x

Post de Manoel no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Acho que o pior de tudo no meu caso é que sinto as coisas fugindo do meu controle, os finais de semana antes divertidos, a rotina tranquila deu lugar uma semana corrida, do trabalho pra faculdade e vice versa, perdi muito contato da época de escola, me encontrar com meus amigos antes era tranquilo hoje é um evento a parte, tenho medo de só piorar daqui para frente, mas estou tentando melhorar na vida, nunca tive muito mas tive oportunidade, vou tentar agarra-las a partir de hoje

em Bate-Papo da Torcida > A vida melhora depois dos 20 ou piora?

Em citação ao post:

É meu caro essa é uma pergunta filosófica, cada vida e cada pessoa é uma existência diferente, então não existe um absoluto sobre qual época é a melhor.

Porem, vou falar da minha experiência na minha vida.

Já antecipo que a melhor época da minha vida foi sem sombra de dúvidas e com folga até meus 18 anos.

Eu tenho 37 anos agora e vivi uma vida relativamente boa sem muitos problemas. Particularmente, conheço bem poucas pessoas que tem vidas mais divertidas, completas e variadas ou dinâmicas depois dos 20 anos.

A exceção sendo pessoas que mudaram completamente a situação que viviam para melhor. Por exemplo alguém que passava por dificuldades e conseguiu explodir em alguma área que além de tudo gosta, ou alguém que tinha questões familiares, como uma família muito rígida, abusiva ou que crie um ambiente ruim em casa e a mudança para a vida adulta te permite sair disto e criar sua própria realidade ou regras.

No meu caso e na maioria das pessoas que conheço, a infância e vida jovem - vida até os 20 ou 21 anos - é o momento de maior liberdade, simplicidade, alegria, qualidade física e psicológica de uma pessoa.

Um momento onde se da mais valor as pequenas coisas e encontra diversão, felicidade e conquistas em pequenas coisas, como simplesmente dar a volta no quarteirão para pegar a bola que caiu no vizinho, ir almoçar ou tomar uma ilegalmente depois da aula. Uma época que se tem tempo e disposição para usar o seu tempo basicamente da maneira que você quiser.

A minha vida adulta e da maioria das pessoas a minha volta, especialmente depois de começar a trabalhar, se tornou uma repetição diária de tarefas para os outros e de cada vez menos tempo e mais preocupação com o próprio sustento e status.

A maioria precisa acordar cedo para trabalhar 8 horas por dia (fora pelo menos uma hora para ir e uma hora para voltar) e volta pra casa de noite já cansado e tem pouco tempo para outras coisas. Vive na expectativa do fim de semana.

A maioria dos meus amigos parou de jogar bola, os que continuaram agora só conseguem jogar uma vez por semana (como eu), boa parte ficou gordo, mais lento, vários perderam o cabelo, só sabem falar de trabalho e mudaram o foco do que é importante para eles.

Juntar a galera por qualquer motivo como simplesmente jogar um vídeo game, comer algo, tomar uma cerveja ou simplesmente para jogar conversa fora e rir, é cada vez mais difícil e requer organização e marcar as coisas com antecedência...

Não me entenda mal, não estou dizendo que a vida é ruim ou um sofrimento.

É só que eu não consigo de maneira nenhuma comparar as duas épocas. Elas são completamente diferentes em todos os termos para mim e eu fui muito mais feliz e completo até os 18. Por isto, absolutamente não me arrependo de ter aproveitado bastante e feito o máximo que podia daquela época.

Responder ao post do Manoel

Réplicas desse post

Foto do perfil de Newton

Newton 4.949 posts

@newton Apoiador em 24/05/2026 às 18:42

Bom pensamento meu amigo. Como falei as coisas não ficar necessariamente ruins, só mudam.
Principalmente a questão de encontrar os amigos acho. Menos tempo, outro ritmo outras preocupações de cada um.
Mas como você falou tem coisas boas também e oportunidades novas, aproveitar essas oportunidades tem tudo ora fazer a diferença.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Alien X

    O Uruguai é o Palmeiras das seleções

    Última resposta há 59 segundos por Pedro Araujo

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    Preferia a Suécia mas vamos de Japão mesmo

    Última resposta há 1 minuto por Fernando Oliveira

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de GUILHERME HENRIQUE ZILLIG RADUAN

    Memphis dono da saf Corinthians? !

    Última resposta há 1 minuto por Baltazar Oswaldo Silva

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de snackbottle bottle

    Jogao hoje não percam

    Última resposta há 1 minuto por Corinthiano Desanimado

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de RC Timão

    Fechou por 22,5 mi

    Última resposta há 1 minuto por Alan Lucio Rodriguês

    30respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Muslera

    Criado há 8 minutos por Celso Ricardo Cortenove

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Atletas com contrato até dezembro de 2026

    Última resposta há 1 minuto por Fernando Oliveira

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de SCCP FIEL

    A França é muito favorita nessa copa

    Última resposta há 2 minutos por Fernando Oliveira

    29respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Paulo Aquino

    Memphis X Ídolos do SCCP

    Última resposta há 2 minutos por Pedro Araujo

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Giro Kataguire

    Grave, Falência pode ocorrer, se as ratazanas defender o ego!

    Última resposta há 2 minutos por Enotsega alves

    5respostas

    acessar o tópico