x

Post de Reginaldo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Eu começo a achar que o nosso glorioso Carille não gosta de jovens e principalmente estrangeiros. Gastamos dinheiro com Mendes, Araos e eles nem banco esquentam.

em Bate-Papo da Torcida > Vamos falar de Bruno Méndez

Em resposta ao tópico:

Não é de hoje que nossa defesa não é a mesma de tempos atrás.

Nos orgulhamos principalmente de 2008 para cá de um dos melhores sistemas defensivos (se não o melhor) do país. Com altos e baixos, mas sempre com padrão tático e jogadores ascendentes em seus desempenhos.

Porém isso vem mudando de forma mais acentuada do ano passado para cá. É notório.

Desde a saída da dupla Balbuena/Pablo não temos jogadores regulares ou afirmações para a posição.

Sabemos que um sistema defensivo passa por um goleiro firme, laterais que anulem as subidas, linhas compactas, volantes aplicados e não apenas dois ou três bons zagueiros, porém por mais que tenhamos pontos a corrigir, com exceção de nossa dupla de zaga temos um sistema consistente e jogadores preparados, como Cássio, Fagner, Ralf, Gabriel, Junior Urso e outros minimamente preparados no banco.

Nesse ponto o que preocupa mesmo é nossa dupla de zaga. Minha humilde opinião: Manoel e Henrique não são jogadores para um time que pensa em títulos. Veio no paulista? Sim, mas quando pensamos em Copa do Brasil e Sulamericana em que um jogo ruim termina com um campeonato inteiro e o Brasileiro em que regularidade é tudo, é difícil pensar que esse nível de jogadores possa nos ajudar a levantar o caneco ao final do ano.

No banco temos um contestado Pedro Henrique que por mais que tenha tido suas oportunidades e demonstrado certo desenvolvimento, não trás confiança à torcida, além de Marllon que mostrou seu valor em todas as oportunidades mas mostra certa resistência com Carille (ao qual é difícil de sabermos porque) e Bruno Méndez. Este, um jogador novo, com apenas 19 anos de idade e desconhecido por grande parte da torcida. Sendo assim resolvi pinçar números de sua carreira e fiquei extremamente surpreso.

Sei que não é apenas um jogador que muda um time (com exceção de alienígenas como Messi), mas os números ajudam a compreender o impacto de sua entrada e visível melhora do desempenho, sobretudo defensivo da equipe.

Vamos aos fatos:

O jogador subiu para os profissionais do modesto Montevideo Wanderers em meados de 2017, logo no final do Clausura Uruguaio (segundo turno, digamos assim). Inicialmente como lateral direito foi titular em 4 partidas na reta final do campeonato, atuando por 90 minutos em 3 delas e por 45 em uma.

Clausura 2017:

Sem ele: 11 jogos / 22 gols sofridos / média de gols sofridos: 2,00 por jogo

Com ele: 4 jogos / 4 gols sofridos / média de gols sofridos: 1,00 por jogo

Durante o ano de 2018 disputou tanto o Apertura quanto o Clausura pelo Montevidéu Wanderers além da Copa do Uruguai. Tanto no Apertura quanto na Copa jogou como lateral direito, passando a ser zagueiro central no Clausura, por onde se destacou mais ainda.

Apertura 2018:

Sem ele: 2 jogo / 4 gols sofridos / média de gols sofridos: 2,00 por jogo

Com ele: 12 jogos / 16 gols sofridos / média de gols sofridos: 1,33 por jogo

Clausura 2018:

Sem ele: 6 jogos / 12 gols sofridos / média de gols sofridos: 2,00 por jogo

Com ele: 8 jogos / 8 gols sofridos / média de gols sofridos: 1,00 por jogo

Copa do Uruguai 2018:

Sem ele: 4 jogos / 7 gols sofridos / média de gols sofridos: 1,75 por jogo

Com ele: 3 jogos / 3 gols sofridos / média de gols sofridos: 1,00 por jogo

Números absolutos jogando pelo Montevideu Wanderers:

Sem ele: 23 jogos / 45 gols sofridos / média de gols sofridos: 1,96 por jogo

Com ele: 27 jogos / 31 gols sofridos / média de gols sofridos: 1,15 por jogo

Aproveitamento? O aproveitamento sem ele em campo foi de 28,98% dos pontos disputados, com 5 vitórias, 5 empates e 13 derrotas em 23 jogos disputados, enquanto que com sua presença, em 27 jogos disputados a equipe obteve 13 vitórias, 6 empates e 8 derrotas, acumulando 55,55% de aproveitamento dos pontos disputados (praticamente dobrando o aproveitamento).

Demais números? Ao todo foram 8 cartões amarelos, 1 gol e 3 assistências.

Seleção Uruguaia? Ao todo foram 29 jogos, sendo 1 pela Sub-17,26 pela Sub-20 (25 como capitão) e 2 pela seleção principal (contra Brasil e França, em 2018 e em ambos como titular).

Novamente repito que não é ele que mudou TUDO, mas é de se pensar o resultado de sua entrada no time pois os números são bem claros.

Somado ao fato de ser homem de confiança na sub-20 e convocado com apenas 19 anos para a principal em jogos contra potenciais e sendo titular.

Posso estar errado e no Corinthians a camisa pesar, mas vi vários jogos dele e sempre mostrou extrema personalidade, liderança e qualidade acima da média para a sua posição (talvez por migrar da lateral para a zaga). Não foi apenas no mediano campeonato uruguaio que se destacou, mostrou tudo isso em todas as camisas que vestiu, sendo protagonista na sub-20 e jogando muito bem nas duas oportunidades que teve pela principal.

Sempre lembrando: 19 anos!

Não podemos ter um jogador desse no elenco para queimá-lo e possivelmente emprestá-lo para qualquer time de série B por não utilizá-lo enquanto temos dificuldade absurda com nossa zaga titular. Sem levar em conta sua qualidade ainda tem o valor futuro que 85% de seus direitos econômicos podem nos trazer. Sei que chegou a pouco tempo, mas não utilizá-lo com inteligência é negligenciar e pior, depreciar um ativo relevante que temos.

Abre o olho Carille!

Responder ao post do Reginaldo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Lcs

    A criançada tá ativa nesse fórum hein..

    Última resposta há 19 segundos por Lucas de Souza Portella

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Arthur Kurai

    Santos tem divida de 90 MILHÕES com o Neymar, por que ninguém fala nada?

    Última resposta há 56 segundos por Robson Gualda

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Feenando de Oliveira

    Messi imitou Ricardinho em 2001 kkkkk

    Última resposta há 1 minuto por Yakov Grs

    60respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Paulo Henrique Sola

    Imaginem se o marketing tivesse sido competente em trabalhar com a imagem do Memphis!

    Última resposta há 3 minutos por José Oliveira

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ghost Corinthiano

    Fiquei olhando para essa foto do Stabile e me perguntando POR QUE?

    Última resposta há 3 minutos por Carlos Augusto

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    ENQUETE: Entre os sete reforços de 2026, qual foi a melhor contratação do Corinthians até agora?

    Última resposta há 4 minutos por Jack Luiz

    362votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Joe Doe

    Armandinho brechó, de herói da Copa do Brasil a réu

    Criado há 5 minutos por Joe Doe

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fala Timao

    É hoje, no jogo do Brasil! Não esqueçam

    Última resposta há 5 minutos por Carbone Artilheiro

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    Você conseguiria trabalhar bem sabendo que seu salário está atrasado e sem saber quando vai receber?

    Última resposta há 5 minutos por Vagner de Souza

    46respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Mosqueteiro

    França é o Brasil de 98-02-06

    Última resposta há 5 minutos por Carlos Augusto

    18respostas

    acessar o tópico