Carlos Gehlen
Gabriel, respeito muito seu comentário, até pq não sou da área, como o nobre amigo torcedor é. Contudo,
- sendo passivo ou dívida, isso gera uma obrigação fiscal, uma conta precisa ser pagar.
- com relação a linhas de ativo e passivo precisamos dizer: há uma conta de 37 milhões a ser paga por Félix, Cacá, Matheuzinho, Bidu, salários de coronado e Memphis, que nunca mais irão se converter em ativos de venda. Verdade seja dita.
- e mesmo que as dívidas sejam 'planejadas', quando somado a todos o montante tornam sim essa conta quase que impagável.
Talvez a linguagem não tenha sido a mais adequada, na hora da divulgação, mas seja na interpretação da impressa, seja na sua abordagem, estamos aumentando o problema e tornando o clube insolvente.
Isso é muito preocupante e precisamos levar isso a sério.
em Bate-Papo da Torcida > Está havendo uma interpretação errada do balanço do Corinthians (sou...
Em resposta ao tópico:
É preciso dizer, com toda clareza: As informações que estão sendo divulgadas na mídia sobre o balanço do Corinthians são, no mínimo, levianas. Muitos jornalistas saíram disparando números sem sequer entender minimamente de contabilidade.
Deveriam ter se informado melhor antes de espalhar fake news.
Vamos lá, de forma clara e objetiva:
Primeiro ponto: contabilmente, existe uma diferença crucial entre aumento de passivo e aumento de dívida. Gravem isso.
Segundo ponto: na contabilidade existe o chamado princípio da partida dobrada. Em termos simples: para cada passivo registrado, existe um ativo correspondente. Ou seja, se o passivo do Corinthians aumentou 829 milhões, o ativo também aumentou em 829 milhões. Caso contrário, o balanço simplesmente não fecharia. Isso é regra básica contábil.
Terceiro ponto: o que realmente define endividamento?
Endividamento ocorre quando o total de ativos financeiros (dinheiro em caixa, direitos a receber, etc.) e ativos realizáveis a curto prazo é menor do que a soma do passivo circulante (dívidas de curto prazo) e passivo não circulante (dívidas de longo prazo).
Portanto, não é correto — nem tecnicamente, nem moralmente — sair comparando o passivo de um ano com o do outro de forma isolada. Até porque, para efeito de análise, o aumento do passivo + patrimônio líquido é igual ao aumento do ativo.
Quarto ponto: o que foi divulgado na reunião de hoje — de maneira correta — foi a análise da liquidez geral, que mede a capacidade do clube de honrar suas obrigações a médio e longo prazo. Esse sim é um indicador sério para medir saúde financeira.
Conclusão: é irresponsável afirmar que 'a dívida do Corinthians explodiu para 3 bilhões'. A dívida aumentou sim, algo em torno de 300 a 400 milhões, o que também é grave, claro, mas não é esse cenário de colapso absoluto que estão pintando por aí.


