x

Post de anisio no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Acho que não é o caso de melhor ou, pior, eu diria, as duas letras representam a nossa visão do real momento em que vive um time de enorme tradição no futebol do mundo, claro, com a mera coincidência? Dessas letras serem em épocas diferentes, mas, que expressam contexto iguais ao que se vive, tanto na política nacional como no futebol.

Caetano Veloso e Gilberto Gil quando optaram pelo exílio em 1969 em plena ditadura, a barra aqui pra eles estava pesadíssima.

Caetano, compôs uma música de poucas palavras de nome 'Irene', ela dizia assim:

'Eu quero ir minha gente, eu não sou daqui, eu não tenho nada, nada, quero ver Irene... Quero ver Irene dar sua risada'

Era uma toadinha nordestina, simples um violãozinho de acompanhamento.

- Era só isso, mas, o suficiente para nós todos seres viventes entender o que se passava na época -

E Gil compôs uma música chamada 'Aquele abraço', mais rebuscada em letra, melodia, harmônia e ritmo, pois, era um samba como batida de partido alto, maravilhoso.

- A finalidade da música é falar com o povo, é elucidar, é emocionar, é romantizar, é se apaixonar, é enfurecer, é criar a Paz, ou, a Guerra -

Geraldo Vandré em 1968 compôs uma música que virou um hino na juventude de então. 'Pra não dizer que não falei das flores'

- A música tem uma finalidade social de tamanha importância tanto para a Paz, como também pra Guerra -

Ela fala com o povo, ela esclarece, ela emociona, ela romantiza, ela apaixona, ela traz alegria e tristeza, amor e ódio, razão é irracionalidade, ela enfurece, ela chora, enfim, trás todos os sentimentos mais aflorados do momento, por isso fui músico por uma boa fase da minha vida.

Isto posto, passo a palavra.

em Bate-Papo da Torcida > Recado Nobre Conselheiros - 04.12

Em citação ao post:

Boa noite Sr Anisio!

Representada agora vai ficar (bem melhor que a minha, diga-se):

Pesadelo
MPB-4

Quando o muro separa uma ponte une
Se a vingança encara o remorso pune
Você vem me agarra, alguém vem me solta
Você vai na marra, ela um dia volta

E se a força é tua ela um dia é nossa
Olha o muro, olha a ponte, olhe o dia de ontem chegando
Que medo você tem de nós, olha aí

Você corta um verso, eu escrevo outro
Você me prende vivo, eu escapo morto

De repente olha eu de novo

Perturbando a paz, exigindo troco
Vamos por aí eu e meu cachorro
Olha um verso, olha o outro
Olha o velho, olha o moço chegando
Que medo você tem de nós, olha aí

O muro caiu, olha a ponte
Da liberdade guardiã
O braço do Cristo, horizonte
Abraça o dia de amanhã

Olha aí...
Olha aí...
Olha aí...

Responder ao post do anisio

Réplicas desse post

Foto do perfil de Don

Don 554 posts

@don.ramon em 04/12/2024 às 01:12

O senhor tem razão. A relação entre o momento vivido, a música e o contexto político realmente se faz presente, como em tantos períodos da história (tanto positivos quanto negativos).

Cada época gera sua própria arte e, com ela, um reflexo do que estamos vivendo, ao mesmo tempo em que essas expressões são atemporais.

Não importa se é na política, no estado de espírito, no amor ou na amizade, a música traduz o sentimento que, às vezes, não se pode ou não se quer falar, ou até mesmo o que se quer gritar! Música é a vida em melodia, que nunca se perderá!

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Marcos

    Vocês vão virar clientes assinantes da Fatal?

    Última resposta há 2 minutos por Marco Antônio

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Portugal x Colômbia

    Última resposta há 2 minutos por Leandro Ferreira da Silva

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas

    Cazé sentiu o golpe..

    Última resposta há 2 minutos por Mariano Yakin

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Edson

    Argentina e Colômbia

    Última resposta há 2 minutos por kontratudo

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    O Corinthians precisa de intervenção antes que seja tarde demais

    Última resposta há 3 minutos por Revolta Geral

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCP FIEL

    Vão me criticar mas...

    Última resposta há 3 minutos por Aleh Policarpo

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Crazy Gavião

    O patrocínio da Fatal Fans é o principal problema do Corinthians?

    Última resposta há 3 minutos por Filipe Silva

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Decisão difícil entre Portugal e Colômbia

    Última resposta há 3 minutos por Marco Antônio

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leandro Iarrocheski

    James Rodrigues

    Última resposta há 3 minutos por Leandro Ferreira da Silva

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de B R C

    Tévez falando do confronto do Corinthians na Libertadores contra o Rosario Central

    Última resposta há 3 minutos por Diego Coppola

    28respostas

    acessar o tópico