x

Post de Paulo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

De fato o Mano é um treinador de estilo de jogo já mais do que definido, e isso que me irrita, sua incapacidade de implantar isso, desde o ano passado. Tudo bem, lhe falta material humano, mas ainda sim já deveria ter algo melhor desenhado. Claro, não vou ser injusto criticando a falha da zaga, que vinha funcionando bem enquanto o Verissimo, que já estava consolidado na posição, por aqui estava. Sua saída e entrada do Felix, que apesar da qualidade individual, ainda está perdido no esquema tático.

No meio, concordo que o Raniele é o nosso 5, porém tá fazendo função de 8, o que é um erro gravíssimo, ele tem de ser o 5, pois a sua principal característica é a roubada de bola, e não a saída de jogo, que pra mim até foi uma grata surpresa sua qualidade com a bola nos pés. Então acredito que o certo seria colocar cada um na sua devida posição, e onde falta aí sim improvisar, mas não tirando aqueles que já estão nos seus postos. Maycon não pode ser o 5, Fausto também não, ambos são fracos na marcação, marcam com os olhos, então que eles sejam improvisados na função que falta, que é o 8. Vai ser uma maravilha? Claro que não, mas ao menos o Raniele não vai se queimar e vamos solucionando uma posição por vez.

Única justificativa dos treinadores em insistir no Maycon de primeiro volante deve ser os treinamentos, que analisando pelo nível dos nossos atacantes é até justificável, uma criança consegue roubar a bola desses caras, então não me admiro que Maycon, Fausto sejam leões de treino.

Acredito que com a entrada do Garro (se é que um dia vai estrear, bota mais uma na conta do Augusto) o time vai ter alguma melhora, ao menos na ligação da defesa ao ataque, vai ter alguém pra saber minimamente tratar bem a bola. Acredito até que o Yuri possa ter mais chances, já que, pelo menos nos vídeos, o Garro gosta muito de fazer enfiadas de bola (lá ele).

Sobre o Rojas, perdi todas as esperanças nesse cara. É um preguiçoso, já sentou em cima do contrato longo e gordo, e assim como fez no Racing, talvez deixe pra jogar bola no último ano de contrato.

A arbitragem no clássico foi pífia, a expulsão do Caetano foi ok, mas faltou critério mais uma vez ao arbitro, que em lances da mesma intensidade teve interpretações distintas. E não foi só dessa vez que fomos prejudicados por lances similares, falta mais uma vez, um presidente que seja forte nos bastidores pra dar um basta nisso.

em Bate-Papo da Torcida > Energia Negativa

Em citação ao post:

Pô, Paulo, mas o time que hoje é o titular era o nosso time reserva em 2023. E o nosso banco é feito de meninos que disputavam (alguns não) a Copinha há menos de uma semana dias. A final foi quinta passada, dia 25, no finalzinho da tarde. Já tinha moleque no banco no jogo contra o São Bernardo no sábado.

Mano tem um estilo de jogo característico há muito tempo. 451 que alterna para o 433 e para o 442. Linha defensiva bem postada, bloco baixo mas com um volante de pegada e um de ligação e chegada à frente. Pontas que sabem fazer a meia e que recompõem. Ele não tem é jogador que preste no meio de campo. E isso mata qualquer chance de sucesso de qualquer treinador. Tanto que vários passaram por aqui, uns mais vencedores que outros, e o nosso jogo sempre foi amarrado. Sempre. Cuca tomou 3 do Goiás e sofreu pra vencer o Remo, que é da Serie C e sequer chegou na fase classificatória da divisão. Eu fui checar e o Remo terminou na décima primeira colocação. A gente eliminou o Remo nos pênaltis. Até hoje tem gente querendo Cuca de volta por causa desse 'grande feito'.

É tudo na base da construção de opinião que essa galera funciona. E essa formação é feita pela mídia, que sabidamente responde a interesses financeiros de seus patrocinadores e assessorias mais influentes de clubes e empresários.

Mano toda vida foi pintado como um cara difícil, como tu disse. E também como retranqueiro. Abel, que jogou várias vezes com dois laterais direitos e dois volantes, por outro lado, é pintado como gênio. Muricy, que dava patada em todo mundo, era pintado como turrão mas engraçado, divertido. A abordagem era e ainda é leve. Tem vídeo de treino dos trikas com Muricy cornetando a galera toda do time num rachão e isso nunca foi vendido como polemica. Diniz xinga geral e inventaram ele como treinador da Seleção justamente por uma Libertadores que ele venceu SEM dinizismo.

Voltando ao plano tático e ideia de jogo, repare que nossos quatro únicos jogadores de meio são Vera, Maycon, Raniele e Matheus Araújo. Rojas não é jogador de meio. Não jogava assim no Racing e quando jogou assim aqui só fez entregar a bola para o adversário, tocar de lado e cruzar a bola na linha de fundo. No quarteto aí, quem faz a 5 bem? E a 8? Como ter intensidade com esses jogadores? O que vemos nas partidas? Apenas Raniele fazendo o trabalho dele e dos outros e ainda achando tempo pra avançar. Claramente Raniele, que foi contratado pra ser nosso 5, tem sido nosso 8. O resultado disso é o espaçamento e a falta de fluidez. Quando Yuri e Romero tentam abafar a saída adversária, o jogador de meio nosso mais próximo está 10,15 metros longe de ambos. Simplesmente porque não querem avançar e ter de correr pra trás. Medo, preguiça, indolência...

Contando tudo isso, não vejo ninguém lembrando que mesmo jogando mais de uma hora com um jogador a menos e em desvantagem no placar, o time conseguiu mais chutes ao gol, mais ações na grande área adversária, mais escanteios e tudo isso com um time mais fraco. Tu acha mesmo que é fruto somente do improviso? Contra o São Bernardo também tivemos números muito superiores e de igual maneira contra o Ituano. Finalizamos mais do que adversários nas 3 derrotas, pô. A questão é técnica e não tática.

E outra! A expulsão de Caetano foi pela agressão, ok. E Luciano não foi pra rua junto por quê? Ele revidou com agressões com o pé e a mão, além de ter ido pra cima de Caetano. O estádio inteiro achou que o VAR revisava possível expulsão do sãopaulino que havia dado entrada acho que em Romero. Nem cartão vimos acontecer.

Responder ao post do Paulo

Réplicas desse post

Foto do perfil de Fábio

Fábio 12.209 posts

@fabiomcbaltz em 01/02/2024 às 23:58

Pois é...

Sobre o meio e sobre criticas a Mano, eu particularmente sinto incomodo no aspecto que você citou. Ele usou base em 2008,09 e em 14. Espero MUITO que ele repita isso agora. Nossa saída pode ser Ryan e Bidon nas vagas de Maycon e Vera. Não me animo muito com Ryan porque ele me lembra muito Roni no bom e no mau sentido. Se por um lado o moleque corre o campo todo e não cansa, por outro, ele dá bote errado direto, faz muita falta e não é uma maravilha passando. Já Bidon, minha única preocupação é quanto ao juízo dele. Futebol ele tem, mas na final eu senti que ele estava já com um certo saltinho alto. Já deu muita entrevista, já foi bem falado... Essa molecada de hoje deslumbra com qualquer coisa e com a mesma facilidade que deslumbra, se contenta. Basta ver Wesley e as caras que faz e o futebolzinho que joga. Na cabeça dele, não duvido que já se ache o Vini Jr. Rsrsrs

Com os dois moleques é até possível especular Raniele de 8. Mas eu iria de Raniele de 5 e os moleques fazendo os 8, Ryan pela direita e Bidon na esquerda, já que Garro joga pela direita, né? Ou avançava Bidon de 11 do 442, que não é ponta mas meia esquerda, e deixava Garro com a 10. É Rojas o nosso 10, né? Passou da hora de tirar a 10 daquele verme.

'Acredito até que o Yuri possa ter mais chances, já que, pelo menos nos vídeos, o Garro gosta muito de fazer enfiadas de bola (lá ele).'

Hahahaha Pior que o sobrenome é Garro Hahahaha

Sim, também acho que com um meia jogando de fato, há sobrevida pra Yuri. Ele só serve para o facão. Passe no ponto futuro pra ele chegar entre o lateral e o zagueiro já sem muito tempo de pensar no que vai fazer. Ele não tem recebido muito esse passe. Em 2023 recebeu sim e errou, é verdade. Mas nessa nhaca que ele tá, tem que ter mais vezes para o cara perder o medo e a urgência. É a mistura das duas coisas que deve ferrar com ele atualmente.

Eu acho que há espaço pra Yuri e Arthur juntos. Ou Yuri e Pedro Raul, que tá pra chegar, né? Melo deve registrar ele no BID em maio, caso anuncie ele até segunda Hahahaha Particularmente, daria chance ao moleque porque ele tá pedindo passagem. Esse espaço só fica mais fácil no caso de Garro já ser titular pois eu não tiraria Romero dos 11 iniciais. Entre Romero e Yuri, por mim sai Yuri. Absolutamente tudo que se fala de mal de Romero já foi feito muito pior por Yuri. Mas MUITO pior. Rsrsrs

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    Como o Corinthians se sairia na Copa do Mundo?

    Última resposta há 1 minuto por Carlos Tadeu Stoduto

    35respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 3 minutos por Carlos Tadeu Stoduto

    95respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de João Carlos Correia

    Em clima de Copa do Mundo, vamos rir um pouco

    Última resposta há 3 minutos por Rafael Márcio

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Tchau 👍

    Última resposta há 3 minutos por Testomaster da Fiel

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fernando diniz

    Casagrande sobre Romário :

    Última resposta há 4 minutos por weskley miranda

    63respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Frederico Henriques

    Mbappe sobre bets

    Última resposta há 8 minutos por Celso Macedo

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Nenhum Corinthiano fanático milionário pra anunciar na CAZETV SAFiel já

    Última resposta há 8 minutos por Lucas ¨

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de RC Timão

    Sei que jogador precisa de ritmo de jogo, mas

    Criado há 25 minutos por RC Timão

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de João Carlos Correia

    Mané, definitivamente, não é um "parça do Neymar"

    Última resposta há 9 minutos por Naldo Trader 37

    60respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCP FIEL

    Diretora da Fifa elogia nossa torcida; veja!

    Última resposta há 10 minutos por Maltkvski Pietrovski

    2respostas

    acessar o tópico