela época.
em Bate-Papo da Torcida > A vida melhora depois dos 20 ou piora?
Em resposta ao tópico:
Fala galera, tenho 18 anos, estou confuso com a vida, não tenho estabilidade financeira, estudo quase o dia todo e pouco tenho me relacionado com garotas, mas hoje eu estava vendo um vídeo sobre uma festa que teve, e um cara nos comentários disse 'Época boa que não volta mais, aproveitem garotos!' Aí eu fico me perguntando será que a melhor fase da vida é agora? E se for daqui pra frente só vai piorar? Vocês que já tem uma vida mais estabelecida, concordam com isso ou acham que são mais felizes agora?


