Don Ramón
O senhor tem razão. A relação entre o momento vivido, a música e o contexto político realmente se faz presente, como em tantos períodos da história (tanto positivos quanto negativos).
Cada época gera sua própria arte e, com ela, um reflexo do que estamos vivendo, ao mesmo tempo em que essas expressões são atemporais.
Não importa se é na política, no estado de espírito, no amor ou na amizade, a música traduz o sentimento que, às vezes, não se pode ou não se quer falar, ou até mesmo o que se quer gritar! Música é a vida em melodia, que nunca se perderá!
em Bate-Papo da Torcida > Recado Nobre Conselheiros - 04.12
Em citação ao post:
Acho que não é o caso de melhor ou, pior, eu diria, as duas letras representam a nossa visão do real momento em que vive um time de enorme tradição no futebol do mundo, claro, com a mera coincidência? Dessas letras serem em épocas diferentes, mas, que expressam contexto iguais ao que se vive, tanto na política nacional como no futebol.
Caetano Veloso e Gilberto Gil quando optaram pelo exílio em 1969 em plena ditadura, a barra aqui pra eles estava pesadíssima.
Caetano, compôs uma música de poucas palavras de nome 'Irene', ela dizia assim:
'Eu quero ir minha gente, eu não sou daqui, eu não tenho nada, nada, quero ver Irene... Quero ver Irene dar sua risada'
Era uma toadinha nordestina, simples um violãozinho de acompanhamento.
- Era só isso, mas, o suficiente para nós todos seres viventes entender o que se passava na época -
E Gil compôs uma música chamada 'Aquele abraço', mais rebuscada em letra, melodia, harmônia e ritmo, pois, era um samba como batida de partido alto, maravilhoso.
- A finalidade da música é falar com o povo, é elucidar, é emocionar, é romantizar, é se apaixonar, é enfurecer, é criar a Paz, ou, a Guerra -
Geraldo Vandré em 1968 compôs uma música que virou um hino na juventude de então. 'Pra não dizer que não falei das flores'
- A música tem uma finalidade social de tamanha importância tanto para a Paz, como também pra Guerra -
Ela fala com o povo, ela esclarece, ela emociona, ela romantiza, ela apaixona, ela traz alegria e tristeza, amor e ódio, razão é irracionalidade, ela enfurece, ela chora, enfim, trás todos os sentimentos mais aflorados do momento, por isso fui músico por uma boa fase da minha vida.
Isto posto, passo a palavra.
