x

Post de Andrade no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Apoiador

Tudo começou com dois petistas...lula e Andrés, bandidos e quadrilheiros.

em Bate-Papo da Torcida > Intervenção judicial x Recuperação judicial

Em resposta ao tópico:

Netinhos, vejo muita gente misturando os temas, vou trazer alguns aspectos para entenderem que uma coisa não tem a ver com a outra, mas que pode vir a ter.

  • Principais aspectos da Recuperação Judicial:

Finalidade: salvar a empresa que enfrenta dificuldades financeiras momentâneas, mas é economicamente viável.

Funcionamento: a empresa apresenta um plano de recuperação com propostas de pagamento (parcelamento, prazos maiores, deságios) que deve ser aprovado pelos credores em assembleia.

Suspensão de dívidas: ao entrar com o pedido, a empresa ganha um prazo de 'suspensão' (geralmente 180 dias) das execuções e cobranças, protegendo seus bens de penhoras enquanto negocia.

Gestão: em regra, a empresa continua operando sob a gestão dos donos, mas fiscalizada por um administrador judicial indicado pelo juiz.

Resumindo, a recuperação se vale da intervenção judicial na negocial dos créditos e débitos de uma empresa, para garantir o seu funcionamento, está ligado tão somente na questão da insolvência de uma Pessoa Jurídica.

Excepcionalidade: medida invasiva, aplicada apenas quando comprovada a necessidade e o risco.

Natureza cautelar: é provisória, visando resguardar a entidade até o julgamento final, não sendo uma punição definitiva.

Interventor Judicial: Auxiliar da justiça, com poderes definidos pelo juiz para organizar ou gerir a instituição.

Objetivos: evitar falência, proteger interesses coletivos ou organizar novas eleições em associações.

Intervenção na administração: pode ser substitutiva (interventor assume a gestão) ou fiscalizatória (apenas monitora).

A intervenção judicial na administração societária é a medida excepcional mediante a qual o Poder Judiciário atua diretamente na gestão de uma sociedade empresária, visando proteger o interesse social e a continuidade da atividade empresarial, sem substituir, de forma absoluta, a vontade dos sócios.

Essa atuação não se confunde com a dissolução da sociedade. Ela se caracteriza como medida de natureza cautelar, fundada na urgência e no risco de dano irreparável à sociedade, preservando a empresa enquanto perdurar o conflito.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/depeso/432470/a-intervencao-judicial-na-administracao-societaria A intervenção judicial na administração societária - Migalhas Por Evandio Sales de Souza. O artigo analisa a intervenção judicial na administração de sociedades empresárias sob a perspectiva do princípio da mínima... migalhas.com.br

A recuperação versa para evitar a falência, a intervenção versa além da falência, recomendo que leiam sobre a intervenção judicial do Bahia, e o que ela ocasionou.

Por fim, IMPORTANTE, a intervenção por si só não adianta, ela é meio! Se não houver alterações estatutárias que garantam que aqueles erros não voltem a serem cometidos, e isso ainda passa pelos associados, vai ser em vão!

Responder ao post do Andrade

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Rafael Nogueira

    Gigante guerreiro promotor Cássio trabalhando

    Última resposta há 18 segundos por Joseph Schwalk Dias

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de RC Timão

    Dr Cássio Conserino vai por gente na cadeia. Já estão se borrando por lá

    Última resposta há 30 segundos por Julian Fernando

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    O camisa 9 que o Corinthians necessita!

    Última resposta há 35 segundos por Cristiano Lopes

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Igor Alves

    Falta pouco

    Última resposta há 38 segundos por TONINHO .

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    25 reais no fifa

    Última resposta há 1 minuto por Kaua

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Henrique Vieira Grandisoli

    Que jogo esquisito esse Uruguai X Espanha

    Última resposta há 2 minutos por Manoel Corinthians

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Gumercindo Aguiar

    Halland no banco é um absurdo e esse tipo de atitude mostrou o tamanho da Noruega

    Última resposta há 2 minutos por Orozimbo Santos

    68respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Corinthians calou a Bombonera há 14 anos com gol histórico de Romarinho

    Última resposta há 4 minutos por Iron Lana Monaski

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de TONINHO .

    Por que Stábile não assina a proposta vinculante?

    Última resposta há 6 minutos por Thiago Sccp

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Joao Lucas

    Essa discursão não vai ter fim: SAFiel

    Última resposta há 8 minutos por Thiago Sccp

    12respostas

    acessar o tópico