x
Fórum do Corinthians

Análise importante: carta de intenção, GSP e André Castro

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Kauê

Ranking: 67º

Kauê 19.887 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 22/08/2025 às 06:36
Por Kauê Zambelli (@kaue.goncalves5)

Bom dia/tarde/noite, nação! (Depende da hora que você estiver lendo isso rs)

Hoje eu vou analisar, trazer informações e expressar minha opinião com relação a proposta do André Castro, sobre a empresa e a carta de intenção apresentada.

Eu assisti à coletiva e, após isso, resolvi dar uma boa pesquisada sobre a GSP, e sobre o próprio André Castro.

Vamos ao primeiro ponto:

*A coletiva do André Castro:

- Achei uma boa coletiva, bem explicada, apresentou a proposta, a empresa, as condições, além do fato de se mostrar a favor da reforma do estatuto (algo que achei de extrema importância). Esse dinheiro, obviamente, não cairá do dia para a noite, é um projeto de curto, médio, e longo prazo. Particularmente, achei um projeto interessante.

- Acho válido dizer com relação a carta de intenções que, sim, adiciona um grau de credibilidade, porém, não é uma garantia de entrega de recursos. Especialmente, em valores desta magnitude. (ESSE PONTO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA).

- Ela nada mais é que um documento preliminar, usado pra sinalizar que ambas as partes tem interesse em negociar, ou realizar uma parceria. É uma especie de pré-contrato moral. Mostra as intenções, mas não obriga juridicamente a executar o que foi proposto. Resumindo: não há um contrato definitivo, apenas um contrato de intenção, assinado pelo CEO da GSP.

Agora, vamos ao segundo ponto:

* Vamos falar sobre a empresa:

- A empresa foi formada, dia 3 de dezembro de 2010. Com o CNPJ 12.996.538/0001-87.

- A capital social é de 6,57 bilhões. Que é um valor bem alto, para uma empresa de Factoring. (Fomento mercantil). Além de também atuarem com corretagem de imóveis, administração de fundos; liquidação e custódia entre outras.

- Como sócio temos: Carlos César arruda (sócio administrador).

- A empresa está em situação regular no mercado, e o capital social, é um valor suficientemente robusto para o mercado.

- Não achei nenhuma ação judicial contra a empresa. Apenas algumas más avaliações no Google. Mas sem ação judicial, fraudes, ou condenações.

- Há riscos de golpe? Sem um contrato direto, não há como descartar nada. Para descartar um possível golpe, teria que:

- Exigir uma documentação financeira auditada, para confirmar se o capital social, se traduz em recursos de fatos disponíveis.

- Analisar contratos ou memorando formados: que especifiquem prazos, condições, garantias e vinculação dos aportes ao Timão.

- Consultar órgãos reguladores como Banco central, CVM ou receita federal. Para verificar certificações, autorizações e eventuais pendências.

* Agora minha conclusão:

- O trabalho do Stabile, não é bom. Teve alguns acertos, mas ao meu ver, mais erros que acertos. Muito parado, não busca soluções concretas. Não tem pulso firme, além de estar perdido.

- O trabalho do Citadini, não foi bom. Eu acompanhei e vivenciei como Corinthiano, e achei um péssimo trabalho. Acho totalmente ultrapassado; além de ser mais do mesmo. Não sabe falar; se expressar; se posicionar

- Agora com relação ao André Castro:

- Tem mais de 25 anos no mercado financeiro.

- A proposta é interessante

- A coletiva foi esclarecedora, ao menos para mim.

- Mas também tem ponto negativo, como uma investigação jornalística, que levantou inconstâncias, no discurso dele. Incluindo um suposto atestado de pobreza. Dívidas pessoais. Além da decoração de imposto de renda como isento. Ele desmentiu tudo a público.

- Outro ponto, é que além da experiência alegada, não há registro dele como figura de destaque nacional no mercado financeiro.

- Ou seja, ele é a incógnita. O tiro no escuro. Enquanto Stabile e Citadini, pra mim, são a certeza do fracasso.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhores respostas

Foto do perfil de Carlinhos Diniz

Ranking: 7.307º

Carlinhos 366 posts

@carlinhos.diniz1 em 22/08/2025 às 06:48

Análise top demais man
Parabéns
Imparcial

Foto do perfil de Amanda Pitoco

Ranking: 138º

Amanda 399 posts

@amanda-pitoco em 22/08/2025 às 06:43

Muito bom texto Kauê
Muito bem explicadinho
Obrigada rsrs

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Hamilton Portilho Guimarães

Ranking: 9.959º

Hamilton 213 posts

@hamilton-portilho-gu em 23/08/2025 às 22:53

Não caiam em.mwis um conto da vigarice que domina nosso clube! Esse pseudo banco desconhecido nada mais é do que a taunsa da vez.Dos 3 candidatos melhor ir de Estabile. Esse André é outro duíli, outro pinóquio.

Foto do perfil de Prof. Fabiosape Fabiosape

Ranking: 4.849º

Prof. 674 posts

@prof-fabiosape-fabio em 23/08/2025 às 19:57

Perfeito, é isso aí, eu apoio o André, chega do mesmo

Foto do perfil de Lelo Ghma

Lelo 70 posts

@lelo.ghma em 23/08/2025 às 18:54

Vamos lá... Em dois pontos do seu post você diz que foi uma apresentação clara pra você e que você achou um bom projeto..

Me diga então qual é o projeto que ele apresentou?

Falar que tem alguém querendo investir dinheiro não é projeto... Pra mim tá claro que você é só mais um inocente que está sendo enganado.

Você pelo menos entrou no site da gsp? Se tivesse entrado teria visto o quão amador é aquilo... Daí seu discurso mudaria

Foto do perfil de Fernando Sardinha

Fernando 13 posts

@fernando-onm em 23/08/2025 às 16:50

Pelo que parece, a empresa antecipa valores futuros. Ou seja, antecipa valor do NR, valor de bilheteria, valor de patrocínios etc etc tudo que o clube tem a receber.

O grande detalhe aí é que essa antecipação tem um desconto nos valores totais, ou seja, se o Corinthians receberia 400 milhões de NR, com a antecipação vai receber 350 milhões (mera suposição de valores).

O benefício do time seria ter 350 a vista no caixa.

O benefício da Holding, seria ganhar os 400 milhões do contrato original, portanto, 50 milhões de lucro com uma transação.

Esse é a forma de uma factoring ganhar dinheiro.

Agora A DÚVIDA É: A GSP TEM ESSA GRANA TODA?

Sinceramente, acho que não!

Publicidade

Foto do perfil de Hamilton Paz Santos

Hamilton 166 posts

@hamilton.paz.santos em 23/08/2025 às 15:15

Melhor virar saf de vez mesmo

Foto do perfil de Antônio Silva

Antônio 169 posts

@antonio.silva44 em 23/08/2025 às 15:11

A do Ronaldo é melhor com tanto que aumente a proposta para o triplo de que oferece

Foto do perfil de Mauricio De Jesus

Mauricio 25 posts

@mauricio.de.jesus em 23/08/2025 às 14:59

Boa até agora foi o que apresentou alguma coisa ultil vamos arriscar ou deixar esses carrapatos de saco fica lá chupando até quando?

Foto do perfil de Fernando Sardinha

Fernando 13 posts

@fernando-onm em 23/08/2025 às 12:04

A única possibilidade é adiantar receitas futuras para o presente descontando porcentagem por essa transação. O ganho da GSP seria essa porcentagem. Por exemplo: Se a GSP transacionar 1 bilhão de dólares a uma taxa de 15% em 4 anos (mandato do André), eles vão ter uma receita/lucro de 150 milhões de Dólares (900 milhões de reais).

As transações podem ser do Tipo NR Arena que tem prazo de 20 anos, ser adiantado em 2 ou 4 anos. Pegar receitas previstas, tipo arrecadação da bilheteria de um período de 5 anos, ser adiantada pra o presente como se os 5 anos já tivesse ocorrido. Entre outros.

Ressaltando, apesar de essa ser aparentemente a única forma de parceria, eu desacredito 95% de que seja real. Aparentemente, a GSP holding, a GSP bank, o CEO do grupo, o Patrimônio (transações) da empresa detalhado pelo jornalista Demétrio Vecchioli geram muito mais suspeitas do que confiança.

Fato é que, André Castro, não vence eleição agora (até por ser eleição indireta). Mas se tivesse o mínimo de chance, já teria perdido. Resta saber se ele vai tentar novamente em 2026.