x

Post de Pablo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

'Não gosto do André Rizek? Nem de longe. Mas no último vídeo, ele resumiu perfeitamente o maior problema do Corinthians: o modelo de clube associativo.

Quem escolhe o presidente é o sócio, aquele que está mais preocupado com a bocha, o estacionamento, a quadra de tênis ou se a piscina está limpa.

Reclamamos que? é sempre mais do mesmo? E de fato é. Porque pra ser presidente, precisa ser conselheiro. E pra ser conselheiro, tem que ser sócio. E aí entramos em um ciclo vicioso de décadas, dominado pela mesma corja, pela mesma política interna, que não tem nada a ver com o que o Corinthians representa.

Augusto foi eleito com 939 votos. Duilio, com 1.081. Isso não representa o Corinthians. Não representa a torcida, não representa a força dessa marca, desse time, dessa nação.

Se quisermos mudar, o caminho seria claro: separar o clube social do futebol. Profissionalizar. Colocar gente técnica, competente, preparada para gerir um orçamento bilionário, que é o que o futebol do Corinthians movimenta.

Mas, infelizmente, o caminho mais curto pra isso se chama insolvência. E o mais longo? E mais difícil? Depende de conselheiros e sócios que realmente se importem com o Corinthians e estejam dispostos a mudar o estatuto.

Enquanto isso não acontece? Sigo corinthiano. E, cada dia mais, sofredor.'

Esse foi o comentário que fiz ontem e concordo, precisamos mudar, para que o Corinthians seja o que realmente ele nasceu para ser.

em Bate-Papo da Torcida > Fim do modelo associativo: por que clubes como o Corinthians estão...

Em resposta ao tópico:

O modelo associativo de clubes de futebol, como o adotado pelo Corinthians, enfrenta uma série de problemas estruturais que, para muitos especialistas, o tornam insustentável no longo prazo. Vamos entender os 'porquês' desse diagnóstico de falência do modelo:

1. Falta de governança profissional

No modelo associativo, o clube é controlado por sócios, que elegem presidentes e conselhos. Isso abre espaço para:

  • Gestão política em vez de técnica, com decisões pensando em eleições e não na sustentabilidade financeira.
  • Trocas frequentes de gestão, dificultando planos de longo prazo.
  • Indicação de cargos por apadrinhamento político, em vez de competência.

2. Ausência de dono e responsabilidade limitada

Diferente de clubes-empresa, onde há um proprietário que responde diretamente pelo sucesso ou fracasso:

  • No modelo associativo, ninguém é responsabilizado diretamente pelas dívidas.
  • O clube vira uma espécie de 'terra de ninguém': gestores fazem dívidas, mas quem paga é a instituição — ou seja, o próprio clube, muitas vezes com recursos futuros (adiantamentos de TV, patrocínios etc.).

3. Endividamento estrutural

O Corinthians, por exemplo, carrega dívidas bilionárias. Parte desse problema vem de:

  • Má gestão dos recursos.
  • Projetos superdimensionados (como o da Arena).
  • Reforços contratados sem planejamento financeiro.
  • Uso recorrente de empréstimos e adiantamentos de receitas futuras para cobrir déficits operacionais.

4. Falta de transparência

Apesar de ser uma associação, o nível de transparência em clubes como o Corinthians é baixo:

  • Orçamentos e contratos não são totalmente abertos.
  • O torcedor/sócio comum tem pouco acesso às decisões reais.

5. Modelo defasado no mercado global

Enquanto o mundo caminha para a profissionalização:

  • Clubes europeus viraram empresas, com estruturas corporativas modernas.
  • Investidores entram para capitalizar, expandir e internacionalizar marcas.
  • O Brasil segue preso ao modelo associativo — com exceções como SAFs (Cruzeiro, Botafogo, Vasco).

6. Excesso de influência política

Clubes como o Corinthians se tornam trampolins políticos:

  • Dirigentes usam o clube para ganho pessoal e prestígio.
  • As decisões visam ganhar eleições internas, não necessariamente melhorar a performance esportiva e financeira.

Conclusão

O modelo associativo está falido porque não promove responsabilidade, transparência, nem profissionalismo. Ele foi funcional no século XX, mas hoje é ultrapassado diante da competitividade do futebol moderno.

A transição para modelos mais profissionais — como a SAF (Sociedade Anônima do Futebol) — é cada vez mais debatida, e pode ser a única saída para clubes históricos como o Corinthians voltarem à sustentabilidade.

Responder ao post do Pablo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Lcs

    A criançada tá ativa nesse fórum hein..

    Última resposta há 16 segundos por Jefferson Monteiro

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Canoa furada

    Minha humilde opinião sobre neymar jr

    Última resposta há 18 segundos por Pedro Machado

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Roblox Neto

    Quem é fã do robozao deixa o laike 🤖👍

    Última resposta há 21 segundos por Jefferson Monteiro

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Rodrigues

    Corinthians mira retorno do volante Gabriel Moscardo

    Última resposta há 28 segundos por Eric Nagao

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 1 minuto por Reginaldo Guedes

    46respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Corinthians negocia NR da Arena e do CT com a mesma empresa

    Última resposta há 2 minutos por David M

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Roblox Neto

    Parabéns ao gordao TV 👍

    Última resposta há 2 minutos por Mosqueteiro

    21respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Kimbo Badd

    E essa dos Enzos apagando a história kkkkkkkkk

    Última resposta há 3 minutos por Jefferson Monteiro

    101respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    Era pra Libertadores de 2015 ter sido nossa

    Última resposta há 5 minutos por Carlos Souza

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de John Titor

    É muito roubo pró Argentina.. Messi queridinho da FIFA..

    Última resposta há 5 minutos por Will Morais

    7respostas

    acessar o tópico