Cirio Castre
Nossa amigão, que texto longo a essa hora as vistas já começam a pedir arrego, culpa da idade, nota-se que temos visões diferentes, então deixe-me adiantar e me desculpar se em algum momento de nosso debate faltei com respeito a você.
Vou pontuar algumas de suas citações. Talvez não em ordem.
Quando você menciona que não gostaria de paga Plano de saúde, vou pressupor que você pague, eu compartilho dessa ideia também.
Assim como não gostaria de pagar colégio para os meus.
'quero que os meus impostos não sejam direcionados ao agronegócio, os financistas, ou pra fazer placa pra entregar para miliciano.'
O agronegócio é o responsável pela maior parte do que esse país lucra com exportações, o agronegócio gera emprego, claro que existe os grandes e pequenos produtores.
Concordo, e oxalá fosse só isso, mas ele é direcionado para bancar partidos políticos, compra de votos que existe, e muitos outros fins.
O agronegócio é o responsável pela maior parte do que esse país lucra com exportações, o agronegócio gera emprego, claro que existe os grandes e pequenos produtores.
Agora veja o problema não é o dinheiro, insisto é a forma como ele é dividido e administrado.
E em meu ver sim tivemos um socialismo, ainda que brando nos governos anteriores, governos esse que também cometeram o desatino de encaminhar impostos para ajudar setores distintos.
'muito provavelmente seu diploma não te fez mais humano, solidário e cidadão.' Aqui vejo um pré-julgamento que faz com seu discurso de igualdade fica bambo, pois como poderia eu criar alguma juízo de valor sobre qualquer pessoa que eu não tenha o mínimo de convívio?
Socialismo, veja paises como Venezuela, Cuba e China são socialista assumidos, veja a situação de cada um, e me diga se o tal fim das sociedades de classe.
Bom você pede que cite nomes de historiadores politicos, posso falar de Buarque de Holanda, mas foi curioso você tocar, pois estou lendo um Livro de Mark Lilla no momento, 'o Progressista de Ontem e o de Amanhã.' mas ainda cedo para citar opinião.
Veja amigo, historiadores são importantes, mas devemos ver muitos não só relatam os fatos, mas também tecem suas opiniões e considerações.
Logo fica-se aberto a interpretação e concordância ou não. Não existe a verdade absoluta, a que te orienta pode não ser a mesma para outro.
Como não se faz da caridade o ato de doar o que não precisa, e sim dividir o que se tem na hora da dificuldade.
em Bate-Papo da Torcida > A minha democracia, Corinthians...
Em citação ao post:
Socialismo é um regime sócio político onde há uma superação das classes sociais. Ou seja, uma sociedade na qual não existe mais exploração da elite sobre o tempo, a saúde e a força dos trabalhadores.
Pergunto: como você pode afirmar que o Brasil teve um governo socialista? Se o socialismo pressupõe o fim da sociedade de classes?
Impressionante um universitário falar uma besteira dessas. Tenho certeza absoluta que você não estuda história, e se eu pedisse pra você citar os 5 historiadores mais reconhecidos no debate político contemporâneo você não saberia responder.
Enfim, admiro seu esforço em estudar e trabalhar, também fiz isso, pelo menos 15% da população brasileira com mais de 18 já fez isso também. Estudar e trabalhar é difícil mesmo, assim é mais do que importante que nós façamos valer o debate sobre a renda mínima no Brasil para que as próximas gerações, diferente da nossa, possua um mínimo pra poder se dedicar somente aos estudos. E, consequentemente, ter uma melhor formação.
Tenho plena noção de que uma vida melhor as pessoas que possuem menos é possível. Você taxa o meu desejo de justiça porque você não se importa com as pessoas, muito provavelmente seu diploma não te fez mais humano, solidário e cidadão. Já o meu fez com que eu passasse a cada a vez mais pensar no próximo e em mim mesmo. Pois, a melhora de vida dos brasileiros é a minha melhora de vida. Ainda sobre o debate no campo da saúde, digo pra você que eu não quero pagar planos de saúde, quero que os meus impostos não sejam direcionados ao agronegócio, os financistas, ou pra fazer placa pra entregar para miliciano. Quero um sistema público de saúde que seja direito e o melhor possível para todos os brasileiros. E pra te satisfazer: pago com os impostos.