x

Post de Gilberto no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Parabéns, também sou da área, e para facilitar mais ainda para descrever seu comentário, para cada débito existe um débito, onde os números se equivalem. E eu acho que se colocarem um ótimo financeiro, não aventureiro, o Corinthians tem possibilidade de liquidez sim, através dos seus contratos de patrocínios e verbas transmissão! Realizando a venda dos seus passivos zerando praticamente suas dividas e através de novos patrocínios pagar dividas futuras!

em Bate-Papo da Torcida > Está havendo uma interpretação errada do balanço do Corinthians (sou...

Em resposta ao tópico:

É preciso dizer, com toda clareza: As informações que estão sendo divulgadas na mídia sobre o balanço do Corinthians são, no mínimo, levianas. Muitos jornalistas saíram disparando números sem sequer entender minimamente de contabilidade.

Deveriam ter se informado melhor antes de espalhar fake news.

Vamos lá, de forma clara e objetiva:

Primeiro ponto: contabilmente, existe uma diferença crucial entre aumento de passivo e aumento de dívida. Gravem isso.

Segundo ponto: na contabilidade existe o chamado princípio da partida dobrada. Em termos simples: para cada passivo registrado, existe um ativo correspondente. Ou seja, se o passivo do Corinthians aumentou 829 milhões, o ativo também aumentou em 829 milhões. Caso contrário, o balanço simplesmente não fecharia. Isso é regra básica contábil.

Terceiro ponto: o que realmente define endividamento?

Endividamento ocorre quando o total de ativos financeiros (dinheiro em caixa, direitos a receber, etc.) e ativos realizáveis a curto prazo é menor do que a soma do passivo circulante (dívidas de curto prazo) e passivo não circulante (dívidas de longo prazo).

Portanto, não é correto — nem tecnicamente, nem moralmente — sair comparando o passivo de um ano com o do outro de forma isolada. Até porque, para efeito de análise, o aumento do passivo + patrimônio líquido é igual ao aumento do ativo.

Quarto ponto: o que foi divulgado na reunião de hoje — de maneira correta — foi a análise da liquidez geral, que mede a capacidade do clube de honrar suas obrigações a médio e longo prazo. Esse sim é um indicador sério para medir saúde financeira.

Conclusão: é irresponsável afirmar que 'a dívida do Corinthians explodiu para 3 bilhões'. A dívida aumentou sim, algo em torno de 300 a 400 milhões, o que também é grave, claro, mas não é esse cenário de colapso absoluto que estão pintando por aí.

Responder ao post do Gilberto

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Bigode Voador 1910

    Como? Eu não sei! Mas eu tinha certeza que o Messi ia perder o pênalti

    Última resposta há 20 segundos por Zebedeus .

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Messi o brabo o maior da história 👽👽��

    Criado há 25 segundos por Roblox Neto

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ídolos da Fiel

    Argentina não vai pegar "ninguém" até as semis..

    Última resposta há 1 minuto por ROSANA RSN

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Golaço

    Criado há 1 minuto por Haniel Sousa

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    Mbappé, definitivamente, não é um "parça do Neymar"

    Última resposta há 2 minutos por Zuin João

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Elenco se reapresentou hoje

    Última resposta há 2 minutos por ROSANA RSN

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Leandro Florentino

    Arena - Ampliação

    Última resposta há 3 minutos por Carlos Arruda

    26respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Lord Rock

    ENQUETE: Qual sua opinião sobre a SAFiel?

    Última resposta há 3 minutos por Gilmar Fubá

    306votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Rafael Márcio

    Não existe nada mais irritante que essa PAUSA PARA HIDRATAÇÃO

    Última resposta há 4 minutos por ROSANA RSN

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Daniel Santos Fernandes

    E os salários atrasados, vai esperar completar 2 meses?

    Última resposta há 4 minutos por Thiago Sccp

    7respostas

    acessar o tópico