x

Post de Azazel no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Kk...mas é logico...assim como o clube dificilmente teria inquérito policial aberto nos tempos deles.. Lembrando que um dos vermes lá é delegado, ou seja, altos contatos no sistema.

em Bate-Papo da Torcida > Está havendo uma interpretação errada do balanço do Corinthians (sou...

Em resposta ao tópico:

É preciso dizer, com toda clareza: As informações que estão sendo divulgadas na mídia sobre o balanço do Corinthians são, no mínimo, levianas. Muitos jornalistas saíram disparando números sem sequer entender minimamente de contabilidade.

Deveriam ter se informado melhor antes de espalhar fake news.

Vamos lá, de forma clara e objetiva:

Primeiro ponto: contabilmente, existe uma diferença crucial entre aumento de passivo e aumento de dívida. Gravem isso.

Segundo ponto: na contabilidade existe o chamado princípio da partida dobrada. Em termos simples: para cada passivo registrado, existe um ativo correspondente. Ou seja, se o passivo do Corinthians aumentou 829 milhões, o ativo também aumentou em 829 milhões. Caso contrário, o balanço simplesmente não fecharia. Isso é regra básica contábil.

Terceiro ponto: o que realmente define endividamento?

Endividamento ocorre quando o total de ativos financeiros (dinheiro em caixa, direitos a receber, etc.) e ativos realizáveis a curto prazo é menor do que a soma do passivo circulante (dívidas de curto prazo) e passivo não circulante (dívidas de longo prazo).

Portanto, não é correto — nem tecnicamente, nem moralmente — sair comparando o passivo de um ano com o do outro de forma isolada. Até porque, para efeito de análise, o aumento do passivo + patrimônio líquido é igual ao aumento do ativo.

Quarto ponto: o que foi divulgado na reunião de hoje — de maneira correta — foi a análise da liquidez geral, que mede a capacidade do clube de honrar suas obrigações a médio e longo prazo. Esse sim é um indicador sério para medir saúde financeira.

Conclusão: é irresponsável afirmar que 'a dívida do Corinthians explodiu para 3 bilhões'. A dívida aumentou sim, algo em torno de 300 a 400 milhões, o que também é grave, claro, mas não é esse cenário de colapso absoluto que estão pintando por aí.

Responder ao post do Azazel

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Dounpe x

    Se o Messi fizer uma assistência nesta copa (off)

    Última resposta há 21 segundos por Vapor de Chuveiro

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mentalista

    Qual titular você venderia?

    Última resposta há 33 segundos por Thiago Trabuco Bassan

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Que se lasque o brasa

    Última resposta há 38 segundos por renato silva leite

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jota Sampaio

    Cristiano Ronaldo é muito maior do que o Messi

    Criado há 39 segundos por Jota Sampaio

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 54 segundos por Romildo Pimentel

    52respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    👽👽👽👽

    Criado há 1 hora por Roblox Neto

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Stewie Chinês

    Cristiano Ronaldo pode não ser maior (no geral) que o Messi, mas...

    Última resposta há 2 minutos por Ska cap

    32respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Arnaldo Lira

    Janela de transferências europeia iniciando os trabalhos (Bidon, Yuri, André)...

    Última resposta há 3 minutos por Amilton Cesar Ferreira

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rafael Márcio

    SicMessi

    Última resposta há 3 minutos por renato silva leite

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ídolos da Fiel

    Junto com o Pelé, temos pelo menos mais uns 10 craques que participaram dos 3 títulos mundiais..

    Última resposta há 4 minutos por Matheus Assumpção

    7respostas

    acessar o tópico