x
Fórum do Corinthians

Como assim não podemos criticar?

Foto do perfil de S.

S. 107 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 05/06/2019 às 19:30
Por S. Filho (@zenon)

Podemos, quem sabe, estar no caminho certo (isso só a sequência dirá). Agora, não ver motivos pra criticar é ser complacente além da conta, isso aqui é Corinthians e brigar por títulos todos os anos é OBRIGAÇÃO!

Logo de plano digo que esta análise não pretende concluir que a demissão do treinador é necessária (é bom dizer o óbvio). Entretanto, pouco mais de 5 meses de trabalho e o que vemos é no máximo uma possibilidade de que o time tenha encontrado um rumo (ao custo de estar fora da Copa do Brasil). Fomos eliminados em casa ao jogar como vem sendo a tônica do ano: de maneira COVARDE! Naquele fatídico dia foi selado nosso destino na CPdoBR, derrota em casa (inaceitável para um time da envergadura do Corinthians).

Um semestre de trabalho e até hoje o time não se defende bem e pior: não cria e não finaliza com eficácia. Busque na memória um contra-ataque mortal do Corinthians e tente lembrar se ele se repetiu em outras oportunidades. Já antecipo: não existe. O time (inexplicavelmente) não sabe contra-atacar. Nas poucas vezes em que rouba a bola na nossa intermediária e sai num 3 contra 3 ou 3 contra 4 ou mesmo num 3 contra 2, o time se embanana com a bola e a jogada simplesmente não acontece. Observe, não estou cobrando uma máquina de ganhar jogos e ser campeão de tudo. Apenas não entendo por que até hoje não se apura um padrão de jogo com qualidade nesse time. Nosso futebol foi reduzido a somente jogar pelas laterais, sem triangulações pelo meio, sem transição, alta taxa de erros de passes e pra sair um gol é um parto de porco espinho.

Para traduzir isso, vamos comparar o Corinthians com o Corinthians.

2017:

Até o dia 7 de junho de 2017 o Corinthians já havia realizado 34 jogos. Sendo 20 vitórias, 2 derrotas e 12 empates. Já estava eliminado da CPdoBR ao empatar dignamente os dois jogos contra o inter (perdendo nos pênaltis). Aquele time até a referida data fizera 45 gols, tendo sofrido apenas 17.

2019:

Até hoje, dia 5 de Junho de 2019 o Corinthians realizou 37 jogos. Sendo 16 vitórias, 9 derrotas, 12 empates. Estamos eliminados da CPdoBR perdendo os dois jogos (um em casa de forma patética) pra um time que no primeiro jogo já estava pressionado e jogava mal e no segundo jogo sem treinador (concordo que os valores individuais do FLAcaso são melhores). O time atual fez 41 gols e sofreu 29.

Muitos torcedores caíram no famigerado conto dos 'quatro últimos jogos sem levar gol' tanto propagado pela mídia clickbait imediatista nos dias anteriores ao clássico. Poxa amigos, não é possível que vocês tenham levado a sério estatísticas oriundas de 2 jogos contra uma equipe quase amadora da decadente Venezuela, 1 jogo contra um time em crise e eterno freguês e 1 jogo (que foi horroroso: o Timão finalizou 4 vezes mano! Ridículo!) contra os reservas do Pathético Paranaense.

Ouço na imprensa e até de amigos: 'esse é o estilo do Corinthians do Carille: marcador!'. E sempre penso a mesma coisa na hora: aquele time (2017) era marcador; não deixava o adversário jogar, neutralizava o ataque e saia em transição com eficácia. O time atual NÃO ROUBA A BOLA, só fica num cerca Lourenço passivo e nojento e quando tenta sair no contra-ataque é desorganizado, lento e pouco eficaz. Não estou dizendo que 'quero um time ofensivo blá, blá, blá' estou afirmando que até agora esse time não é defensivo. É covarde.

Enfim, contextualizando o jogo de ontem na temporada o Corinthians jogou de forma satisfatória, mas insuficiente e foi eliminado. Ao meu ver, fruto de um trabalho confuso de um treinador que aparentemente não vem conseguindo extrair o melhor de cada jogador, refletindo num comportamento covarde em campo, cuja mensagem que passa para o torcedor é de que o time já entra em campo pensando em não perder, com medo, sem aquela sede de vitória a todo custo. Espero que de fato o jogo de ontem sirva para uma guinada na temporada e o Carille encontre o caminho de um jogo mais sólido e com maior produtividade no ataque.

No mais, a análise crítica não é por ser um mero corneteiro, e sim por ter convicção de que o Carille tem capacidade de entregar mais e fazer desse elenco um time campeão. Sem extremismos! Não nos tornemos nem as polianas gamers torcedores do 'meu barça', nem os vândalos queimadores de carros (na dúvida, queimem os carros kkkk).

VAI CORINTHIANS! LHP!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Últimas respostas

Foto do perfil de Vagner Silva

Ranking: 37º

Vagner 27.512 posts

@vagner.silva13 em 05/06/2019 às 20:43

O problema é a critica não construtiva, com foco apenas em badernar

Foto do perfil de Frede Alves

Ranking: 104º

Frede 15.619 posts

@frede.alves1 em 05/06/2019 às 20:31

Premissa desconsiderada: vindo de um ano de quase rebaixamento, com poucos jogadores p aproveitar, confiança la embaixo, nada de esquema tatico, 12 contratações, 10 dias de pre temporada, 40 jogos em 5 meses, 2 semanas livres apenas. Agora olha para o time de ontem e olha para o semestre pra ver se n evoluiu.

Foto do perfil de Ghost Corinthiano

Ranking: 25º

Ghost 33.126 posts

@nando.moura em 05/06/2019 às 19:54

Criticar o time ou as escolhas do treinador significa que você é um Anti, mimizento, Nutella, Não é Corinthiano de verdade,

Modinha etc...

É lógico que isso e só na cabeça dos lunáticos

Dica: não faça texto grande vai ter uns quantos aí que não vai ler o texto, ou vai até ler mas não vai conseguir interpretar e vai comentar umas coisas nada a ver nos comentários

Foto do perfil de Júlio Freitas

Ranking: 4.660º

Júlio 706 posts

@jfr3itas em 05/06/2019 às 19:46

Eu concordo em partes. É lógico que somos forçados a comparar com a passagem de 2017, mas são duas coisas distintas, não adianta. O Carille precisa de tempo pra trabalhar, o calendário desse ano está apertado por conta da Copa América, pré-temporada quase não existiu. E em segundo, entrosamento, claro; a defesa de 2017 já se conhecia melhor e todos já trabalhavam com o Carille a muito tempo, coisa muito diferente deste ano, o Carille não chegou no Corinthians em 17, os jogadores já o conheciam, já em 19 grande parte do grupo não trabalhou com ele.

Podemos falar que tem caso que o treinador chega e já muda tudo no time, mas sabemos que o Carille não é esse cara, ele é um cara da repetição, eu concordo que no balanço geral de 19 o Corinthians está devendo muito. Mas acredito que não seja certo julgar a mídia de imediatismo se nós mesmos também formos.

Foto do perfil de Gustagol Matador

Ranking: 3.775º

Gustagol 931 posts

@gustagol.matador em 05/06/2019 às 19:34

Jaja as cariletes te negativam mano

Pra eles o time tem padrao liverpool de futebol