x
Fórum do Corinthians

Sobre Rubão: uma dica de pauta para o Meu Timão

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Wladimir

Ranking: 853º

Wladimir 4.119 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 04/12/2023 às 19:49
Por Wladimir (@wagner.matos2)

Sobre Rubão: Uma dica de pauta para o Meu Timão.

Sempre que o assunto gira em torno dos anos de rebaixamento, eu vejo muitos erros de avaliação sendo cometido. O maior deles (e isso foi muito comum ano passado, e vez ou outra pipoca aqui) é a defesa de Kia e MSI, como se esses não tivessem feito mal algum ao clube. Agora, vejo muitos criticando a indicação de Rubão, com o argumento fácil e raso de que 'ele foi responsável pelo time que nos rebaixou'.

Quem não viveu essa época, tem isso como 'desculpa', coloquei entre aspas, porque há vasto material na web para pesquisa e aí sim montar uma opinião mais embasada.

Quem viveu, já fica a dúvida se realmente torce para o Corinthians.

Vou tentar ser breve, pra não tornar o texto cansativo:

- A parceira Corinthians/ MSI foi criada num modelo de co-gestão, uma espécie de 'terceirização' do futebol, onde a empresa arcaria com toda a despesa, ficando com as receitas de patrocínio e direitos televisivos. Em troca, o clube teria 20% na venda de jogadores contratados pela MSI, e 80% do valor de jogadores da base. O contrato foi assinado no fim de 2004, com duração de 10 anos.

Para isso, a MSI repassaria ao clube um valor de 20 milhões de dólares, além da construção de um estádio.

A princípio, galera...nada disso foi cumprido. O que se viu no decorrer de 2005, foram 2 Corinthians; O da MSI, que recebia em dia, e o do Corinthians (jogadores que já estavam no elenco ou promovidos no mesmo ano), que sofriam com atraso de salário.

Isso é bem ruim, né?

Mas não foi o suficiente. Dividas criadas pela MSI, não foram resolvidas pela MSI. As principais, a da rescisão de Daniel Passarela e a contratação de Nilmar.

Em meio a isso, o Corinthians vendeu em 2005, Gil (gde destaque da época), Jô e alguns outros jogadores da base, com o Corinthians ficando com 80% do valor. Em contrapartida, Tevez e Mascherano saíram do clube em 2006, numa manobra para que o clube não ficasse com 1 centavo da negociação.

No fim de 2006, com o rompimento da parceria, o Corinthians declarou uma dívida de 100 milhões, desses, 60 milhões era 'a receber' da MSI.

Isso fez com que o Corinthians iniciasse 2007 com um time essencialmente da base, porque tinha permanecido com jogadores que não tinha condições de pagar (Roger, C.Alberto, Gustavo Nery), além de dívidas relacionadas a parceria.

E aí chegamos ao Rubão.

Não posso afirmar que ele é bom ou ruim... Só posso afirmar sem medo de errar, é que só Jesus nos salvaria de uma situação tão caótica como aquela.

Além do Corinthians ter trazido vários refugos, precisou se desfazer de William, pra pagar Nilmar e Dinelson...dois jogadores que, em quanto estavam no elenco, o time estava disputando entre os 8 primeiros do campeonato.

Ou seja... Só há um único culpado pelo nosso rebaixamento. A MSI e a direção, que aceitou uma parceria que já era nebulosa desde o início.

Fica a dica para o meu Timão apurar em que pé está essa dívida com o clube...pq o responsável por ela está por aí ainda, agenciando jogadores e com seu pupilo (Giuliano Bertolucci) com livre acesso ao PSJ.

Segue abaixo matérias que me serviram como base para o tópico;

https://www.correioforense.com.br/poder-publico/corinthians-aprova-parceria-com-msi-mas-oposicao-vai-a-justica/ Corinthians aprova parceria com MSI, mas oposição vai à Justiça - Poder Público - Correio Forense Corinthians aprova parceria com MSI, mas oposição vai à Justiça - Poder Público - Correio Forense Em meio a muita confusão, o Corinthians aprovou na noite desta terça-feira a parceria com duração prevista de dez anos com a MSI (Media Sports Investments)... correioforense.com.br
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk3010200428.htm Folha de S.Paulo - Futebol: Corinthians acerta com a MSI até 2014 - 30/10/2004 www1.folha.uol.com.br www1.folha.uol.com.br

https://www.gazetadopovo.com.br/esportes/crise-com-a-msi-gera-atraso-de-salarios-no-corinthians-aav030pyvmsyiqmlqvnerjej2/ Crise com a MSI gera atraso de salários no Corinthians Enquanto alardeia que o magnata russo Boris Berezovsky estaria disposta a investir R$ 74 milhões na formação da equipe para a... gazetadopovo.com.br

https://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI8700-15260,00.html Esporte - NOTÍCIAS - Rombo deixado pela MSI no Corinthians passa de R$ 40 milhões Segundo o levantamento da consultoria Casual Auditores, o clube paulista, segundo mais popular do país, deve R$ 41 milhões em pendências judiciais herdadas da... revistaepoca.globo.com

https://www.terra.com.br/esportes/internacional/corinthians-teria-desperdicado-r-70-milhoes-com-nilmar,98dab7a6b1ced310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html Corinthians teria desperdiçado R$ 70 milhões com Nilmar terra.com.br

Bacana, né

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhores respostas

Foto do perfil de Marcello Figueiredo

Ranking: 6º

Marcello 65.444 posts

@timao.sc em 05/12/2023 às 00:04

Vale lembrar também que o 'presidente' na queda era o Andrés Sanchez, que segundo Nelsinho, não ajudou absolutamente em nada

Foto do perfil de Rafael R Martini

Ranking: 2.348º

Rafael 1.625 posts

@rmartini em 06/12/2023 às 09:09

Ótima postagem para refrescar a memória da galera que só se recorda da apresentação do Tevez e Mascherano e se esquece do furacão que a MSI/Kia jogou o clube, pedindo a volta da parceria.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Marcio Galvão

Ranking: 2.525º

Marcio 1.498 posts

@mgalvao1983 em 07/12/2023 às 09:47

Parabéns! Tópico lucido e embasado em fatos reais.

A parceria Corinthians e MSI foi o que decretou a falência não só financeira, mas também do futebol do Timão.

Muita corrupção dentro do clube, era Dualib e Andrés e sua corja sempre participando nos bastidores.

Foto do perfil de Silvio Magalhães

Silvio 78 posts

@silvio-magalhaes1 em 07/12/2023 às 09:40

Não tem nem que discutir, quem já foi diretor não poderia mais a voltar a ser diretor novamente. Primeiro precisa saber qual a ocupação profissional dele, e se não precisa do Corinthians para viver.

Foto do perfil de Nicholas Moreno

Ranking: 6.420º

Nicholas 449 posts

@nicholas.moreno em 07/12/2023 às 06:11

Nilmar acabou sendo a pior contratação da história do clube. Pato e Luan ficam bem abaixo.

Foto do perfil de Lucascris Queiroz

Ranking: 18º

Lucascris 38.227 posts

@lucas.cris.franco em 07/12/2023 às 00:29

Perfect

Publicidade

Foto do perfil de Eric Nagao

Ranking: 3.136º

Eric 1.163 posts

@eric.nagao em 06/12/2023 às 14:46

O susto por ele é mais pela impressão de que estão trazendo alguém da era Dualib de volta, o que seria um banho de água fria. Mas ótimo texto, com excelentes fontes.

Poucas coisas me espantam, vendo tanto absurdo nessa vida, mas acho muito, mas muito estranho mesmo o Kia ainda ter tanta influência no futebol com jogadores de tão alto nível. Isso fede e muito.

Foto do perfil de Thomaz Ernesto

Ranking: 643º

Thomaz 5.086 posts

@thomdobando em 06/12/2023 às 14:32

E se não me falha a memória, ele assumiu o comando, já no meio de 2007.

Foto do perfil de Corneta .

Ranking: 3º

Corneta 75.110 posts

@cesinha77 em 06/12/2023 às 11:16

Boa

Pauta livre para todos do fórum.

Foto do perfil de Boleiro Véio

Boleiro 113 posts

@edson.cesar.sampaio em 06/12/2023 às 11:16

Rubão está longe de ser esse gestor competente e Imaculado como descrito nessa matéria tendenciosa. Ele era sim parceiro dos sr. Alberto Dualib e Nezi Cury e participou ativamente na gestão do time de 2007. Empresário de jogadores, na prática o sr Augusto Melo está colocando um bode pra cuidar da horta. Porque será!?