x

Post de Celso no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Nosso Corinthians morreu, não tenho esperança mais. Com a quadrilha que tomou conta do clube nos últimos 20 anos junto á esse enganador chamado AM, acho pouco provável voltarmos a respirar novamente. Nem S[ao Jorge dará conta do recado. Valeu pelos mais de 50 anos torcendo e sofrendo, daqui para frente só saudade.

em Bate-Papo da Torcida > Revolução corinthiana

Em resposta ao tópico:

União pela Revolução Corinthiana

Quem visita hoje o Memorial do Corinthians, no Parque São Jorge, pode ver, logo em sua entrada, acima da foto dos Fundadores, a expressão em latim “Per aspera ad astra”: pelo caminho das árduas lutas é que se chega às glórias.

Em maio de 1910, o mundo vivia sob a sombra do apocalipse com a passagem do cometa Halley, que cruzava o céu e aterrorizava a população. Cientistas especulavam que a Terra poderia ser varrida por uma nuvem tóxica vinda da cauda do astro. Havia quem estocasse água, rezasse ou simplesmente esperasse o fim. Mas, enquanto o céu era ameaçador, na terra firme cinco operários já arquitetavam um começo. Um clube. Um ideal. Um time para representar aqueles que jamais deveriam pisar nos salões da elite futebolística.

Ali, no chão de barro da várzea, brotava o embrião de uma revolução popular. Era o início de tudo. Um gesto de teimosia, um grito contra o fim: o Corinthians nascia quando tudo parecia prestes a acabar.

Nosso primeiro Estatuto já registrava, documentalmente, que não seríamos apenas um time de futebol, mas sim uma instituição popular, cultural e poliesportiva. Dentre os artigos ali registrados, constavam três pilares revolucionários para a época: (i) a intenção de se tornar um clube poliesportivo, com prática de outras modalidades além do futebol; (ii) a criação de uma biblioteca voltada aos associados; e (iii) a abertura do clube a todas as raças, nacionalidades e religiões – algo radical numa sociedade elitista e excludente.

Desde sua fundação, o Clube é um manifesto: o Corinthians não surgiu apenas para jogar futebol, mas para educar, integrar, unir. E é por isso que nada nunca nos foi – ou será – entregue de graça, sem luta.

As inúmeras histórias de dificuldade – financeiras, esportivas, políticas – nos forjaram na batalha. Os Deuses do Futebol estão constantemente nos testando, e a nossa missão é superar qualquer obstáculo que se atreva a ficar no caminho do Corinthians.

É a Mística Corinthiana, meus caros.

Há quem tente explicar essa mística com números, estatísticas, títulos, jogadas ou jogadores. Mas tudo escapa. Tudo falta. O que move o Corinthians está nas ruas, nos gritos da arquibancada, no aperto no peito ao ver o manto preto e branco, ao comemorar com um desconhecido no momento do gol. É mais que paixão. É um elo invisível. Religioso.

Lourenço Diaféria, em seu livro Coração Corinthiano, talvez tenha sido quem chegou mais perto de uma definição precisa dessa Mística: “Se a árvore se conhece pelos seus frutos, é das raízes que os frutos e toda a árvore se alimentam. Quem quer que tente explicar ou entender a ‘mística corinthiana’, ou que outro nome tenha essa paixão, esse arrebatamento, esse fenômeno singular que os próprios corinthianos, muitas vezes por não poderem explicar-se a si próprios, chamam de ‘religião’ – no sentido de algo que os religa a uma aspiração maior e coletiva (…) – quem quer que adentre no labirinto desse ‘mistério’ brumoso em busca da luz da revelação irá encontrar, na raiz de tudo: o povo.”

Aqueles que se acham donos do Corinthians querem mais é que a torcida fique desunida, em uma guerra polarizada, defendendo “A” ou “B”. Enquanto isso, o Corinthians sangra, e eles continuam usurpando o Clube como se tivessem direito a alguma contrapartida por serem Conselheiros ou Conselheiros Vitalícios. O Corinthians não é de vocês. É do povo. É de todos nós!

É momento de nos unirmos para lutar pelas pautas do manifesto da Revolução Corinthiana: (i) Fiel Torcedor com direito a voto; (ii) Reforma do Estatuto; e (iii) Punição e responsabilização de todos aqueles que deixaram dívidas em suas gestões.

Torcedor “comum”, torcedor de organizada, associado do Clube: precisamos incorporar o Corinthianismo para brigar, não por indivíduos, mas pelo Corinthians. É momento de o Povo Corinthiano invocar a mística e SE LIGAR, SE RELIGAR, SE UNIR pela Revolução Corinthiana.

VAI CORINTHIANS, sempre!

Responder ao post do Celso

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 6 segundos por Cícero Tiburcio Valeriano

    41respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Roblox Neto

    Parabéns ao gordao TV 👍

    Última resposta há 29 segundos por João Vitor dos Santos

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Rodrigues

    Corinthians mira retorno do volante Gabriel Moscardo

    Última resposta há 51 segundos por Carlos Arruda

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Joe Doe

    Corinthians faliu em todos os sentidos

    Última resposta há 59 segundos por Thiago Souza

    37respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucão da Fiel

    Sabe o que Messi, Cristiano Ronaldo, Mbappe e Haaland tem em comum?

    Última resposta há 2 minutos por Sidnei Jorge

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Edórgenes Da Silva Aragão

    Pelo amor de Deus!

    Última resposta há 2 minutos por Kimbo Badd

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fernando Zemetek

    Recordistas da história do Corinthians em gols marcados (03/03)

    Última resposta há 2 minutos por Alberto Pessatti Primo

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Álex

    Assistindo o Sub-17 do Corinthians. Mano, o Moscardo já pode subir!

    Última resposta há 3 minutos por Murilo Augusto

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rogerio Antunes avila

    Tudo manipulado!

    Última resposta há 4 minutos por Maltkvski Pietrovski

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lcs

    A criançada tá ativa nesse fórum hein..

    Última resposta há 4 minutos por Marco Antônio

    6respostas

    acessar o tópico