x

Post de Fábio no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Pô, Paulo, mas o time que hoje é o titular era o nosso time reserva em 2023. E o nosso banco é feito de meninos que disputavam (alguns não) a Copinha há menos de uma semana dias. A final foi quinta passada, dia 25, no finalzinho da tarde. Já tinha moleque no banco no jogo contra o São Bernardo no sábado.

Mano tem um estilo de jogo característico há muito tempo. 451 que alterna para o 433 e para o 442. Linha defensiva bem postada, bloco baixo mas com um volante de pegada e um de ligação e chegada à frente. Pontas que sabem fazer a meia e que recompõem. Ele não tem é jogador que preste no meio de campo. E isso mata qualquer chance de sucesso de qualquer treinador. Tanto que vários passaram por aqui, uns mais vencedores que outros, e o nosso jogo sempre foi amarrado. Sempre. Cuca tomou 3 do Goiás e sofreu pra vencer o Remo, que é da Serie C e sequer chegou na fase classificatória da divisão. Eu fui checar e o Remo terminou na décima primeira colocação. A gente eliminou o Remo nos pênaltis. Até hoje tem gente querendo Cuca de volta por causa desse 'grande feito'.

É tudo na base da construção de opinião que essa galera funciona. E essa formação é feita pela mídia, que sabidamente responde a interesses financeiros de seus patrocinadores e assessorias mais influentes de clubes e empresários.

Mano toda vida foi pintado como um cara difícil, como tu disse. E também como retranqueiro. Abel, que jogou várias vezes com dois laterais direitos e dois volantes, por outro lado, é pintado como gênio. Muricy, que dava patada em todo mundo, era pintado como turrão mas engraçado, divertido. A abordagem era e ainda é leve. Tem vídeo de treino dos trikas com Muricy cornetando a galera toda do time num rachão e isso nunca foi vendido como polemica. Diniz xinga geral e inventaram ele como treinador da Seleção justamente por uma Libertadores que ele venceu SEM dinizismo.

Voltando ao plano tático e ideia de jogo, repare que nossos quatro únicos jogadores de meio são Vera, Maycon, Raniele e Matheus Araújo. Rojas não é jogador de meio. Não jogava assim no Racing e quando jogou assim aqui só fez entregar a bola para o adversário, tocar de lado e cruzar a bola na linha de fundo. No quarteto aí, quem faz a 5 bem? E a 8? Como ter intensidade com esses jogadores? O que vemos nas partidas? Apenas Raniele fazendo o trabalho dele e dos outros e ainda achando tempo pra avançar. Claramente Raniele, que foi contratado pra ser nosso 5, tem sido nosso 8. O resultado disso é o espaçamento e a falta de fluidez. Quando Yuri e Romero tentam abafar a saída adversária, o jogador de meio nosso mais próximo está 10,15 metros longe de ambos. Simplesmente porque não querem avançar e ter de correr pra trás. Medo, preguiça, indolência...

Contando tudo isso, não vejo ninguém lembrando que mesmo jogando mais de uma hora com um jogador a menos e em desvantagem no placar, o time conseguiu mais chutes ao gol, mais ações na grande área adversária, mais escanteios e tudo isso com um time mais fraco. Tu acha mesmo que é fruto somente do improviso? Contra o São Bernardo também tivemos números muito superiores e de igual maneira contra o Ituano. Finalizamos mais do que adversários nas 3 derrotas, pô. A questão é técnica e não tática.

E outra! A expulsão de Caetano foi pela agressão, ok. E Luciano não foi pra rua junto por quê? Ele revidou com agressões com o pé e a mão, além de ter ido pra cima de Caetano. O estádio inteiro achou que o VAR revisava possível expulsão do sãopaulino que havia dado entrada acho que em Romero. Nem cartão vimos acontecer.

em Bate-Papo da Torcida > Energia Negativa

Em citação ao post:

De verdade, acho que você poderia fazer um tópico a partir dessa tua resposta, tem muita verdade em tudo que disse, discordo de pouquíssimas coisas, como por exemplo a multa. Claro, o Mano não tem culpa da multa estipulada pela diretoria passada, não sei de quem foi a ideia, mas o único prejudicado foi o Corinthians. Sei que era um risco para o treinador, mas o valor foi absurdo.

Sobre o valor do Pedro Raul, concordo que o mercado tá inflacionado, mas não o suficiente pra 25 milhões em um caneludo igual ou pior que o Yuri Alberto.

O presidente pop star, que ostenta mais a Vai de Bet do que o próprio Corinthians, é um completo desconectado da realidade, e sim, já pode receber a alcunha de mentiroso, pois lembro bem dessa fala dos 12 reforços de altíssimo nível já encaminhados, o que se provou ser uma grande mentira, dentre tantas outras.

Sobre o tempo de trabalho, concordo em partes. Tudo bem, 3 titulares chegaram agora (Felix, Hugo e Raniele), mas o resto do time titular trabalha junto a um bom tempo desde a temporada passada ao menos, inclusive com o próprio Mano, então já deveria ter ao menos uma ideia de jogo definida. Coisas como entrosamento, ritmo de jogo sim deveriam estar sendo debatidas, mas o que falta é um plano claro de jogo, é tudo na base do improviso durante os 90 minutos. Não se vê uma ideia, algo que o time tá errando porém tentando fazer.

A respeito do Mano nunca ter 'sacaneado esse negócio de multa' é difícil falar, não coloco a mão no fogo por ninguém pois não conheço os bastidores, mas vou me permitir 'julgar' pelo menos de aparência, o Mano não parece ser alguém assim tão fácil de lidar.

Responder ao post do Fábio

Réplicas desse post

Foto do perfil de Paulo

Paulo 5.713 posts

@paulo.soares.jr em 31/01/2024 às 22:36

De fato o Mano é um treinador de estilo de jogo já mais do que definido, e isso que me irrita, sua incapacidade de implantar isso, desde o ano passado. Tudo bem, lhe falta material humano, mas ainda sim já deveria ter algo melhor desenhado. Claro, não vou ser injusto criticando a falha da zaga, que vinha funcionando bem enquanto o Verissimo, que já estava consolidado na posição, por aqui estava. Sua saída e entrada do Felix, que apesar da qualidade individual, ainda está perdido no esquema tático.

No meio, concordo que o Raniele é o nosso 5, porém tá fazendo função de 8, o que é um erro gravíssimo, ele tem de ser o 5, pois a sua principal característica é a roubada de bola, e não a saída de jogo, que pra mim até foi uma grata surpresa sua qualidade com a bola nos pés. Então acredito que o certo seria colocar cada um na sua devida posição, e onde falta aí sim improvisar, mas não tirando aqueles que já estão nos seus postos. Maycon não pode ser o 5, Fausto também não, ambos são fracos na marcação, marcam com os olhos, então que eles sejam improvisados na função que falta, que é o 8. Vai ser uma maravilha? Claro que não, mas ao menos o Raniele não vai se queimar e vamos solucionando uma posição por vez.

Única justificativa dos treinadores em insistir no Maycon de primeiro volante deve ser os treinamentos, que analisando pelo nível dos nossos atacantes é até justificável, uma criança consegue roubar a bola desses caras, então não me admiro que Maycon, Fausto sejam leões de treino.

Acredito que com a entrada do Garro (se é que um dia vai estrear, bota mais uma na conta do Augusto) o time vai ter alguma melhora, ao menos na ligação da defesa ao ataque, vai ter alguém pra saber minimamente tratar bem a bola. Acredito até que o Yuri possa ter mais chances, já que, pelo menos nos vídeos, o Garro gosta muito de fazer enfiadas de bola (lá ele).

Sobre o Rojas, perdi todas as esperanças nesse cara. É um preguiçoso, já sentou em cima do contrato longo e gordo, e assim como fez no Racing, talvez deixe pra jogar bola no último ano de contrato.

A arbitragem no clássico foi pífia, a expulsão do Caetano foi ok, mas faltou critério mais uma vez ao arbitro, que em lances da mesma intensidade teve interpretações distintas. E não foi só dessa vez que fomos prejudicados por lances similares, falta mais uma vez, um presidente que seja forte nos bastidores pra dar um basta nisso.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de marselo

    O desespero da globo por audiência tá com constrangedor

    Última resposta há 23 segundos por Manoel Corinthians

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Carlos Luis Filho

    Você conseguiria trabalhar bem sabendo que seu salário está atrasado e sem saber quando vai receber?

    Última resposta há 1 minuto por pedro th

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ghost Corinthiano

    A polícia mandou arquivar e o Stabile disse que não tinha causado danos ao Corinthians

    Última resposta há 2 minutos por Jefferson nunes

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Sandra Lima

    Bora se preparar. Kkk

    Última resposta há 2 minutos por Rubens Francisco da Silva

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando Prado

    Expor a meta de vendas só enfraquece

    Última resposta há 3 minutos por Jefferson nunes

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Só raiz assistindo Colômbia x congo

    Última resposta há 3 minutos por Manoel Corinthians

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 4 minutos por PHILL JAMES WINCLER

    75respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Rodrigo Reis

    Vasco e Corinthians no mesmo caminho

    Última resposta há 4 minutos por Fernando Oliveira

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Joao Bobao

    Alguém das antigas pra esclarecer pq Deco odeia o Timão?

    Última resposta há 4 minutos por Rafael Kanh

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Luis Flavio Moraes

    LED Zeppelin é f.oda

    Última resposta há 5 minutos por Manoel Corinthians

    24respostas

    acessar o tópico