Caíque Olivera
Até pensei em deixar de me expressar, mas reforço meu compromisso universitário dizendo que quando você diz que o agronegócio emprega muitas pessoas, você está afirmando uma mentira. Procure os dados, o agronegócio não tem importância no PIB, não emprega, e a maior parte do que vai pra nossa mesa não é produzido pelo agronegócio, mas por agricultura familiar.
Entendo que você queira reconhecimento por seus esforços, quero isso pra você e para todos e todas. Por isso me comprometo em não expressar pontos de vista que venham a reforçar as desigualdades sociais e dominações de classe.
Por fim, não é questão de opinião se fomos ou não socialistas. Vou repetir socialismo significa abolição da sociedade de classes. Qualquer sociedade que não o fez NÃO PODEMOS CLASSIFICAR COMO SOCIALISTA.
Abraços
em Bate-Papo da Torcida > A minha democracia, Corinthians...
Em citação ao post:
Nossa amigão, que texto longo a essa hora as vistas já começam a pedir arrego, culpa da idade, nota-se que temos visões diferentes, então deixe-me adiantar e me desculpar se em algum momento de nosso debate faltei com respeito a você.
Vou pontuar algumas de suas citações. Talvez não em ordem.
Quando você menciona que não gostaria de paga Plano de saúde, vou pressupor que você pague, eu compartilho dessa ideia também.
Assim como não gostaria de pagar colégio para os meus.
'quero que os meus impostos não sejam direcionados ao agronegócio, os financistas, ou pra fazer placa pra entregar para miliciano.'
O agronegócio é o responsável pela maior parte do que esse país lucra com exportações, o agronegócio gera emprego, claro que existe os grandes e pequenos produtores.
Concordo, e oxalá fosse só isso, mas ele é direcionado para bancar partidos políticos, compra de votos que existe, e muitos outros fins.
O agronegócio é o responsável pela maior parte do que esse país lucra com exportações, o agronegócio gera emprego, claro que existe os grandes e pequenos produtores.
Agora veja o problema não é o dinheiro, insisto é a forma como ele é dividido e administrado.
E em meu ver sim tivemos um socialismo, ainda que brando nos governos anteriores, governos esse que também cometeram o desatino de encaminhar impostos para ajudar setores distintos.
'muito provavelmente seu diploma não te fez mais humano, solidário e cidadão.' Aqui vejo um pré-julgamento que faz com seu discurso de igualdade fica bambo, pois como poderia eu criar alguma juízo de valor sobre qualquer pessoa que eu não tenha o mínimo de convívio?
Socialismo, veja paises como Venezuela, Cuba e China são socialista assumidos, veja a situação de cada um, e me diga se o tal fim das sociedades de classe.
Bom você pede que cite nomes de historiadores politicos, posso falar de Buarque de Holanda, mas foi curioso você tocar, pois estou lendo um Livro de Mark Lilla no momento, 'o Progressista de Ontem e o de Amanhã.' mas ainda cedo para citar opinião.
Veja amigo, historiadores são importantes, mas devemos ver muitos não só relatam os fatos, mas também tecem suas opiniões e considerações.
Logo fica-se aberto a interpretação e concordância ou não. Não existe a verdade absoluta, a que te orienta pode não ser a mesma para outro.
Como não se faz da caridade o ato de doar o que não precisa, e sim dividir o que se tem na hora da dificuldade.