x
Fórum do Corinthians

Vamos falar de Bruno Méndez

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Bruno

Bruno 23 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 30/04/2019 às 14:22
Por Bruno Augusto Baviera Mello (@brunomello)

Não é de hoje que nossa defesa não é a mesma de tempos atrás.

Nos orgulhamos principalmente de 2008 para cá de um dos melhores sistemas defensivos (se não o melhor) do país. Com altos e baixos, mas sempre com padrão tático e jogadores ascendentes em seus desempenhos.

Porém isso vem mudando de forma mais acentuada do ano passado para cá. É notório.

Desde a saída da dupla Balbuena/Pablo não temos jogadores regulares ou afirmações para a posição.

Sabemos que um sistema defensivo passa por um goleiro firme, laterais que anulem as subidas, linhas compactas, volantes aplicados e não apenas dois ou três bons zagueiros, porém por mais que tenhamos pontos a corrigir, com exceção de nossa dupla de zaga temos um sistema consistente e jogadores preparados, como Cássio, Fagner, Ralf, Gabriel, Junior Urso e outros minimamente preparados no banco.

Nesse ponto o que preocupa mesmo é nossa dupla de zaga. Minha humilde opinião: Manoel e Henrique não são jogadores para um time que pensa em títulos. Veio no paulista? Sim, mas quando pensamos em Copa do Brasil e Sulamericana em que um jogo ruim termina com um campeonato inteiro e o Brasileiro em que regularidade é tudo, é difícil pensar que esse nível de jogadores possa nos ajudar a levantar o caneco ao final do ano.

No banco temos um contestado Pedro Henrique que por mais que tenha tido suas oportunidades e demonstrado certo desenvolvimento, não trás confiança à torcida, além de Marllon que mostrou seu valor em todas as oportunidades mas mostra certa resistência com Carille (ao qual é difícil de sabermos porque) e Bruno Méndez. Este, um jogador novo, com apenas 19 anos de idade e desconhecido por grande parte da torcida. Sendo assim resolvi pinçar números de sua carreira e fiquei extremamente surpreso.

Sei que não é apenas um jogador que muda um time (com exceção de alienígenas como Messi), mas os números ajudam a compreender o impacto de sua entrada e visível melhora do desempenho, sobretudo defensivo da equipe.

Vamos aos fatos:

O jogador subiu para os profissionais do modesto Montevideo Wanderers em meados de 2017, logo no final do Clausura Uruguaio (segundo turno, digamos assim). Inicialmente como lateral direito foi titular em 4 partidas na reta final do campeonato, atuando por 90 minutos em 3 delas e por 45 em uma.

Clausura 2017:

Sem ele: 11 jogos / 22 gols sofridos / média de gols sofridos: 2,00 por jogo

Com ele: 4 jogos / 4 gols sofridos / média de gols sofridos: 1,00 por jogo

Durante o ano de 2018 disputou tanto o Apertura quanto o Clausura pelo Montevidéu Wanderers além da Copa do Uruguai. Tanto no Apertura quanto na Copa jogou como lateral direito, passando a ser zagueiro central no Clausura, por onde se destacou mais ainda.

Apertura 2018:

Sem ele: 2 jogo / 4 gols sofridos / média de gols sofridos: 2,00 por jogo

Com ele: 12 jogos / 16 gols sofridos / média de gols sofridos: 1,33 por jogo

Clausura 2018:

Sem ele: 6 jogos / 12 gols sofridos / média de gols sofridos: 2,00 por jogo

Com ele: 8 jogos / 8 gols sofridos / média de gols sofridos: 1,00 por jogo

Copa do Uruguai 2018:

Sem ele: 4 jogos / 7 gols sofridos / média de gols sofridos: 1,75 por jogo

Com ele: 3 jogos / 3 gols sofridos / média de gols sofridos: 1,00 por jogo

Números absolutos jogando pelo Montevideu Wanderers:

Sem ele: 23 jogos / 45 gols sofridos / média de gols sofridos: 1,96 por jogo

Com ele: 27 jogos / 31 gols sofridos / média de gols sofridos: 1,15 por jogo

Aproveitamento? O aproveitamento sem ele em campo foi de 28,98% dos pontos disputados, com 5 vitórias, 5 empates e 13 derrotas em 23 jogos disputados, enquanto que com sua presença, em 27 jogos disputados a equipe obteve 13 vitórias, 6 empates e 8 derrotas, acumulando 55,55% de aproveitamento dos pontos disputados (praticamente dobrando o aproveitamento).

Demais números? Ao todo foram 8 cartões amarelos, 1 gol e 3 assistências.

Seleção Uruguaia? Ao todo foram 29 jogos, sendo 1 pela Sub-17,26 pela Sub-20 (25 como capitão) e 2 pela seleção principal (contra Brasil e França, em 2018 e em ambos como titular).

Novamente repito que não é ele que mudou TUDO, mas é de se pensar o resultado de sua entrada no time pois os números são bem claros.

Somado ao fato de ser homem de confiança na sub-20 e convocado com apenas 19 anos para a principal em jogos contra potenciais e sendo titular.

Posso estar errado e no Corinthians a camisa pesar, mas vi vários jogos dele e sempre mostrou extrema personalidade, liderança e qualidade acima da média para a sua posição (talvez por migrar da lateral para a zaga). Não foi apenas no mediano campeonato uruguaio que se destacou, mostrou tudo isso em todas as camisas que vestiu, sendo protagonista na sub-20 e jogando muito bem nas duas oportunidades que teve pela principal.

Sempre lembrando: 19 anos!

Não podemos ter um jogador desse no elenco para queimá-lo e possivelmente emprestá-lo para qualquer time de série B por não utilizá-lo enquanto temos dificuldade absurda com nossa zaga titular. Sem levar em conta sua qualidade ainda tem o valor futuro que 85% de seus direitos econômicos podem nos trazer. Sei que chegou a pouco tempo, mas não utilizá-lo com inteligência é negligenciar e pior, depreciar um ativo relevante que temos.

Abre o olho Carille!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhores respostas

Foto do perfil de Carlos Mg

Ranking: 130º

Carlos 13.813 posts

@carlosmg em 30/04/2019 às 17:08

Se tem uma coisa que estraga o Carille é a teimosia exagerada.

Foto do perfil de Ueber Carvalho

Ranking: 805º

Ueber 4.324 posts

@ueber.carvalho em 30/04/2019 às 17:29

Bruno você está corretíssimo, o Mendes substituiu ninguém menos que Godin, tem personalidade sim, Marllon é melhor do que os titulares sim, mas joga? Nenhum da base joga com Carille enquanto isso em Cotia já revelou Anthony, Igor agora Toró e mais uns 3, os Títulos que Carille ganha nesse momento só escondem os horrores do nosso time.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Miguel Lacerda

Miguel 1 post

@miguel.lacerda em 03/05/2019 às 17:10

Deveria dar a chance

#brunomendeztitular

Foto do perfil de Wellington Cesar De Assis

Ranking: 4.970º

Wellington 653 posts

@wellington.cesar.de. em 01/05/2019 às 20:24

O mlk desceu para o sub 20

Foto do perfil de Diones Mendes

Diones 10 posts

@diones.mendes em 01/05/2019 às 18:34

Só não tem chancesvprq o Carille é paneleiro, prq se ele for pior que o Pedro Henrique pode mandar embora o PH toda vez que entra faz cagadas a mais esqueci é amigo do técnico paneleiro

Foto do perfil de Bruno Teofilo Alves

Ranking: 4.761º

Bruno 689 posts

@teofilobruno em 01/05/2019 às 18:22

Dia 05 de maio ele vai pra seleção do uruguai por isso o Carille não o coloca porque ele vai ficar de fora por um bom tempo na seleção disputando o mundial sub 20

Publicidade

Foto do perfil de Salomão Costa

Ranking: 2.654º

Salomão 1.416 posts

@salomao.costa em 01/05/2019 às 15:52

Um cara com convocações pela seleção principal do Uruguai com 19 anos pra substituir o Godin e jogar de titular contra Mbape e Griezman, Gaymar e Firmino ser pior que esses zagueirinho carniça aqui do Corinthians que nunca jogaram contra ninguém da qualidade desses caras é simplesmente impossível, é ofender demais a inteligência das pessoas, muita conversinha pra boi dormir, coisas que só acontecem aqui no nosso clube infelizmente

Foto do perfil de Reginaldo Da Costa

Ranking: 821º

Reginaldo 4.259 posts

@regispraia em 01/05/2019 às 11:47

Eu começo a achar que o nosso glorioso Carille não gosta de jovens e principalmente estrangeiros. Gastamos dinheiro com Mendes, Araos e eles nem banco esquentam.

Foto do perfil de Andre Ramos

Ranking: 272º

Andre 9.412 posts

@andre.ramos12 Apoiador em 01/05/2019 às 11:45

Discordo um pouco quando você fala que Manoel e Henrique não são dupla pra títulos. Se não fosse, não ganharíamos o Paulista. Você pode não gostar deles, mas eles mereceram o direito de ter um pouco de crédito.

Quanto ao Bruno Mendez, ele deve ter oportunidades em breve. Basta treinar bem pra ter essa chance.

Foto do perfil de Wiliam Silva

Ranking: 472º

Wiliam 6.457 posts

@wiliamsilva em 01/05/2019 às 11:45

Se o Van Dyik fosse contratado seria reserva do Manoel e do Henrique. Carille é um paneleiro incorrigível