Paulo Junior
De fato o Mano é um treinador de estilo de jogo já mais do que definido, e isso que me irrita, sua incapacidade de implantar isso, desde o ano passado. Tudo bem, lhe falta material humano, mas ainda sim já deveria ter algo melhor desenhado. Claro, não vou ser injusto criticando a falha da zaga, que vinha funcionando bem enquanto o Verissimo, que já estava consolidado na posição, por aqui estava. Sua saída e entrada do Felix, que apesar da qualidade individual, ainda está perdido no esquema tático.
No meio, concordo que o Raniele é o nosso 5, porém tá fazendo função de 8, o que é um erro gravíssimo, ele tem de ser o 5, pois a sua principal característica é a roubada de bola, e não a saída de jogo, que pra mim até foi uma grata surpresa sua qualidade com a bola nos pés. Então acredito que o certo seria colocar cada um na sua devida posição, e onde falta aí sim improvisar, mas não tirando aqueles que já estão nos seus postos. Maycon não pode ser o 5, Fausto também não, ambos são fracos na marcação, marcam com os olhos, então que eles sejam improvisados na função que falta, que é o 8. Vai ser uma maravilha? Claro que não, mas ao menos o Raniele não vai se queimar e vamos solucionando uma posição por vez.
Única justificativa dos treinadores em insistir no Maycon de primeiro volante deve ser os treinamentos, que analisando pelo nível dos nossos atacantes é até justificável, uma criança consegue roubar a bola desses caras, então não me admiro que Maycon, Fausto sejam leões de treino.
Acredito que com a entrada do Garro (se é que um dia vai estrear, bota mais uma na conta do Augusto) o time vai ter alguma melhora, ao menos na ligação da defesa ao ataque, vai ter alguém pra saber minimamente tratar bem a bola. Acredito até que o Yuri possa ter mais chances, já que, pelo menos nos vídeos, o Garro gosta muito de fazer enfiadas de bola (lá ele).
Sobre o Rojas, perdi todas as esperanças nesse cara. É um preguiçoso, já sentou em cima do contrato longo e gordo, e assim como fez no Racing, talvez deixe pra jogar bola no último ano de contrato.
A arbitragem no clássico foi pífia, a expulsão do Caetano foi ok, mas faltou critério mais uma vez ao arbitro, que em lances da mesma intensidade teve interpretações distintas. E não foi só dessa vez que fomos prejudicados por lances similares, falta mais uma vez, um presidente que seja forte nos bastidores pra dar um basta nisso.
em Bate-Papo da Torcida > Energia Negativa
Em citação ao post:
Pô, Paulo, mas o time que hoje é o titular era o nosso time reserva em 2023. E o nosso banco é feito de meninos que disputavam (alguns não) a Copinha há menos de uma semana dias. A final foi quinta passada, dia 25, no finalzinho da tarde. Já tinha moleque no banco no jogo contra o São Bernardo no sábado.
Mano tem um estilo de jogo característico há muito tempo. 451 que alterna para o 433 e para o 442. Linha defensiva bem postada, bloco baixo mas com um volante de pegada e um de ligação e chegada à frente. Pontas que sabem fazer a meia e que recompõem. Ele não tem é jogador que preste no meio de campo. E isso mata qualquer chance de sucesso de qualquer treinador. Tanto que vários passaram por aqui, uns mais vencedores que outros, e o nosso jogo sempre foi amarrado. Sempre. Cuca tomou 3 do Goiás e sofreu pra vencer o Remo, que é da Serie C e sequer chegou na fase classificatória da divisão. Eu fui checar e o Remo terminou na décima primeira colocação. A gente eliminou o Remo nos pênaltis. Até hoje tem gente querendo Cuca de volta por causa desse 'grande feito'.
É tudo na base da construção de opinião que essa galera funciona. E essa formação é feita pela mídia, que sabidamente responde a interesses financeiros de seus patrocinadores e assessorias mais influentes de clubes e empresários.
Mano toda vida foi pintado como um cara difícil, como tu disse. E também como retranqueiro. Abel, que jogou várias vezes com dois laterais direitos e dois volantes, por outro lado, é pintado como gênio. Muricy, que dava patada em todo mundo, era pintado como turrão mas engraçado, divertido. A abordagem era e ainda é leve. Tem vídeo de treino dos trikas com Muricy cornetando a galera toda do time num rachão e isso nunca foi vendido como polemica. Diniz xinga geral e inventaram ele como treinador da Seleção justamente por uma Libertadores que ele venceu SEM dinizismo.
Voltando ao plano tático e ideia de jogo, repare que nossos quatro únicos jogadores de meio são Vera, Maycon, Raniele e Matheus Araújo. Rojas não é jogador de meio. Não jogava assim no Racing e quando jogou assim aqui só fez entregar a bola para o adversário, tocar de lado e cruzar a bola na linha de fundo. No quarteto aí, quem faz a 5 bem? E a 8? Como ter intensidade com esses jogadores? O que vemos nas partidas? Apenas Raniele fazendo o trabalho dele e dos outros e ainda achando tempo pra avançar. Claramente Raniele, que foi contratado pra ser nosso 5, tem sido nosso 8. O resultado disso é o espaçamento e a falta de fluidez. Quando Yuri e Romero tentam abafar a saída adversária, o jogador de meio nosso mais próximo está 10,15 metros longe de ambos. Simplesmente porque não querem avançar e ter de correr pra trás. Medo, preguiça, indolência...
Contando tudo isso, não vejo ninguém lembrando que mesmo jogando mais de uma hora com um jogador a menos e em desvantagem no placar, o time conseguiu mais chutes ao gol, mais ações na grande área adversária, mais escanteios e tudo isso com um time mais fraco. Tu acha mesmo que é fruto somente do improviso? Contra o São Bernardo também tivemos números muito superiores e de igual maneira contra o Ituano. Finalizamos mais do que adversários nas 3 derrotas, pô. A questão é técnica e não tática.
E outra! A expulsão de Caetano foi pela agressão, ok. E Luciano não foi pra rua junto por quê? Ele revidou com agressões com o pé e a mão, além de ter ido pra cima de Caetano. O estádio inteiro achou que o VAR revisava possível expulsão do sãopaulino que havia dado entrada acho que em Romero. Nem cartão vimos acontecer.