x

Post de Carlos no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Estão demorando muito para isso acontecer. Deveria ter acontecido nas gestões passadas para não chegar ao ponto que está. Fora esse conselho de ratazanas incopetentes assim como o Cori que não presta para o que deveria ter feito e só atrapalha as gestões propositalmente para se perpetuar. Fora a incopetencia generalizada que se instalou a anos no clube e a ingerencia dos instermediadores e representantes de jogadores nocivos aos interesses do clube.

Esta intervenção está atrasada a anos!

Corinthians e maior que todos e não merece o que esta acontecendo.

em Bate-Papo da Torcida > O que é uma intervenção judicial e como ela pode ajudar o Corinthians?

Em resposta ao tópico:

1. O que é uma intervenção judicial em um clube como o Corinthians?

É uma medida legal prevista no Código Civil e na Lei Pelé, na qual um juiz nomeia um administrador judicial temporário (geralmente um profissional imparcial, como um advogado ou contador) para gerir o clube no lugar da diretoria atual.

Isso não é uma 'tutela' permanente, mas uma intervenção de curto a médio prazo (pode durar meses ou anos, dependendo do caso) para corrigir problemas graves, como dívidas impagáveis, má gestão ou infiltração de crimes organizados.

No caso do Corinthians, o promotor de Justiça Cássio Conserino enviou um documento de 55 páginas ao MP-SP listando 25 motivos para isso, incluindo irregularidades financeiras e administrativas. O MP agora avalia se instaura um inquérito ou uma ação civil pública para pedir a intervenção ao Judiciário.

2. Por que isso está acontecendo agora? (Os principais problemas que justificam a intervenção)

O pedido é motivado por uma série de denúncias acumuladas, que vão desde erros administrativos até indícios de crimes. Aqui vão os pontos mais graves extraídos do documento do promotor:

  • Dívidas e má gestão financeira: O clube tem uma dívida impagável (bilhões de reais), com folha salarial a terceira maior do Brasil, contratos lesivos e descumprimento do Regime de Execução Centralizada (REC), que organiza pagamentos a credores. Auditores independentes confirmam 'desorganização financeira institucional'.
  • Suspeitas de crimes e infiltração de crime organizado: Há investigações policiais sobre desvio de materiais esportivos, lavagem de dinheiro e associação criminosa envolvendo ex-presidentes (como Augusto Melo e Andrés Sanchez). Exemplos incluem: Pagamentos a empresas 'fantasmas' como a Oliveira Minimercado (único cliente: o Corinthians), que drenou fundos do clube.
  • Contratos com firmas ligadas a apostas ilegais (VAIDEBET) e figuras do crime, como 'Alemão' (que alugava apartamentos para atletas) e postos de gasolina com marcas do Timão.
  • Supressão de documentos e intimidação de testemunhas pela atual gestão.
  • Irregularidades administrativas: Violações ao estatuto (como na cassação de Melo), uso indevido de cartões corporativos por ex-dirigentes, multas da FIFA por atrasos em pagamentos a jogadores e omissão de órgãos de fiscalização internos.

O Corinthians é visto como patrimônio cultural da sociedade, o que obriga o MP a protegê-lo de 'gestões temerárias'.

Esses problemas não são novos, mas o acúmulo (com queixas criminais em andamento) levou o promotor a agir, argumentando que o clube precisa de proteção urgente.

3. Como uma intervenção judicial pode ajudar o Corinthians?

Essa medida não é um 'castigo', mas uma salvação estrutural. Aqui vão os benefícios principais:

  • Estabilização financeira: O administrador judicial renegociaria dívidas, cortaria gastos desnecessários (como folha inchada) e implementaria um plano de recuperação, evitando falência ou leilão de bens (como a Arena Corinthians). Isso já foi usado com sucesso em clubes como o Botafogo, que saiu de uma crise profunda.
  • Limpeza administrativa e fim da impunidade: Uma gestão neutra investigaria e puniria irregularidades, fortalecendo o compliance (sistema de controle interno, que hoje é ineficaz). Isso evitaria mais escândalos e multas, como as da FIFA.
  • Proteção contra crime organizado: Bloqueio de contratos suspeitos e auditorias profundas para cortar laços com empresas criminosas, recuperando milhões desviados.
  • Foco no futebol e na torcida: Com a casa em ordem, o clube poderia investir melhor em elenco, infraestrutura e categorias de base, melhorando resultados em campo e a imagem global. A torcida, que é o maior patrimônio do Timão, ganharia transparência e participação (via eleições limpas após a intervenção).

Exemplo prático: Clubes intervencionados, como o América-MG em 2019, viram suas finanças equilibradas e voltaram a competir forte. No Corinthians, isso poderia ser o 'reset' para acabar com o ciclo de crises.

4. O que acontece a seguir?

O MP-SP analisa o pedido em sigilo e pode pedir a intervenção ao juiz em dias ou semanas.

Se aprovada, a diretoria atual seria afastada temporariamente, e o administrador assumiria.

A torcida e o fórum (como o do Meu Timão) estão divididos: alguns veem como salvação, outros temem 'interferência externa'. Mas, o promotor enfatiza: 'São 25 motivos que justificariam a instauração de um inquérito ou de uma ação civil pública'.

Responder ao post do Carlos

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Canoa furada

    Eu vendo alguns jogos da copa na globo

    Última resposta há 5 minutos por Filipe Silva

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Caramelo Coringão

    O clube mais citado na Copa até aqui

    Última resposta há 6 minutos por Thiago Sccp

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bi Libertadores

    O time do Mirassol é melhor que essa seleção do Japão. Goleada fácil...

    Última resposta há 7 minutos por Edwin Duval

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de John Titor

    Ou seja.. Ganhamos de 2 seleções que não vão nem classificar entre os 32? Confere produção?

    Última resposta há 8 minutos por Tabajara José

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rafael Ferreira

    Seria sensacional ver o Diniz ganhando títulos no Corinthians

    Última resposta há 10 minutos por Wilson Balera

    27respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de MRMUSIC

    Vivi pra ver isso

    Última resposta há 10 minutos por Tabajara José

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Arthur Kurai

    Sou japonês, mas vou torcer para o Brasil

    Última resposta há 11 minutos por Edwin Duval

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fred o mito não será censurado

    Flávio prado aprendeu o segredo do engajamento com hate em cima dele, é incrível

    Criado há 12 minutos por Fred o mito não será censurado

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Gavião Mascote

    Café do setorista é um dos caras mais inteligentes do YOUTUBE

    Última resposta há 15 minutos por Carlos Gehlen

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Mago da fiel

    E a Globo em? Tomando um pau pra Cazé!

    Última resposta há 16 minutos por Rafael Oliveira Alves

    11respostas

    acessar o tópico