x
Fórum do Corinthians

Corinthians - gestão financeira

Foto do perfil de Esio

Ranking: 2.424º

Esio 1.563 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 28/08/2019 às 20:15
Por Esio Junior (@esiosalazar)

Dados os fatos recentes no Corinthians, podemos observar que certas polêmicas envolvendo a gestão do clube, especialmente a financeira, tem tomado proporções que antes não tomava na mídia. Isso pode ser efeito da agilidade e alcance que a internet proporciona aos veículos de imprensa.

Podemos somar a isso a “nova era” que vive o Flamengo, que é um dos times mais populares do país, atrás apenas do próprio Corinthians. Fato é que o Flamengo vive uma fase financeira saudável, com contratações bombásticas, salários astronômicos e títulos estaduais e só.

Isso faz a grande mídia e parte da torcida Corinthiana questionar “E se o Corinthians tivesse uma boa gestão igual a do Flamengo? ”. Ora! Se o Corinthians com uma má gestão financeira é o maior vencedor do século, teríamos ainda muito mais motivos para comemorar, certo? Não é bem assim. O Corinthians é, de fato, o maior vencedor de títulos do século 21, se tratando de clubes brasileiros. No entanto, houveram sempre altos investimentos para que isso acontecesse, para equilibrar as contas seria necessário o clube descer, e muito, o valor dos investimentos.

Há de se convir que nos últimos anos o que nos trouxe títulos foi muito mais o peso da camisa do que bons elencos. O último grande elenco que nos trouxe títulos foi o de 2015 e, de lá pra cá, os títulos vieram na raça, no medo dos adversários pela nossa camisa, pelo apoio incondicional da nossa torcida.

Mesmo com elencos duvidosos, mas vencedores, o investimento foi alto, quem nunca questionou os valores astronômicos investidos em Marlone, G. Augusto e companhia? Voltando às comparações com o Flamengo, eles ficaram anos amargando times medíocres, contratações muito baratas ou jogadores sem contrato e, principalmente, promovendo bons jogadores da base e depois vendendo muito bem. E agora colhem o fruto desses anos de “humildade”. É bem verdade que não ganharam nada ainda se tratando de títulos, mas a questão aqui é tentar se colocar no lugar deles, ou melhor, colocar a gestão financeira deles no lugar da nossa.

Será que estaríamos dispostos a amargar anos de elencos igual o de 2007 para que lá na frente possamos ter todo ano elencos igual ao de 2015? Lembrando que o Corinthians precisaria não só deixar de contratar mas também pagar as dívidas, como a Arena que é a principal delas. Ou seja, seria ainda menos dinheiro para contratar.

Uma ideia que passou pela minha cabeça seria, investir na renovação de jogadores essenciais como Cássio, Fagner, Gil e Gabriel. Os demais que ganham acima de 200 Mil, é esperar acabar o contrato, agradecer pelos serviços prestados e bola pra frente. A partir daí delimitar um teto bem abaixo do que tem hoje, pagar no máximo 200 Mil mensais. Ganhando acima disso só aqueles que renovaram e que são essenciais. Ora! 200 Mil por mês para jogar no maior clube da América Latina é muita grana para bons jogadores que buscam espaço no futebol. Nós vemos times como o Bahia, com toda a dificuldade que possa ter, montando um bom elenco e sendo competitivo, a diferença é que temos camisa, torcida e uma base que, em tese, é melhor.

Um exemplo de bom jogador que chegou pra ganhar isso, ou até menos, é o Jesus, o Vital (acredito eu), o Everaldo com certeza ganhava isso ou menos lá no Fluminense pois lá o teto é esse (só quem ganha acima do teto lá são os considerados “estrelas”). Dá pra ter uma base forte com aqueles jogadores já identificados com o clube que são líderes no elenco e trazer bons reforços por um teto muito abaixo do que temos hoje e promover jogadores da base para complementar.

Será que a gestão atual está disposta a fazer isso ou a pressão que a torcida poderia fazer emperra mudanças desse tipo.

OBS: Obviamente essa ideia que passei é ilusória, outras formas até melhores podem ser aplicadas no clube.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Últimas respostas

Foto do perfil de Oilson Amorim Dos Reis

Ranking: 1º

Oilson 117.068 posts

@reyes em 29/08/2019 às 15:27

O melhor caminho é a base. Vai Corinthians!

Foto do perfil de David Rgd

Ranking: 604º

David 5.355 posts

@david.rgd em 28/08/2019 às 22:30

O que está quebrando o Corinthians é esse monte de contratações sem nexo, se tivéssemos 30 jogadores com contratos e contratando só o que precisassimo de verdade, estaríamos bem mais saudáveis financeiramente, o problema não é os salários, o Flamengo paga, o Palmeiras paga, o Grêmio paga, o Inter paga, o Cruzeiro paga, o Atlético mineiro paga, porque o Corinthians não pode também ter jogadores melhores qualificados? O errado está no montante de jogadores inúteis, que só servem pra dar despesa ao Corinthians.

Foto do perfil de Sandro Panontin

Ranking: 366º

Sandro 7.674 posts

@san.panon em 28/08/2019 às 22:11

A primeira coisa a fazer e mandar o taxinha para o inferno que é o lugar dele. 90 por cento dos problemas já se resolvem ai.

Foto do perfil de Douglas .

Ranking: 560º

Douglas 5.667 posts

@douglas.trava em 28/08/2019 às 20:32

A qualidade do elenco (que já não é boa) cairia demais. Na primeira derrota de 4 x 0 para o Palmeiras derrubariam Carille, Cássio, Fagner, Gil e quem mais estivesse pela frente.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Bruno C.

    Off - Argentina pegando mais uma teta no mata mata

    Última resposta há 56 segundos por Celso Ricardo Cortenove

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    Hora dos chutes e palpites

    Criado há 3 horas por Kimbo Badd

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rafael Ferreira

    Seria sensacional ver o Diniz ganhando títulos no Corinthians

    Última resposta há 2 minutos por Daniel Cavalcante

    45respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Marcelo Naka

    🚨Qual é o medo do Stabille? Assina a proposta não vinculante! 🚨

    Última resposta há 2 minutos por Fábio de Gouveia Pereira

    30respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Atletas com contrato até dezembro de 2026

    Última resposta há 2 minutos por Fernando Oliveira

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ailton Maschio Gomes

    Off: 6x0!

    Criado há 2 horas por Ailton Maschio Gomes

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando De Oliveira Lima

    Arrascaeta, Gustavo Gomes kkkkk jogadores mais do que comuns

    Última resposta há 6 minutos por Fábio de Gouveia Pereira

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de dennys eduardo rodrigues

    Uruguai virou fim de feira

    Última resposta há 7 minutos por mauricio randi

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    E ainda é a Argentina e França que continuam forte na copa

    Última resposta há 8 minutos por Rafael Guarda

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Juliano Mendes Pereira

    Argentina praticamente na semifinal já!

    Última resposta há 8 minutos por Leonardo De Paula

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Carlos Luis Filho

    O Corinthians precisa de intervenção antes que seja tarde demais

    Última resposta há 11 minutos por Marco Antônio

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Daniel Soares

    OFF: Que jogo asqueroso esse da Espanha mds

    Última resposta há 11 minutos por Marco Antônio

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rodrigo Borges

    Assistindo os jogos da Copa do Mundo, dá até nojo de assistir o Brasileirão

    Última resposta há 11 minutos por ROSANA RSN

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Cota de TV antecipado, grana das esportes da sorte também antecipados

    Última resposta há 15 minutos por Alexandro Costa

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gus Ortiz

    Narração Bélgica x nova Zelândia

    Última resposta há 16 minutos por Marco Antônio

    4respostas

    acessar o tópico