Fábio Carvalho
Pô, Paulo, mas o time que hoje é o titular era o nosso time reserva em 2023. E o nosso banco é feito de meninos que disputavam (alguns não) a Copinha há menos de uma semana dias. A final foi quinta passada, dia 25, no finalzinho da tarde. Já tinha moleque no banco no jogo contra o São Bernardo no sábado.
Mano tem um estilo de jogo característico há muito tempo. 451 que alterna para o 433 e para o 442. Linha defensiva bem postada, bloco baixo mas com um volante de pegada e um de ligação e chegada à frente. Pontas que sabem fazer a meia e que recompõem. Ele não tem é jogador que preste no meio de campo. E isso mata qualquer chance de sucesso de qualquer treinador. Tanto que vários passaram por aqui, uns mais vencedores que outros, e o nosso jogo sempre foi amarrado. Sempre. Cuca tomou 3 do Goiás e sofreu pra vencer o Remo, que é da Serie C e sequer chegou na fase classificatória da divisão. Eu fui checar e o Remo terminou na décima primeira colocação. A gente eliminou o Remo nos pênaltis. Até hoje tem gente querendo Cuca de volta por causa desse 'grande feito'.
É tudo na base da construção de opinião que essa galera funciona. E essa formação é feita pela mídia, que sabidamente responde a interesses financeiros de seus patrocinadores e assessorias mais influentes de clubes e empresários.
Mano toda vida foi pintado como um cara difícil, como tu disse. E também como retranqueiro. Abel, que jogou várias vezes com dois laterais direitos e dois volantes, por outro lado, é pintado como gênio. Muricy, que dava patada em todo mundo, era pintado como turrão mas engraçado, divertido. A abordagem era e ainda é leve. Tem vídeo de treino dos trikas com Muricy cornetando a galera toda do time num rachão e isso nunca foi vendido como polemica. Diniz xinga geral e inventaram ele como treinador da Seleção justamente por uma Libertadores que ele venceu SEM dinizismo.
Voltando ao plano tático e ideia de jogo, repare que nossos quatro únicos jogadores de meio são Vera, Maycon, Raniele e Matheus Araújo. Rojas não é jogador de meio. Não jogava assim no Racing e quando jogou assim aqui só fez entregar a bola para o adversário, tocar de lado e cruzar a bola na linha de fundo. No quarteto aí, quem faz a 5 bem? E a 8? Como ter intensidade com esses jogadores? O que vemos nas partidas? Apenas Raniele fazendo o trabalho dele e dos outros e ainda achando tempo pra avançar. Claramente Raniele, que foi contratado pra ser nosso 5, tem sido nosso 8. O resultado disso é o espaçamento e a falta de fluidez. Quando Yuri e Romero tentam abafar a saída adversária, o jogador de meio nosso mais próximo está 10,15 metros longe de ambos. Simplesmente porque não querem avançar e ter de correr pra trás. Medo, preguiça, indolência...
Contando tudo isso, não vejo ninguém lembrando que mesmo jogando mais de uma hora com um jogador a menos e em desvantagem no placar, o time conseguiu mais chutes ao gol, mais ações na grande área adversária, mais escanteios e tudo isso com um time mais fraco. Tu acha mesmo que é fruto somente do improviso? Contra o São Bernardo também tivemos números muito superiores e de igual maneira contra o Ituano. Finalizamos mais do que adversários nas 3 derrotas, pô. A questão é técnica e não tática.
E outra! A expulsão de Caetano foi pela agressão, ok. E Luciano não foi pra rua junto por quê? Ele revidou com agressões com o pé e a mão, além de ter ido pra cima de Caetano. O estádio inteiro achou que o VAR revisava possível expulsão do sãopaulino que havia dado entrada acho que em Romero. Nem cartão vimos acontecer.
em Bate-Papo da Torcida > Energia Negativa
Em citação ao post:
De verdade, acho que você poderia fazer um tópico a partir dessa tua resposta, tem muita verdade em tudo que disse, discordo de pouquíssimas coisas, como por exemplo a multa. Claro, o Mano não tem culpa da multa estipulada pela diretoria passada, não sei de quem foi a ideia, mas o único prejudicado foi o Corinthians. Sei que era um risco para o treinador, mas o valor foi absurdo.
Sobre o valor do Pedro Raul, concordo que o mercado tá inflacionado, mas não o suficiente pra 25 milhões em um caneludo igual ou pior que o Yuri Alberto.
O presidente pop star, que ostenta mais a Vai de Bet do que o próprio Corinthians, é um completo desconectado da realidade, e sim, já pode receber a alcunha de mentiroso, pois lembro bem dessa fala dos 12 reforços de altíssimo nível já encaminhados, o que se provou ser uma grande mentira, dentre tantas outras.
Sobre o tempo de trabalho, concordo em partes. Tudo bem, 3 titulares chegaram agora (Felix, Hugo e Raniele), mas o resto do time titular trabalha junto a um bom tempo desde a temporada passada ao menos, inclusive com o próprio Mano, então já deveria ter ao menos uma ideia de jogo definida. Coisas como entrosamento, ritmo de jogo sim deveriam estar sendo debatidas, mas o que falta é um plano claro de jogo, é tudo na base do improviso durante os 90 minutos. Não se vê uma ideia, algo que o time tá errando porém tentando fazer.
A respeito do Mano nunca ter 'sacaneado esse negócio de multa' é difícil falar, não coloco a mão no fogo por ninguém pois não conheço os bastidores, mas vou me permitir 'julgar' pelo menos de aparência, o Mano não parece ser alguém assim tão fácil de lidar.
