x
Fórum do Corinthians

Está havendo uma interpretação errada do balanço do Corinthians (sou da área)

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Gabriel

Ranking: 1.979º

Gabriel 1.904 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 28/04/2025 às 22:39
Por Gabriel Silva (@gabriel-silva17)

É preciso dizer, com toda clareza: As informações que estão sendo divulgadas na mídia sobre o balanço do Corinthians são, no mínimo, levianas. Muitos jornalistas saíram disparando números sem sequer entender minimamente de contabilidade.

Deveriam ter se informado melhor antes de espalhar fake news.

Vamos lá, de forma clara e objetiva:

Primeiro ponto: contabilmente, existe uma diferença crucial entre aumento de passivo e aumento de dívida. Gravem isso.

Segundo ponto: na contabilidade existe o chamado princípio da partida dobrada. Em termos simples: para cada passivo registrado, existe um ativo correspondente. Ou seja, se o passivo do Corinthians aumentou 829 milhões, o ativo também aumentou em 829 milhões. Caso contrário, o balanço simplesmente não fecharia. Isso é regra básica contábil.

Terceiro ponto: o que realmente define endividamento?

Endividamento ocorre quando o total de ativos financeiros (dinheiro em caixa, direitos a receber, etc.) e ativos realizáveis a curto prazo é menor do que a soma do passivo circulante (dívidas de curto prazo) e passivo não circulante (dívidas de longo prazo).

Portanto, não é correto — nem tecnicamente, nem moralmente — sair comparando o passivo de um ano com o do outro de forma isolada. Até porque, para efeito de análise, o aumento do passivo + patrimônio líquido é igual ao aumento do ativo.

Quarto ponto: o que foi divulgado na reunião de hoje — de maneira correta — foi a análise da liquidez geral, que mede a capacidade do clube de honrar suas obrigações a médio e longo prazo. Esse sim é um indicador sério para medir saúde financeira.

Conclusão: é irresponsável afirmar que 'a dívida do Corinthians explodiu para 3 bilhões'. A dívida aumentou sim, algo em torno de 300 a 400 milhões, o que também é grave, claro, mas não é esse cenário de colapso absoluto que estão pintando por aí.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhores respostas

Foto do perfil de Tiago Sccp

Ranking: 3.839º

Tiago 911 posts

@sccp.tiago em 28/04/2025 às 22:45

Excelente tópico! Parabéns pela explicação

Foto do perfil de Deco 20

Ranking: 22º

Deco 35.453 posts

@deco20 em 29/04/2025 às 12:04

Muito bem, Gabriel.

Importante que pessoas com propriedade na matéria também possam manifestar suas opiniões.

Não vejo nada de errado na sua colocação.

Ocorre que o clube tem falhado sistematicamente em vários aspectos.

1. O seu último parágrafo coloca algo que é fundamental... A dívida teria aumentado algo na casa dos R$300 a R$400 em 2025. Também foi minha leitura. Apesar de ser metade dos mais R$800 milhões anunciados pela mídia, ainda assim é algo GRAVÍSSIMO!

2. O clube falha demais na parte de comunicação. Cadê as notas explicativas do balanço? Divulgar um BP assim sem as devidas explicações é pedir pra levar sicda.

2.1 outro ponto em relação à comunicação é que, sabedores de que os números teriam piora de um exercício pra outro, poderiam ter trabalhado algo na parte de divulgação. Explorar mais as boas ações que surgiram em razão do aumento da dívida. Como você mesmo explica, existe uma correlação entre Ativo, Passivo e PL. Mas se as pessoas só conseguem ver o aumento do passivo, como fazer uma análise positiva do contexto?

3. A diretoria SEMPRE se enrola nesses assuntos mais densos. Demoraram pra finalizar os números. Descumpriram o prazo previsto no estatuto para entrega do balanço.

Então, em síntese, não dá pra passar pano.

A mídia realmente se aproveita e suja nossa imagem. Mas somente pq a diretoria permite que isso aconteça.

Se tivéssemos uma gestão minimamente competente e responsável com a gestão dos recursos, nada disso aconteceria.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Gilberto Dias

Gilberto 160 posts

@gilberto.dias5 em 01/05/2025 às 00:03

Parabéns, também sou da área, e para facilitar mais ainda para descrever seu comentário, para cada débito existe um débito, onde os números se equivalem. E eu acho que se colocarem um ótimo financeiro, não aventureiro, o Corinthians tem possibilidade de liquidez sim, através dos seus contratos de patrocínios e verbas transmissão! Realizando a venda dos seus passivos zerando praticamente suas dividas e através de novos patrocínios pagar dividas futuras!

Foto do perfil de Carlos Gehlen

Ranking: 360º

Carlos 7.768 posts

@carlos.gehlen em 30/04/2025 às 10:44

Gabriel, respeito muito seu comentário, até pq não sou da área, como o nobre amigo torcedor é. Contudo,

- sendo passivo ou dívida, isso gera uma obrigação fiscal, uma conta precisa ser pagar.

- com relação a linhas de ativo e passivo precisamos dizer: há uma conta de 37 milhões a ser paga por Félix, Cacá, Matheuzinho, Bidu, salários de coronado e Memphis, que nunca mais irão se converter em ativos de venda. Verdade seja dita.

- e mesmo que as dívidas sejam 'planejadas', quando somado a todos o montante tornam sim essa conta quase que impagável.

Talvez a linguagem não tenha sido a mais adequada, na hora da divulgação, mas seja na interpretação da impressa, seja na sua abordagem, estamos aumentando o problema e tornando o clube insolvente.

Isso é muito preocupante e precisamos levar isso a sério.

Foto do perfil de Lucascris Queiroz

Ranking: 18º

Lucascris 38.221 posts

@lucas.cris.franco em 30/04/2025 às 03:09

Parabéns

Foto do perfil de Azazel Zel

Ranking: 1.202º

Azazel 3.062 posts

@azazel.zel em 29/04/2025 às 21:20

Kk...mas é logico...assim como o clube dificilmente teria inquérito policial aberto nos tempos deles.. Lembrando que um dos vermes lá é delegado, ou seja, altos contatos no sistema.

Publicidade

Foto do perfil de Marcio Serrão

Ranking: 2.451º

Marcio 1.544 posts

@marcio.serrao em 29/04/2025 às 19:32

Ahhh que bom! A dívida aumentou só 400 milhões!
Viva Augusto Melo!

Foto do perfil de André Nicola

Ranking: 450º

André 6.600 posts

@andre.nicola em 29/04/2025 às 19:04

Parabéns pelo tópico irmão.. A verdade que a política do parque São Jorge é podre!

Foto do perfil de Matheus Henrique Ferreira

Matheus 29 posts

@matheus-henrique-fe2 em 29/04/2025 às 17:54

Os caras querem de todo jeito derrubar o Augusto, se ele tiver errado tem que sumir só Corinthians mesmo, mas por que Andrés e Duílio ratos que sempre roubaram o clube nunca caíram nessa?

Foto do perfil de Alessandro Pascoal

Alessandro 48 posts

@alessandro-pascoal em 29/04/2025 às 17:54

O ponto e derrubar o Augusto de qualquer jeito. Para isso deixam o ambiente pesado. Não respeitam as eleições. Inventam mentiras e deixam o ambiente pesado.