x
Fórum do Corinthians

Intervenção judicial x Recuperação judicial

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Vó

Ranking: 154º

338 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/03/2026 às 16:53
Por Vó do Memphis (@advocacia-bonato)

Netinhos, vejo muita gente misturando os temas, vou trazer alguns aspectos para entenderem que uma coisa não tem a ver com a outra, mas que pode vir a ter.

  • Principais aspectos da Recuperação Judicial:

Finalidade: salvar a empresa que enfrenta dificuldades financeiras momentâneas, mas é economicamente viável.

Funcionamento: a empresa apresenta um plano de recuperação com propostas de pagamento (parcelamento, prazos maiores, deságios) que deve ser aprovado pelos credores em assembleia.

Suspensão de dívidas: ao entrar com o pedido, a empresa ganha um prazo de 'suspensão' (geralmente 180 dias) das execuções e cobranças, protegendo seus bens de penhoras enquanto negocia.

Gestão: em regra, a empresa continua operando sob a gestão dos donos, mas fiscalizada por um administrador judicial indicado pelo juiz.

Resumindo, a recuperação se vale da intervenção judicial na negocial dos créditos e débitos de uma empresa, para garantir o seu funcionamento, está ligado tão somente na questão da insolvência de uma Pessoa Jurídica.

Excepcionalidade: medida invasiva, aplicada apenas quando comprovada a necessidade e o risco.

Natureza cautelar: é provisória, visando resguardar a entidade até o julgamento final, não sendo uma punição definitiva.

Interventor Judicial: Auxiliar da justiça, com poderes definidos pelo juiz para organizar ou gerir a instituição.

Objetivos: evitar falência, proteger interesses coletivos ou organizar novas eleições em associações.

Intervenção na administração: pode ser substitutiva (interventor assume a gestão) ou fiscalizatória (apenas monitora).

A intervenção judicial na administração societária é a medida excepcional mediante a qual o Poder Judiciário atua diretamente na gestão de uma sociedade empresária, visando proteger o interesse social e a continuidade da atividade empresarial, sem substituir, de forma absoluta, a vontade dos sócios.

Essa atuação não se confunde com a dissolução da sociedade. Ela se caracteriza como medida de natureza cautelar, fundada na urgência e no risco de dano irreparável à sociedade, preservando a empresa enquanto perdurar o conflito.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/depeso/432470/a-intervencao-judicial-na-administracao-societaria A intervenção judicial na administração societária - Migalhas Por Evandio Sales de Souza. O artigo analisa a intervenção judicial na administração de sociedades empresárias sob a perspectiva do princípio da mínima... migalhas.com.br

A recuperação versa para evitar a falência, a intervenção versa além da falência, recomendo que leiam sobre a intervenção judicial do Bahia, e o que ela ocasionou.

Por fim, IMPORTANTE, a intervenção por si só não adianta, ela é meio! Se não houver alterações estatutárias que garantam que aqueles erros não voltem a serem cometidos, e isso ainda passa pelos associados, vai ser em vão!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhores respostas

Foto do perfil de Fernando Galvão

Ranking: 3.660º

Fernando 967 posts

@fernando-galvao1 em 24/03/2026 às 17:51

Intervenção judicial c certeza absoluta salvaria o Corinthians, quem chegasse iria botar p fora esse bandidos e iria mudar o estatuto

Foto do perfil de Marcelo Garófalo

Ranking: 2.460º

Marcelo 1.540 posts

@marcelo1968 em 24/03/2026 às 19:07

O SCCP tem um câncer, se não for feita a quimioterapia radical, o paciente 'evoluirá' a óbito!

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Paulo Sergio Dos Santos

Paulo 190 posts

@paulo-sergio-dos-sa2 em 26/03/2026 às 10:29

Tem que expulsar e banir essa quadrilha de bandidos disfarçados de diretores do clube, que trabalham dia e noite para destruir a instituição Corinthians. SAF JÁ e não SAFados.

Foto do perfil de Gabriel Martins

Ranking: 3.965º

Gabriel 876 posts

@gabriel-martins23 em 25/03/2026 às 17:03

Intervenção + SAFIEL

Foto do perfil de Fernando Zemetek

Ranking: 451º

Fernando 6.585 posts

@zemetek em 25/03/2026 às 17:02

Bela aula de direito vovó

Obrigado pelos esclarecimentos

Foto do perfil de F. Fzz

Ranking: 732º

F. 4.693 posts

@fcortezzi em 25/03/2026 às 12:53

Uma aula de direito, parabéns.

Intervenção e Recuperação são institutos completamente diferentes.

Publicidade

Foto do perfil de Renan Borba

Ranking: 817º

Renan 4.276 posts

@renan.borba1 em 25/03/2026 às 12:46

Brigadão, vó

Foto do perfil de Danilo Cunha

Ranking: 2.967º

Danilo 1.235 posts

@danilo-cunha em 25/03/2026 às 11:53

Eu sempre confundo as vós.

Foto do perfil de Andrade Andrade

Ranking: 2.751º

Andrade 1.345 posts

@andrade.andrade Apoiador em 25/03/2026 às 10:35

Tudo começou com dois petistas...lula e Andrés, bandidos e quadrilheiros.

Foto do perfil de Corneta .

Ranking: 3º

Corneta 75.088 posts

@cesinha77 em 25/03/2026 às 09:35

E falência. Simples assim.

E eu não torço para meu time ir a falência.