x

Post de Carlos no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Gabriel, respeito muito seu comentário, até pq não sou da área, como o nobre amigo torcedor é. Contudo,

- sendo passivo ou dívida, isso gera uma obrigação fiscal, uma conta precisa ser pagar.

- com relação a linhas de ativo e passivo precisamos dizer: há uma conta de 37 milhões a ser paga por Félix, Cacá, Matheuzinho, Bidu, salários de coronado e Memphis, que nunca mais irão se converter em ativos de venda. Verdade seja dita.

- e mesmo que as dívidas sejam 'planejadas', quando somado a todos o montante tornam sim essa conta quase que impagável.

Talvez a linguagem não tenha sido a mais adequada, na hora da divulgação, mas seja na interpretação da impressa, seja na sua abordagem, estamos aumentando o problema e tornando o clube insolvente.

Isso é muito preocupante e precisamos levar isso a sério.

em Bate-Papo da Torcida > Está havendo uma interpretação errada do balanço do Corinthians (sou...

Em resposta ao tópico:

É preciso dizer, com toda clareza: As informações que estão sendo divulgadas na mídia sobre o balanço do Corinthians são, no mínimo, levianas. Muitos jornalistas saíram disparando números sem sequer entender minimamente de contabilidade.

Deveriam ter se informado melhor antes de espalhar fake news.

Vamos lá, de forma clara e objetiva:

Primeiro ponto: contabilmente, existe uma diferença crucial entre aumento de passivo e aumento de dívida. Gravem isso.

Segundo ponto: na contabilidade existe o chamado princípio da partida dobrada. Em termos simples: para cada passivo registrado, existe um ativo correspondente. Ou seja, se o passivo do Corinthians aumentou 829 milhões, o ativo também aumentou em 829 milhões. Caso contrário, o balanço simplesmente não fecharia. Isso é regra básica contábil.

Terceiro ponto: o que realmente define endividamento?

Endividamento ocorre quando o total de ativos financeiros (dinheiro em caixa, direitos a receber, etc.) e ativos realizáveis a curto prazo é menor do que a soma do passivo circulante (dívidas de curto prazo) e passivo não circulante (dívidas de longo prazo).

Portanto, não é correto — nem tecnicamente, nem moralmente — sair comparando o passivo de um ano com o do outro de forma isolada. Até porque, para efeito de análise, o aumento do passivo + patrimônio líquido é igual ao aumento do ativo.

Quarto ponto: o que foi divulgado na reunião de hoje — de maneira correta — foi a análise da liquidez geral, que mede a capacidade do clube de honrar suas obrigações a médio e longo prazo. Esse sim é um indicador sério para medir saúde financeira.

Conclusão: é irresponsável afirmar que 'a dívida do Corinthians explodiu para 3 bilhões'. A dívida aumentou sim, algo em torno de 300 a 400 milhões, o que também é grave, claro, mas não é esse cenário de colapso absoluto que estão pintando por aí.

Responder ao post do Carlos

Réplicas desse post

Foto do perfil de Gilberto

Gilberto 160 posts

@gilberto.dias5 em 01/05/2025 às 00:16

Respeito sua análise também, mas o Corinthians é uma marca muito forte, com muitas condições de angariar recursos, mas se praticamente vermos o valor auferido pelo Corinthians no contra de transmissão, eles se quisessem poderia negociar o passivo em trocar dos direitos de transmissão por cinco anos, que foram na casa dos $ 1.2 bilhão...se fechassemos por 6 anos pagaríamos as dividas (sendo que temos muita coisa a longo prazo) e ficaríamos somente com o estádio, que poderia ser quitado com uma nova negociação, que hoje chegaria tranquilamente na casa do $ 1 bilhão de reais. E as dividas futuras seria pagas com os outros patrocínios que temos e que conseguiríamos fechar, mas não batemos interesse por parte deles, pois se ter bagunça, não se tem conchavos e roubos, cada bagunçada é bem melhor!

Na realidade, o Corinthians é muito fácil se administrar quando querem!

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Álex

    Assistindo o Sub-17 do Corinthians. Mano, o Moscardo já pode subir!

    Última resposta há 11 segundos por Carlos Alexandre Hirata

    30respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Roblox Neto

    Parabéns ao gordao TV 👍

    Última resposta há 21 segundos por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Matemática é fácil?

    Última resposta há 38 segundos por Haniel Sousa

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de José Oliveira

    Senegal: lindo ver time tomando gol em saída de bola na área

    Última resposta há 1 minuto por NERY

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Petição pra sacrificarem o Roblox neto

    Criado há 5 minutos por marselo

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Feenando de Oliveira

    Messi imitou Ricardinho em 2001 kkkkk

    Última resposta há 1 minuto por Carlos Souza

    50respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Odegaard

    Última resposta há 1 minuto por Caio

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de CLAUDIO L

    Copa do Mundo

    Última resposta há 2 minutos por NERY

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 2 minutos por Felippe Rangel Rodrigues

    48respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jordan Marques

    CR7 e Messi

    Criado há 2 minutos por Jordan Marques

    0respostas

    acessar o tópico