x

Post de Dwight no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Mais um trecho: a sua namorada pegava emprestado mais açúcar do que precisava e nem fazia bolo, o vizinho do açúcar nunca ligou tanto, deixava pra depois. Você termina o relacionamento com ela, na mesma hora do término, ela vai até o vizinho e diz: lembra o açúcar que você me emprestou? Vou devolver tudo de uma vez mês que vem

em Bate-Papo da Torcida > Quer entender como vai funcionar a RCE? Leia com atenção

Em resposta ao tópico:

Cara, imagina que você mora num prédio e passou por umas dificuldades financeiras. Aí pra comer, um dia você chegava num vizinho e pedia ovos, no outro dia você ia para o outro e pedia farinha, no outro chegava para o do andar de cima e pedia leite, e assim por diante.

Imagina que esses vizinhos te emprestavam com uma condição: você ia devolver com juros quando a situação melhorasse. O cara te emprestou 4 ovos? Você vai devolver uma cartela pra ele. A vizinha te descolou uma xícara de farinha? Então lá na frente você vai ter que dar um kg pra ela.

Até aqui tranquilo, certo?

Aí imagina que você dá uma melhorada, se levanta um pouco, se organiza, e consegue comprar uns ingredientes pra fazer bolo pra vender, como forma de trabalho. A sua ideia é ir vendendo bolo até conseguir fazer essa atividade pagar as suas contas, e aí ir pagando os vizinhos que te emprestaram as coisas.

Só que pensa que no primeiro dia do seu novo plano de negócio você vai lá fazer os primeiros bolos pra vender e chega aquele vizinho na sua porta dizendo 'preciso dos ovos agora'. Você entrega pra ele todos os ovos que comprou e, bom, não dá pra fazer a sic do bolo sem ovo.
Aí mais uns dias você faz um bico, entra uma grana nova, você compra mais ovos, vai fazer seu plano dar certo e a vizinha da farinha bate na sua porta exigindo: 'quero toda aquela farinha agora'. Nunca que seu bolo vai dar certo desse jeito, certo?

Isso é mais ou menos o que acontece com o Corinthians com os bloqueios de conta. O dinheiro que entra dá pra pagar ali os gastos mensais, um pouco dos novos investimentos e tal, mas sempre chega um credor executando na justiça pra receber o seu na hora, e aí a conta é bloqueada, prejudicando aquele momento.

Até aqui tá dando pra entender? Então seguimos.

Pensa que você não aguenta mais seu negócio de bolo não dar certo porque cada hora um vizinho vem cobrar um empréstimo de você, e aí você tem uma ideia: ao invés de fazer 10kg de bolo por dia pra vender, vai fazer 8 só, e com o que faria os outros 2kg vai 'pagando' seus vizinhos aos pouquinhos. Só que os vizinhos não têm confiança de que você vai pagando aos poucos, e um quer receber primeiro que o outro, você não dá conta de organizar isso sozinho.

O que você faz? Chama o síndico do prédio e faz um bem bolado com ele.

'Olha síndico, eu devo aí pra um monte de gente um monte de ovo, farinha, leite, açúcar. Eu não tenho todas as quantidades pra pagar todo mundo de uma vez, e eles não confiam em mim pra pagar aos poucos, mas todo mundo confia em você. Se eu te trouxer aqui todo mês um pouquinho de leite, um pouquinho de açúcar, um pouquinho de ovo, você vai dando para o pessoal que eu devo de um jeito organizado? '

E assim ninguém mais bate na sua porta e você vende seus bolos mais tranquilo para se reerguer.

O RCE é isso: é você pegar o que você tem de dívida de curto prazo, que tá pra ser executada pra bloqueio de conta e tal, e centralizar tudo na justiça, pra ir pagando de forma parcelada cada um dos fornecedores, mês a mês, de acordo com as determinações judiciais e a organização feita pelas empresas nomeadas pra cuidar disso pra você. Ele basicamente pega todo mundo que estava tumultuando na sua porta te cobrando e organiza essa galera em fila, pra que todos recebam.

Retirado do X, no perfil do Rafael Pacheco .

Responder ao post do Dwight

Réplicas desse post

Foto do perfil de José

José 268 posts

@josecarlos14 Apoiador em 25/01/2025 às 16:22

E a sem vergonha ainda estava de rolo com o vizinho do açucar.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Feenando de Oliveira

    Messi imitou Ricardinho em 2001 kkkkk

    Última resposta há 3 segundos por Rafael Santos Silva

    36respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ídolos da Fiel

    Cadê os críticos do robozão? Kkkkkkkkkkkkk

    Última resposta há 6 segundos por Thiago Augusto

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Neymar tá se poupando pra final calma gente

    Criado há 10 segundos por Haniel Sousa

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Paulo Aquino

    Enquanto isso... Neymar

    Última resposta há 13 segundos por Manoel Corinthians

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Renato Arbusto

    Gol do Messi, Mbappe, Haaland, Harry Kane e Cristiano Ronaldo

    Última resposta há 41 segundos por Marco Antônio

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Matheus Assumpção

    Se deixar a Argentina leva o tetra

    Última resposta há 1 minuto por tio do sonho

    38respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fala Timao

    O jogo de futebol antigamente não era lento - Parte 2

    Última resposta há 1 minuto por Kimbo Badd

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando diniz

    Pelé tá ficando pra trás

    Última resposta há 1 minuto por Maltkvski Pietrovski

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Carlos Luis

    Yuri teria chutado em cima do goleiro (3° gol de Portugal)

    Última resposta há 2 minutos por Marcos

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de João Carlos Correia

    Mané, definitivamente, não é um "parça do Neymar"

    Última resposta há 2 minutos por GABRIEL DA COSTA SILVA

    34respostas

    acessar o tópico