x

Post de deco no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Muito bem, Gabriel.

Importante que pessoas com propriedade na matéria também possam manifestar suas opiniões.

Não vejo nada de errado na sua colocação.

Ocorre que o clube tem falhado sistematicamente em vários aspectos.

1. O seu último parágrafo coloca algo que é fundamental... A dívida teria aumentado algo na casa dos R$300 a R$400 em 2025. Também foi minha leitura. Apesar de ser metade dos mais R$800 milhões anunciados pela mídia, ainda assim é algo GRAVÍSSIMO!

2. O clube falha demais na parte de comunicação. Cadê as notas explicativas do balanço? Divulgar um BP assim sem as devidas explicações é pedir pra levar sicda.

2.1 outro ponto em relação à comunicação é que, sabedores de que os números teriam piora de um exercício pra outro, poderiam ter trabalhado algo na parte de divulgação. Explorar mais as boas ações que surgiram em razão do aumento da dívida. Como você mesmo explica, existe uma correlação entre Ativo, Passivo e PL. Mas se as pessoas só conseguem ver o aumento do passivo, como fazer uma análise positiva do contexto?

3. A diretoria SEMPRE se enrola nesses assuntos mais densos. Demoraram pra finalizar os números. Descumpriram o prazo previsto no estatuto para entrega do balanço.

Então, em síntese, não dá pra passar pano.

A mídia realmente se aproveita e suja nossa imagem. Mas somente pq a diretoria permite que isso aconteça.

Se tivéssemos uma gestão minimamente competente e responsável com a gestão dos recursos, nada disso aconteceria.

em Bate-Papo da Torcida > Está havendo uma interpretação errada do balanço do Corinthians (sou...

Em resposta ao tópico:

É preciso dizer, com toda clareza: As informações que estão sendo divulgadas na mídia sobre o balanço do Corinthians são, no mínimo, levianas. Muitos jornalistas saíram disparando números sem sequer entender minimamente de contabilidade.

Deveriam ter se informado melhor antes de espalhar fake news.

Vamos lá, de forma clara e objetiva:

Primeiro ponto: contabilmente, existe uma diferença crucial entre aumento de passivo e aumento de dívida. Gravem isso.

Segundo ponto: na contabilidade existe o chamado princípio da partida dobrada. Em termos simples: para cada passivo registrado, existe um ativo correspondente. Ou seja, se o passivo do Corinthians aumentou 829 milhões, o ativo também aumentou em 829 milhões. Caso contrário, o balanço simplesmente não fecharia. Isso é regra básica contábil.

Terceiro ponto: o que realmente define endividamento?

Endividamento ocorre quando o total de ativos financeiros (dinheiro em caixa, direitos a receber, etc.) e ativos realizáveis a curto prazo é menor do que a soma do passivo circulante (dívidas de curto prazo) e passivo não circulante (dívidas de longo prazo).

Portanto, não é correto — nem tecnicamente, nem moralmente — sair comparando o passivo de um ano com o do outro de forma isolada. Até porque, para efeito de análise, o aumento do passivo + patrimônio líquido é igual ao aumento do ativo.

Quarto ponto: o que foi divulgado na reunião de hoje — de maneira correta — foi a análise da liquidez geral, que mede a capacidade do clube de honrar suas obrigações a médio e longo prazo. Esse sim é um indicador sério para medir saúde financeira.

Conclusão: é irresponsável afirmar que 'a dívida do Corinthians explodiu para 3 bilhões'. A dívida aumentou sim, algo em torno de 300 a 400 milhões, o que também é grave, claro, mas não é esse cenário de colapso absoluto que estão pintando por aí.

Responder ao post do deco

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Fábio Corinthiano

    Um presente de Deus poder acompanhar a carreira toda do Messi...

    Criado há 2 segundos por Fábio Corinthiano

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Stewie Chinês

    Cristiano Ronaldo pode não ser maior (no geral) que o Messi, mas...

    Última resposta há 5 segundos por Manoel Corinthians

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Alan

    Quem considera Messi o melhor da história, está errado

    Última resposta há 11 segundos por Fernando Santos

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ídolos da Fiel

    Messi maior que Pelé.. é um fato.. Acabou a lenda repassada de geração em geração..

    Última resposta há 25 segundos por Jefferson Monteiro

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fábio Corinthiano

    Alerta extremo - Defesa Civil...

    Última resposta há 25 segundos por Robson Gualda

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Silas Murray Fonseca

    [OFF] Essa imagem representa a TV Globo

    Criado há 27 segundos por Silas Murray Fonseca

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Victor P.

    Como isso é possível?

    Última resposta há 28 segundos por SAFCorinthians 2021, 22, 23, 24, 25, 26...

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Acabaram com o Corinthians!!!

    Aprende aí torcida seleção brasileira...

    Última resposta há 41 segundos por Fome-nômeno Ronaldo

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Danilo Nogueira

    Se o critério for títulos, Ronaldinho Gaúcho é o maior de todos

    Criado há 2 minutos por Danilo Nogueira

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    A terceira geração nutela jamais vai saber o que e assistir Messi 👽 em campo

    Última resposta há 2 minutos por Manoel Corinthians

    2respostas

    acessar o tópico