x

Post de Alfredo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Deixa ver se entendi... Então eu posso entrar em um supermercado e arrebentar as prateleiras, posso atirar nos clientes, roubar os caixas e ainda cuspir no chao, que os segurancas do supermercado não podem impedir minha saída até que a policia chegue? Qual seria o papel destes segurancas então? Servir cafezinho?

Enfim, mas não e nem este o caso... Haviam um grande efetivo de policiais dentro e fora do estádio. E você certamente sabe que os organizados são liberados para saírem muito tempo depois dos torcedores comuns, então não existe nenhuma novidade em mante-los presos no estádio.

A grande diferenca seria de que os infratores seriam autuados pela policia em flagrante, afinal e pra isso que policia serve.

em Bate-Papo da Torcida > Concreto puro!

Em citação ao post:

Porque mantê-los presos lá seria cárcere privado e isso é crime. Outra coisa, como o Corinthians iria segurar 2000 mil torcedores de organizadas e por quanto tempo? Seria necessário um efetivo policial muito maior do que o que está lá... Forçar esse tipo de situação só iria causar uma confusão generalizada, o que seria muito pior.

Responder ao post do Alfredo

Réplicas desse post

Foto do perfil de Senhor

Senhor 588 posts

@walker.nolasco em 22/04/2015 às 11:35

Amigo, se você fizer tudo isso no supermercado, estará cometendo um crime e, por causa disso, seria preso. Você perderia, temporariamente, seu direito à liberdade (direito de ir e vir), garantido pela Constituição Federal, pois sua infração criminal tiraria esse direito seu. Como você roubou, os seguranças poderiam sim te impedir de sair. Repito, você cometeu um crime. Eles também poderiam restringir sua liberdade, temporariamente, sob a alegação de que você cometeu um outro crime, o da violação da paz paz pública. Ou seja, no seu exemplo, você cometeu, pelo menos, dois crimes e poderia sim ser impedido de sair.

No caso das organizadas quebrarem a arena, há também crime, e crime de vandalismo. Contudo, infelizmente, me parece que as autoridades não se manifestam ou se omitem nesse tipo de ato, tendo em vista que, até os patrimônios públicos, que acarretariam maiores penas aos infratores, quando são pichados ou destruídos, não movimentam as sanções da lei. Ou seja, para esse tipo de crime (e para muitos outros), a justiça é, literalmente, cega. Os criminosos (torcedores de organizadas) poderiam sim ser mantidos presos na arena, até que se apurasse o caso e fossem prendidos os culpados. Só que isso levaria muito tempo. Uma investigação policial precisaria de provas e não dá para prender todos os torcedores que estão ali. São mais de 2000 e nem todos são culpados. Como averiguar isso? Volto, também, em outro ponto: o efetivo policial não conseguiria conter uma possível revolta dos torcedores, caso fossem intimidados e mantidos 'presos'. Seria uma guerra. Se a polícia, na tentativa de manter a ordem, sacar uma arma a matar um vagabundo desses, você já sabe a quem a mídia chamará de bandido.

As organizadas são liberadas horas depois com seu próprio consentimento. Isso é uma medida de segurança para elas mesmas e elas sabem disso. Não acredito que elas, em sã consciência, escolheriam desrespeitar essa medida, correndo o risco de serem massacradas pelas organizadas do time rival. São casos completamente diferentes.

Por fim, vamos ao flagrante. Já escrevi, um pouco acima, que não dá para prender a todos, pois nem todos são culpados. Para se identificar os verdadeiros culpados, seriam necessárias a coleta de provas, algo que não é fácil de se conseguir naquele momento, não com tanta gente assim. Mas tudo bem. Vamos supor que a polícia consiga sair de lá com esses criminosos presos. O que aconteceria depois? Não existe nenhuma legislação que puna severamente esse tipo de crime, e a que existe quase nunca é aplicada. Você já viu algum desses marginais efetivamente pagarem pelos seus atos? Acho que não. No dia seguinte eles estariam soltos e cometendo delitos em escala muito maior. Um outro ponto é que a própria organizadora/regulamentadora, leia-se FPF, CBF ou STJD, da competição não se manifesta. Ela (a organizadora/regulamentadora), como responsável direta pela competição, deveria agir a fim de que tais atos deixassem de acontecer...

Na minha opinião, a organizadora/regulamentadora deveria cuidar das punições. Como a esfera penal não se pune exemplarmente os culpados (torcedores de organizadas), elas deveriam se concentrar em punir os clubes, obrigando-os a ressarcir os prejuízos causados e a pagarem um acumulado por meio da aplicação de multas pesadas em dinheiro. E para concluir, não sendo menos importante, os clubes ainda deveriam ser punidos com perda de pontos e, para casos mais gravosos, com a desclassificação do seu time. Agora imagina o cara pensando: meu time conseguiu se classificar, mas perdeu a vaga por minha causa...

Só que eu acho que isso dificilmente irá acontecer. Aqui (no Brasil) tudo acontece, menos justiça!

Meu texto acabou ficando meio cumprido... Kkkk

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Nicolas

    Messi ainda tem a seleção da Jordânia no 3 jogo kkkk

    Última resposta há 30 segundos por Ricardo Martins

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 11 minutos por Jorge Perna

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Corinthians negocia NR da Arena e do CT com a mesma empresa

    Última resposta há 12 minutos por Nelson 77

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fala Timao

    Saudosismo é doença

    Última resposta há 21 minutos por Nelson 77

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    E essa dos Enzos apagando a história kkkkkkkkk

    Última resposta há 25 minutos por Lucas ¨

    59respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mentalista

    Qual titular você venderia?

    Última resposta há 28 minutos por Lucas ¨

    42respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    ENQUETE: Entre os sete reforços de 2026, qual foi a melhor contratação do Corinthians até agora?

    Última resposta há 37 minutos por Ariovaldo Pinto De Souza

    176votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Silvano

    Algum professor de geografia no fórum?

    Última resposta há 41 minutos por Kimbo Badd

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fábio Corinthiano

    Um jogador com 39 anos, que já conquistou tudo na vida, e ainda tem essa vontade de vencer...

    Última resposta há 55 minutos por Kimbo Badd

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Se pensar em quartas de final, esses serão os adversários :

    Última resposta há 1 hora por Luan Rodrigues

    6respostas

    acessar o tópico