x

Post de Geferson no fórum "Estádio do Corinthians" do Meu Timão

Beleza

Mais fica minha pergunta...

O Corinthians tem que repassar a caixa mais ou menos 68 milhões ano...Como a caixa vai aceitar 15 milhões ano da nova parceria do Corinthians e liberar a renda do estádio?

em Estádio do Corinthians > O que ninguém parece entender sobre o naming rights da Arena do...

Em resposta ao tópico:

Bom dia a todos, meu nome é Gabriel, sou empresário e formado em negociação pela Yale School of Management, portanto, gostaria de trazer uma perspectiva que parece que ninguém está entendendo sobre o naming rights (principalmente a imprensa esportiva).

Seguinte: até o momento no balanço da empresa “Arena Corinthians” (composto por Corinthians e odrebrecht) só haviam passivos praticamente (dívidas e compromissos a se pagar) e quase nenhum ativo.

O fato é que no “mundo dos negócios” em qualquer país no mundo, um contrato garantindo que alguém vai te pagar um montante todo mês ou todo ano, financeiramente, se torna um ativo no valor total do contrato que pode ser usado de infinitas formas em uma negociação. É que chamamos de “leverage”. Sobretudo quando está “pessoa” que tem que te pagar é um dos maiores conglomerados do país.

O que o Timão tem hoje com esse contrato é um ativo, um bem no valor de $300 milhões que se pode ser usado em uma infinidade de formas como mencionei incluindo como garantia para uma dívida. Normalmente, se cria um novo contrato garantindo que esse ativo será atrelado à dívida específica, mas no caso da caixa isso já existe (há um contrato em vigor obrigando o Corinthians a repassar esse dinheiro para a caixa) o que “junta o útil ao agradável” como diz minha mãe.

Um bom negociador tentaria abordar o credor da dívida e dizer algo como “Oi, dona Caixa, eu sei que temos essa dívida de X, mas as coisas estão muito difíceis e acabei de conseguir esse ativo no valor de X - 30, será que você aceita que eu te repasse isso para quitarmos nossa dívida? ”. A partir disso, vai do credor dizer se aceita ou não (ou negociar mais). Não a cabe mim, você ou um jornalista esportivo dizer se é justo ou não o credor aceitar. A dívida não é nossa. É dele.

Negociações assim acontecem diariamente em todo o lugar do mundo (inclusive na Caixa). Isso é normal principalmente em empréstimos comerciais. Entendo que o cidadão normal não está acostumado com isso e acha estranho, mas é o que é.

No pior cenário, o Corinthians deve conseguir, sim, automaticamente reduzir o seu passivo com a Caixa em R$300 milhões imediatamente. Isso que estou vendo as pessoas não entenderem (principalmente a imprensa). É uma simples questão financeira. E a vantagem disso é que automaticamente libera o valor arrecado com ingressos para irem para o clube e não para o fundo.

Se isso não acontecer, tem alguma coisa errada ou o Corinthians não sabe negociar.

Peço que por favor se informem melhor sobre o assunto com profissionais da aérea financeira acostumados a este tipo de situação.

Qualquer dúvida, poste um comentário.

Abraços!

Responder ao post do Geferson

Réplicas desse post

Foto do perfil de João

João 2.019 posts

@badwolf em 01/09/2020 às 17:20

O contrato é uma garantia que a caixa vai receber 300 milhões diminuindo o risco de inadimplência.

Foto do perfil de Gabriel Moura

Gabriel 161 posts

@gabriel.moura27 em 01/09/2020 às 16:16

Eu postei uma correção mais cedo. Segue: o valor arrecado com ingressos não vai 'automaticamente' para o clube. Necessita-se de provavelmente um novo contrato para que isso aconteça. O que quiz dizer é: se o Corinthians conseguir renegociar o total da dívida fazendo que o passivo proveniente da mesma seja igual ou menor que o novo ativo gerado pelo contrato de naming rights, não há sentido em manter a atual cláusula que atrela a arrecadação dos ingressos ao pagamento da dívida simplesmente porque não haverá mais necessidade para tal. Não sei se o Corinthians vai conseguir negociar tão bem assim, mas acredito, sim, que pelo menos uma fatia da bilheteria que sobrar no fim do ano pode vir para o futebol do clube! Tudo depende de se conseguir renegociar o montante total da dívida (evento que acontece diariamente em qualquer situação similar). Abraços!

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Nerba Simon

    Corinthians, Policia Federal e crime organizado

    Criado há 15 minutos por Nerba Simon

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Gus Ortiz

    Informação urgente!

    Última resposta há 43 segundos por Jose Renato Ribeiro

    57respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mago da fiel

    E a Globo em? Tomando um pau pra Cazé!

    Última resposta há 1 minuto por NERY

    50respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Narciso Manoel Martins

    A torcida da holanda tá dando show!

    Última resposta há 2 minutos por MARIO HERMETTI CARPEGIANI

    37respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de SCCP FIEL

    A França é muito favorita nessa copa

    Última resposta há 2 minutos por Augusto Melo

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de snackbottle bottle

    Jogao hoje não percam

    Criado há 10 minutos por snackbottle bottle

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matador de porco

    Off/ Vão chorar?

    Última resposta há 2 minutos por Filipe Silva

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fernando Zemetek

    Recordistas da história do Corinthians - Clean Sheets

    Última resposta há 2 minutos por Kevin H. Akaboci

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kauê Teodoro

    Se o Memphis faz aqle gol...

    Última resposta há 2 minutos por NERY

    21respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Atletas com contrato até dezembro de 2026

    Última resposta há 3 minutos por Vinicius ortiz

    13respostas

    acessar o tópico